O fino das margens

Maior eficiência e produtividade são sempre o emblema das empresas fabricantes no lançamento de novos equipamentos. Quando se trata de britagem e peneiramento, essas máquinas não são exceção.

Foi assim que Steve Ducker, editor da Demolition & Recycling International, preparou um artigo com os principais equipamentos e suas vantagens.Uma dasprincipais novidades tem a ver com a Allu.

Allu ha lanzado cucharas trituradoras para máquinas de 10 a 38 toneladas, ajustables para 13 tamaños de descarga diferentes. A Allu lançou caçambas de britagem para máquinas de 10 a 38 toneladas, ajustáveis ​​para 13 tamanhos de descarga diferentes.

A empresa lançou caçambas de britagem para máquinas de 10 a 38 toneladas, ajustáveis para 13 tamanhos diferentes de descarga, junto com as caçambas de peneiramento que produziu nos últimos 30 anos.O fabricantecom sede na Finlândia disse que colocar duas soluções lado a lado proporciona aos locais de demolição maior capacidade, economizando tempo e dinheiro. “A vantagem dessa modalidade é uma maior capacidade e menor desgaste com um índice de produção cinco vezes maior”, afirma a empresa.Em uma operação finlandesa, uma empresa conseguiu peneirar parcialmente e triturar 85% do concreto de uma demolição com uma caçamba de peneiramento Allu Transformer DH 3-17 XHD, e apenas o excesso de material muito duro foi triturado com uma caçamba de trituração Allu Crusher AC 25 –37.

Tamanho máximo da fração

“O concreto de demolição foi tratado após pulverização com dois Allu. O excesso obtido na caçamba do britador de peneiramento visível na frente foi triturado em uma fração de 90 mm com uma pá do britador. Assim, um total de cerca de 5.000 toneladas passou por dois baldes. A demolição de dois edifícios residenciais de dois andares (térreo subterrâneo) produziu um total de aproximadamente 5.000 toneladas de concreto. O tamanho máximo da fração alcançado na pulverização foi de 400 milímetros, que é um tamanho máximo de alimentação adequado para a caçamba do britador Allu. A mandíbula é reversível, permitindo uma recuperação rápida e fácil de possíveis bloqueios. Em meus 30 anos na indústria, isso mudou a direção da demolição.”, disse Ilpo Ellonen, gerente regional de vendas da Allu Finland Oy.

O concreto triturado seria posteriormente usado como base da estrada florestal. “O objetivo de todo o processo é reciclar resíduos de concreto em agregados de pedra para reaproveitamento, substituindo a necessidade de uso de agregados virgens e proporcionando uma solução ambientalmente sustentável”, comentou a empresa.

Companhia disse ainda que a produção de material da caçamba de peneiramento do britador é muitas vezes maior do que com a caçamba do britador, então o objetivo é remover os finos com a maior precisão possível por meio da triagem, de modo que a quantidade de material a ser triturado seja mantida em um mínimo.

EvoQuip lança unidades autônomas

No final de 2020, a EvoQuip, marca da fabricante global de produtos para processamento de materiais Terex Corporation, lançou sua linha de telas de acabamento Falcon. Esta série consiste nos modelos Falcon 1220 e Falcon 1230, que fornecem uma solução de remoção de estoque, peneiramento e armazenamento em unidades independentes.”Isso aprimora a oferta de produtos EvoQuip e resulta em um portfólio de produtos mais abrangente que aumentará nossa versatilidade e nos tornará mais competitivos no mercado”, disse o diretor de linha de negócios Barry O’Hare.

“Estamos confiantes de que essas telas de acabamento altamente agressivas abrirão novas oportunidades para clientes EvoQuip em todo o mundo.” A linha Falcon apresenta o que a EvoQuip chama de ‘sua excepcional faixa de ângulo de peneiramento’, que forneceria uma separação eficiente de finos e é ideal para várias aplicações, incluindo processamento de resíduos de demolição. Além disso, tanto o EvoQuip Falcon 1220 quanto o Falcon 1230 são máquinas compactas que oferecem aos operadores tempos de instalação e remoção rápidos.

O Falcon 1220 apresenta uma peneira inclinada de deck duplo de 3,65 x 1,5 metros com tela de rejeição de basculamento remoto, tensorde peneira hidráulica de convés inferior e três transportadores hidráulicos dobráveis integrados como padrão, com a opção de adicionar peneira vibratória de deck duplo.

Telhados inclinados

A caixa de peneira Falcon 1230 apresenta três decks inclinados que fornecem uma grande área de peneiramento de 15,8 metros quadrados para peneiramento eficiente e de alta capacidade, mesmo em pequenas frações. O quarto transportador possui inclinação variável e rotação lateral para descarregar com precisão o material para recirculação e armazenamento. A caixa de peneira possui um sistema de tensão de cunha rápida (plataforma superior e intermediária), orifícios para acesso e sistema de tensionamento hidráulico da plataforma inferior para reduzir o tempo necessário para trocas de malha.

Os Falcons vêm com o sistema de telemetria T-Link instalado como padrão, fornecendo informações em tempo real sobre o desempenho da máquina, o que significa gerenciamento de equipamentos eficiente e maximização do tempo de atividade.

Programa Kleemann atualizado
La nuevas Mobiscreen se pueden combinar con las plantas de trituración de la serie Kleemann EVO. O novo Mobiscreen pode ser combinado com as unidades de britagem da série Kleemann EVO.

O fabricante alemão Kleemann atualizou seu programa de peneiramento para que Mobiscreen MS 1202 e MS 1203 estejam disponíveis com dois ou três decks de peneiramento e tenham áreas de superfície de peneiramento de 12 metros quadrados no piso superior e intermediário e 11 metros quadrados na tampa inferior.”Para alcançar esses resultados elevados, o fluxo de material deve ser bem projetado”, disse Aiko Fischer, gerente de produto para plantas de peneiramento da Kleemann, uma das cinco marcas do grupo Wirtgen.“Demos um tamanho generoso ao funil de alimentação com um volume de armazenamento de 10 m3. Isso torna a alimentação possível tanto com uma britadeira quanto com uma grande carregadeira de rodas.”

O grande volume da tremonha garante um fornecimento contínuo de material para a peneira. A correlação da largura dos transportadores de alimentação e descarga garante um fluxo desobstruído de material sobre a tela. O motor diesel de alto torque também garante que a planta não perca potência.

Ajuste para ângulo de tela

Além dos dados puros de desempenho, não devemos esquecer o mais importante: a possibilidade de ajuste do ângulo e a amplitude da blindagem às diferentes matérias-primas e suas propriedades. Além de selecionar a superfície de tela certa, a seleção correta desses parâmetros decide, em última instância, o desempenho da triagem e a qualidade do produto ”, disse Fischer.Ambas as peneiras podem ser combinadas com as unidades de britagem da série Kleemann EVO e sua série PRO. “Quanto menor o corte de separação e maior a quantidade de produto final necessária, maior deve ser a superfície de peneiramento”, disse o executivo.

Tal como acontece com outras plantas de peneiramento da série Mobiscreen, o MS 1202 e o MS 1203 são acionados por unidades de energia hidráulica. A opção de alimentação dupla também permite que as telas de blindagem sejam alimentadas exclusivamente por energia elétrica.

Para uma aplicação flexível, a Kleemann oferece uma ampla seleção de superfícies com diferentes formas de malha (quadrada, retangular ou em forma de harpa), bem como o material correto, por exemplo, aço ou plástico.

Para garantir que essa flexibilidade se relacione não apenas às aplicações de tela de triagem, mas também a diferentes locais de trabalho, as propriedades de transporte e os tempos de instalação e desmontagem rápidos são muito importantes. Os modelos MS 1202 e MS 1203 também podem ser transportados inteiros.

O desafio de triturar material fino

Os trituradores podem ser usados em uma grande variedade de materiais e em uma ampla gama de aplicações, desde a reciclagem atéa britagem de pedra natural.Frequentemente, o britador éalimentado com uma alta proporção de material fino, que passa pelo processo de britagem desnecessariamente, aumentando o desgaste e o consumo de energia, reduzindo o desempenho.

Como remédio, uma malha de barra é normalmente usada para pré-peneiramento. No entanto, se o material fino estiver úmido e coeso, ele pode obstruir rapidamente essa tela e acabar passando pelo triturador de qualquer maneira.

Com isso em mente, Rubble Master lançou sua tecnologia proprietária RM Active Grid, uma nova pré-triagem altamente eficiente que, de acordo com a empresa, aumenta a produção de material em até 30% e reduz o desgaste.Resíduos de construção e demolição.

Altos níveis de material fino na caixa do britador podem reduzir a eficiência e a lucratividade do britador. Resíduos de construção e demolição são apenas um exemplo em que uma alta proporção de partículas finas pode ser encontrada no material de alimentação. Se não for utilizado um sistema de pré-peneiramento, todo o material vai parar no britador, independentementedo tamanho da partícula, muitas vezes passando por todo o processo de britagem.

Infelizmente, o material fino causa desgaste desnecessário nos martelos, placas de impacto e placas de desgaste na caixa do britador, bem como aumento no consumo de energia (seja na forma de diesel ou eletricidade), porque o rotor está sob tensão elevada. O resultado são custos operacionais mais altos porque os martelos e placas de desgaste precisam ser substituídos com mais frequência e os ciclos de manutenção são mais curtos. Isso não só reduz a eficiência do britador, mas também reduz lucros, porque o rendimento do material é menor, mas os custos operacionais são maiores.

A Rubble Master, que produz máquinas de britagem e peneiramento há 30 anos, desenvolveu o RM Active Gridpara resolver esses problemas. O sistema consiste em seções rígidas e móveis de malha de barra que possuem uma configuração especial. A vibração do vibrocanal faz com que o produto oscile, não necessitando de sistema de acionamento próprio.

A eficiência também é aumentada graças ao seu efeito de autolimpeza. O material fino pode então desviar da caixa de compressão para a correia de descarga principal ou ser descarregado em uma correia de descarga lateral. RM Active Grid está disponível para RM 100Go! e retalhadoras RM 120X.

TTS 518 com certificação dupla
Terex Ecotec, parte de Terex Corporation, ha ampliado su oferta de trommel con el lanzamiento del TTS 518. A Terex Ecotec, parte da Terex Corporation, expandiu sua oferta de trommel com o lançamento do TTS 518.

A Terex Ecotec, parte da Terex Corporation, expandiu sua oferta de trommel com o lançamento do TTS 518, o menor trommel da empresa até hoje.O TTS 518 foi projetado para oferecer às operadoras flexibilidade de aplicação, taxas de transferência e facilidade de serviço.

Totalmente equipado com um motor Stage V / Tier 4 (certificado duplo) e a mais recente tecnologia de peneiramento inteligente, oferece um produto final superior e econômico. Adequado para operações de pequeno a médio porte, onde o espaço pode ser limitado, o TTS 518 está disponível em variantes com esteiras e rodas e pode peneirar uma variedade de materiais.”O TTS 518 complementará nossa linha robusta de trommels que já estão no mercado”, disse o Diretor de Vendas Internacional Conor Hegarty.

“Inspirado no sucesso do TTS 620, o TTS 518 foi projetado como uma máquina de nível básico, onde volumes mais baixos e uma pegada de máquina menor são necessários. É mais compacto sem sacrificar os principais recursos, se beneficia de baixos custos operacionais e vem com a mais recente tecnologia de motor que atende aos padrões de emissão do Estágio V “, acrescentou.

O TTS 518 compartilha o mesmo sistema de controle usado no TTS 620, permitindo que o operador configure a máquina para se adequar à aplicação necessária. O sistema de controle de alimentação monitora continuamente a máquina ajustando a velocidade do alimentador para otimizar o rendimento e a produção da peneiração.Com uma área total de peneiramento de 23 metros quadrados, é equipado com um tambor horizontal de 1,8 x 4,7 metros com desenho em espiral.O TTS 518 foi projetado para aceitar tambores de outros fabricantes de trommel, permitindo que ele se integre perfeitamente à frota existente de uma operadora.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL