Metrô de SP dá início a projeto de ligação das linhas 1-Azul e 6-Laranja

A Acciona, construtora espanhola responsável pela Linha 6-Laranja, pretende concluir a implantação do novo ramal até outubro de 2025. Conclusão se daria dentro de quatro anos e o eixo metroviário de 15,3 km estará prestes a transportar até 630 mil pessoas diariamente, conectando-se à malha sobre trilhos em três estações.

Uma delas, São Joaquim, da Linha 1-Azul, depende de obras a serem executadas pelo Metrô de São Paulo. Isso porque no contrato com a Acciona não está inclusa a adequação da parada aberta nos anos 70.

Um dos diferenciais do projeto, é que por usarem dois shields duplos, todas as estações terão plataformas laterais (assim como a Linha 4–Amarela), PSDs (platform screen doors, as portas de plataforma), que impossibilitarão o acesso à via. Além de prevenir acidentes, seu uso é indispensável devido aos trens sem condutor.

O primeiro passo para resolver esse problema foi dado no início desse mês de outubro quando a companhia emitiu a ordem de serviço para execução do projeto básico da ligação entre as duas estações São Joaquim.

Vencido pelo consórcio Pólux-Sondotecnica-Egis, o contrato tem prazo de 12 meses para ser concluído, portanto até outubro de 2022. Só então será possível preparar um novo edital, que incluirá o projeto executivo e a execução das obras civis de adaptação.

Tecnologia BIM

Para tentar otimizar o projeto, a companhia afirma que o consórcio fará uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling) para permitir as melhores soluções projetivas que integrem todas as etapas da obra e colocação de sistemas com mais agilidade e assertividade.

A ligação com a Linha 6 será feita por meio do mezanino atual, que será estendido até área semelhante no ramal Laranja. O Metrô também mudará a localização de salas técnicas para liberar o túnel de ligação, além de ampliação de bloqueios, elevadores e escadas rolantes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL