Pib salta com Petrobrás

A taxa de investimento do PIB deu uma alavancada no primeiro trimestre e atingiu 19,4, sendo a maior desde 2014. Em 2020, a taxa estava em torno de 16%, mas já no último trimestre chegou a superar 18%.

Em entrevista para a revista VEJA, a economista Júlia Braga, da Universidade Federal Fluminense (UFF), avalia que neste trimestre, a taxa foi puxada por importações da Petrobras em plataformas.

Explicação seria de que importações explodiram 82,7% no primeiro trimestre e, segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), foi um efeito contábil por conta de importações de plataformas de petróleo, que ainda estão em parte associados às mudanças no regime aduaneiro Repetro.

“Embora a nacionalização para as chamadas “importações fictas” tivesse como prazo final dezembro de 2020, existe uma defasagem para a contabilização dos seus efeitos.”, afirmou.

Resultados de janeiro e fevereiro possibilitaram a alta. Em março, as importações de máquinas e equipamentos registram queda de mais de 12%.

Júlia Braga diz, no entanto, que a taxa de investimento tende a seguir neste patamar. Além de Petrobras, a importação de equipamentos na agricultura também vem ajudando na taxa de investimento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL