Perfuradora Robbins retangular funciona com sucesso em mineração no México

By Cristián Peters02 September 2021

Robbins MDM5000 en México

A inovação mais recente da empresa Robbins está fazendo um bom progresso na escavação de túneis não circulares em rocha dura. A MDM5000 (que significa Máquina de Desenvolvimento de Mina com dimensões de 5,0m x 4,5m) é capaz de escavar um túnel plano invertido para uso imediato por veículos com pneus.

Empregado pela mina de prata mais antiga do México, Fresnillo Plc, a MDM5000 está perfurando um túnel de acesso à mina em andesito e xisto com intrusões de quartzo que desafiaram as tentativas anteriores de usar chasers. O sucesso da operação é o resultado de extensas discussões entre Robbins, que projetou e forneceu a máquina, com o maquinário TOPO e a Fresnillo Plc. Segundo Robbins, essa tecnologia não é útil apenas para a indústria de mineração, mas também para muitas aplicações na construção de túneis civis. Enquanto outras máquinas de terreno macio foram desenvolvidas, a MDM5000 representa a primeira incursão bem-sucedida em túneis retangulares de rocha dura.

“Estamos entusiasmados em adicionar túneis não circulares à nossa casa do leme de soluções que continua a incluir perfuradoras, transportadores, cortadores e muito mais. Vemos aplicações para MDM onde um perfil retangular é necessário, como túneis de trem que requerem uma inversão plana. Em um túnel circular tradicional, o segmento invertido é preenchido ou é necessário um segmento invertido, mas com a MDM é necessário retirar 30% menos rocha do perfil ”, disse Lok Home, presidente da empresa.

Robbins MDM5000 en México

Com mais de 1.700 m de avanço até agora a velocidades de até 52 metros em uma semana e 191 metros em um mês, a MDM é significativamente mais rápido do que a perfuração e a escavação por detonação. “Estamos fazendo história. A Fresnillo está sempre em busca de novas tecnologias e acreditamos que o uso da MDM5000 será extremamente bem-sucedido, não só para a nossa empresa, mas também para a indústria ”, disse Fidel Morin, superintendente de projetos da Mina de Fresnillo.

Vantagens do MDM5000

MDM5000 usa tecnologia comprovada de corte de disco em máquinas de mandrilar de túnel circular tradicionais. Durante a escavação, uma cabeça de corte alternada e o movimento da cabeça de corte oscilante criam um túnel de seção transversal retangular. A MDM tem taxas de avanço aproximadamente duas vezes maiores do que uma perfuração e um cabeçalho de detonação e resulta em paredes lisas do túnel, menos quebra excessiva e apoio mínimo ao solo.

O aumento nas taxas de alimentação é devido em parte ao progresso contínuo da máquina, ao contrário das operações de perfuração e detonação, onde as equipes devem sair do túnel durante a detonação, por segurança. Além disso, a instalação simultânea do suporte de solo aumenta ainda mais as taxas gerais de avanço em comparação com as operações de perfuração e detonação que devem instalar o suporte de solo sequencialmente.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 maiores construtoras da América Latina - versão 2021
Esta lista apresenta uma queda de 15,2% na receita de 2020 em relação ao CLA50 do ano passado.
Grupo Burger: impulsionando o crescimento
Stacy Burger comenta sobre o crescimento do Grupo Burger e os desafios futuros.
Locar: Solidez e boa gestão
Amilcar Spinetti Filho conversou com a CLA sobre a estabilização do mercado e crescimento futuro.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL