Pandemia põe cimento em risco na América Latina

28 July 2020

cemento generica

A suspensão massiva de atividade econômica que afetou a construção em países como México, Argentina e Peru deverá ter impactos significativos na receita do setor cimenteiro da América Latina, segundo a agência de classificação de risco Fitch Ratings. “os próximos seis a 12 meses serão cruciais se a demanda por cimento, que foi afetada pela forte contração econômica, continuar se desacelerando”, afirma a agência.

A Fitch revisou recentemente os prognósticos de 2020, 2021 e 2022 para seis empresas cimenteiras latino-americanas, a fim de refletir a queda na atividade. “A expectativa é de que o faturamento médio e o EBITDA destas empresas caiam 12% e 21% respectivamente em 2020. As entradas de capital operacional e uma forte redução nos investimentos apenas mitigarão alguns dos efeitos negativos sobre a alavancagem das empresas, já que se projeta que a dívida líquida sobre o EBITDA médio aumente a 5x em 2020, saindo de 4x em 2019”, indicou a classificadora.

Para a Fitch, a alavancagem excederá os gatilhos de degradação para a Cementos Pacasmayo, do Peru, Cemex, do México, e Elementia (filial da Cemex) até 2022.

CEMEX e Elementia já foram rebaixadas, mas podem ter resultados piores que outros produtores de cimento, visto que se espera uma contração econômica no México que ficará entre as piores da região. O PIB mexicano deverá cair 9,1% em 2020, com crescimentos subsequentes de 3,4% e 2,6% em 2021 e 2022, respectivamente, segundo a Fitch.

No caso da Cementos Pacasmayo, do Peru, sua posição de líder do mercado deveria permitir-lhe uma mais rápida recuperação. Inclusive porque projeta-se que o PIB peruano se recupere melhor do que todos os demais na América Latina. Mas, segundo a Fitch, o fechamento da atividade econômica por cerca de dois meses no país provocará uma contração de cerca de 25% para empresa este ano.

A Fitch adverte também que as empresas analisadas enfrentarão condições piores no mercado dos Estados Unidos no segundo semestre de 2020 e no primeiro de 2021.

Fitch cemento

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL