Mineradora Vale investe em robôs nas suas operações

A Mineradora Vale além de investir em caminhões autônomos, também está investindo em diversos modelos de robôs que auxiliam os colaboradores em tarefas de manutenção, contribuindo para que eles sejam retirados de situações de risco.

Providos da mais alta tecnologia, os robôs possuem um sistema de locomoção que os permitem utilizar rodas, pneus, esteiras e até mesmo pernas, dando a possibilidade de se locomoverem em vários tipos de terrenos. Ainda possuem um sistema de sensoriamento que permite inspeção em resolução HD, geração de mapas tridimensionais, além de outras capacidades.

Atualmente são três principais robôs. Dois foram desenvolvidos pelo Instituto Tecnológico Vale (ITV Mineração), que se assemelham a carrinhos e outro adquirido por um fornecedor internacional, o Anymal, que recebeu o nome de “cachorrinho”.

Espeleo Robô, produto desenvolvido pelo ITV,

O ITV foi criado em 2010 e mantém uma célula de robótica que vem construindo robôs, soluções de Inteligência Artificial e até drones para cooperarem com os colaboradores durante as operações no setor de mineração. Já em 2015 a área de Espeleologia da Mineradora Vale começou o projeto EspeleoRobô, assumido pela ITV em 2016 em parceria com a UFMG.

Os robôs são operados pelos colaboradores de forma remota, com câmeras e sistema de iluminação. Além disso, podem se locomover em terrenos mais robustos e foram projetados a princípio para auxiliarem os espeleólogos que prestam serviço para a mineradora Vale mapeando cavernas próximas às operações de mineração.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL