Mineradoras aumentam em 85% o engajamento na Agenda ESG do setor

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgou, em webinar organizado no último dia 5/9, os mais recentes avanços na Agenda ESG da Mineração do Brasil.

É um conjunto robusto de compromissos, metas, indicadores e ações setoriais para tornar esta indústria mais segura, sustentável e responsável com as pessoas e o meio ambiente. As metas estabelecidas foram anunciadas em outubro de 2021, quando foi lançada a Agenda ESG. Ela é fruto da Carta Compromisso, apresentada publicamente pelo IBRAM em setembro de 2019.

Foto: AdobeStocker by Miha Creative

ntre os principais resultados divulgados no balanço de agora estão: as mineradoras ampliaram em 85% seu engajamento à Agenda ESG; foi mapeada, em mais detalhes, a presença de mulheres e de pessoas com deficiência nas empresas; novas metas setoriais foram incorporadas à Agenda ESG, como a de elevar em 53%, até 2030, o investimento em P&D Tech, e em 15% o consumo de energia junto a fontes renováveis.

“Este balanço busca mostrar onde está o setor mineral e onde ele quer chegar; para que todos possam saber como está a mineração do Brasil em termos de sustentabilidade, de compromisso com as boas práticas, com o meio ambiente e com a sociedade”, disse Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM.

Ele assegurou que a indústria da mineração “está comprometida com a profunda transformação da indústria, tanto nos seus processos quanto nas suas técnicas e relações com as pessoas e com a natureza. Reconhecemos a nossa relevância e a importância das comunidades onde estamos inseridos e trabalhamos duramente, no sentido de buscar uma maior sustentabilidade do setor. Isso quer dizer que temos preocupação com o meio ambiente, com a licença social para operar, com a governança e as boas práticas”.

Segundo o presidente do Conselho Diretor do IBRAM e CEO da Anglo American no Brasil, Wilfred Bruijn, mineração e ESG são fatores que causam impactos positivos no presente e no futuro da humanidade. “ESG é um tema vibrante e importante. É a base para a sobrevivência e a longevidade dos negócios. Portanto, estamos falando cada vez mais sobre o tema no nosso dia a dia e na tomada de grandes decisões. E é importante lançar a opinião da mineração em relação a tudo isso. Ela é o alicerce do avanço tecnológico da vida contemporânea mundial, permite atuar para estabelecermos práticas sustentáveis, que causam impactos positivos na sociedade e este é um caminho sem volta”, afirmou.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL