Martelos: Os custos são a chave

20 July 2011

Sandvik BR2577

Sandvik BR2577

A reputação dos martelos hidráulicos está determinada pelo rendimento, confiabilidade e suporte técnico eficiente por parte dos fornecedores, aspectos que os clientes consideram na hora de escolher o equipamento adequado. No entanto, a desaceleração do mercado a nível mundial e as exigências cada vez maiores por parte da indústria tem obrigado aos diferentes fabricantes a reduzir o valor total de seus equipamentos, não só considerando o preço de venda, mas sim toda a operação e manutenção que demanda sua vida útil.

Tem sido tão forte essa preocupação pelos custos, que inclusive grandes companhias têm realizado grandes esforços em sua redução, introduzindo equipamentos mais "baratos" ou linhas de segunda, que são beneficiadas com a reputação da marca.

Segundo explica Peter Lauwers, vice-presidente de marketing da Atlas Copco Construction Tools, "o principal foco dos clientes está direcionado ao custo total da propriedade. Não é somente o investimento inicial que é considerado na hora de escolher o equipamento, também é importante levar em consideração o custo da operação, o salário do operador, o custo de manutenção, o consumo de combustível e muitos outros aspectos que alcançam, em conjunto, dois terços do custo total de sua vida útil. Também devemos considerar o tema ambiental, reduzindo os impactos de ruído e as vibrações e melhorando a eficiência energética".

É assim como a Atlas Copco está respondendo à meta de redução de custos totais por meio do aperfeiçoamento da relação rendimento e peso. "Isso significa que uma obra definida pode ser feita com um martelo menor, uma escavadeira menor e um menor consumo de combustível. Ou, ao contrário, conseguir uma maior eficiência com o mesmo martelo terminando o trabalho mais rápido", acrescenta o executivo.

"No futuro haverá melhorias em relação ao material e à fabricação que apoiam nosso enfoque na relação qualidade-peso, assim como os objetivos meio-ambientais. Mas eu não vejo nenhuma mudança geral na tecnologia dentro dos próximos anos", afirma Lauwers.

Fabricante integral

Este ano, a Caterpillar apresentou quatro modelos de martelos Série E (H110Es, H115Es, H120Es e H130Es) para serem utilizados em escavadeiras pequenas e médias e na retroescavadeira 450E da Cat. Cabe destacar que os martelos dessa série estão totalmente desenhados e fabricados pela Caterpillar, convertendo a companhia no único fabricante mundial tanto de martelos como de máquinas portadoras.

Os martelos Série E oferecem um novo desenho de caixa simétrica, que permite uma rotação em 180 graus para compensar o desgaste e, desse modo, estender eficazmente a vida útil da mesma. A parte inferior incorpora "bordas rochosas" para proporcionar maior proteção à caixa em aplicações agressivas. Além disso, está disponível também um pacote opcional de desgaste para aumentar ainda mais a durabilidade do martelo em aplicações exigentes.

A nova caixa está desenhada para proporcionar resistência e reduzir os custos do ciclo de vida. Os perfis dianteiro e traseiro, que são lisos e curvos, eliminam os pontos de esforço e transferem as forças para a parte inferior do martelo. As pranchas laterais de uma peça eliminam a união e a soldagem central.

Os martelos da série E aproveitam os benefícios comprovados da série D, tais como o desligamento automático, o qual detém o martelo instantaneamente quando a ferramenta atravessa o material. O sistema aumenta a confiabilidade e a durabilidade do equipamento ao eliminar os grandes esforços internos criados pelos golpes no vazio. Outra característica, que é mantida na série, é a válvula de controle de pressão externa, que reduz o tempo de serviço quando é necessário um ajuste. A supressão do ruído é padrão para proteger o meio ambiente e proporcionar mais comodidade ao operador.

Os valores de ajuste dos martelos Caterpillar estão pré-programados nos sistemas de controle da ferramenta na escavadeira Cat para uma instalação simples. O fluxo de óleo e a pressão são completamente ajustáveis no programa de controle da ferramenta. Além disso, as horas reais de funcionamento do martelo podem ser registradas para fins de manutenção de rotina.

Os novos martelos são adaptáveis às escavadeiras de esteiras e de rodas Cat, desde a 311 até a 336 e até a retroescavadeira 450E. Existem suportes de montagem disponíveis para os acopladores Cat. Os quatro martelos série E são fabricados na nova fábrica da Caterpillar em Waco, Texas, e substituem os H100, H115, H120C e H130.

Martelos pequenos

A Sandvik, recentemente, também apresentou algumas novidades junto com três novos modelos de martelos pequenos, o BR555, o BR777 e o BR999, unidades desenhadas para equipamentos de uma série de peso operacional entre 1,9 e 12,5 toneladas, ampliando assim a oferta de produtos da companhia em um segmento chave que inclui miniescavadeiras, minicarregadeiras e retroescavadeiras.

Desenhado para satisfazer as demandas específicas dos operadores de frotas de locação, os martelos BR555 (de 275 kg), BR777 (370 kg) e BR999 (505 kg) estão pensados para uma excelente compatibilidade e uma instalação flexível. Uma rebarba de montagem superior para a instalação do adaptador, uma mangueira giratória de conexão, conexões de mangueira à direita ou esquerda e a possibilidade de aceitar uma série de fluxos de petróleo e pressões permite que essas novas incorporações facilitem o trabalho com muitas marcas e modelos, aperfeiçoando a utilização da frota de equipamentos.

Cada novo modelo utiliza a testada Constant Blow Energy (CBE) princípio de funcionamento que garante a máxima energia de impacto em cada golpe, oferecendo máxima produtividade e rentabilidade. Como resultado, as três novas unidades oferecem uma maior relação entre potência e peso e altos níveis de produtividade.

Além de todas essas características, oferece maiores níveis de durabilidade, confiabilidade e facilidade de manutenção. Cada modelo conta com uma caixa moldada que minimiza o ruído e a vibração enquanto proporciona uma proteção excepcional da célula de poder.

Sem puxadores e com um único passador de retenção, os modelos BR555, BR777 e BR999 contam com um menor número de peças, permitindo uma manutenção fácil e reduzida.

Como exemplo, os acumuladores do tipo membrana, que não necessitam manutenção, permitem manter um funcionamento contínuo, sem necessidade de recarregar, enquanto uma tampa do passador de retenção e de bloqueio dos martelos proporciona uma vida longa.

Garantia vitalícia

Tanta é a confiança depositada pela Sandvik em seus produtos, que alguns trazem agora uma garantia vitalícia, algo sem precedentes na indústria.

"A Sandvik Mining and Construction tem demostrado sua garantia na confiabilidade, durabilidade e longevidade de sua linha de martelos de "Duplo Dígito" anunciando uma garantia gratuita, que será estendida por toda a vida de qualquer martelo BR2155, BR2577, BR3288 ou BR4099, que tenha sido comprado depois do começo de 2011. Essa garantia estabelece um novo padrão no campo de apoio aos usuários de martelos hidráulicos e reforça ainda mais a posição da Sandvik", destacou a empresa.

Os martelos "Duplo Dígito" contam com uma série de atributos que fazem possível que seja dada essa garantia, entre eles está a amortização de fortes vibrações (VIDAT, na sigla em inglês); sistema de lubrificação automática; resistência a golpes, ferramentas de grande diâmetro, uma eficaz válvula de alívio e proteção de golpe inativo.

A inscrição para a garantia é automática e não requer registros pela internet. Apenas é necessário que o martelo seja utilizado de acordo com as diretrizes recomendadas pelo fabricante, que use peças originais Sandvik e que tenha sido mantido corretamente a cada mil horas/ano.

E também, se o equipamento é vendido, a garantia pode passar ao novo dono, se é que as condições de garantia foram cumpridas pelo proprietário original.

"Em um momento em que nossos clientes estão tentando proteger seu investimento em bens de capital, esta nova garantia vitalícia proporcionará segurança total contra falhas inesperadas", afirma Jukka Kytömäki, gerente de mercado de martelos da Sandvik. "A introdução desta nova garantia vitalícia oferece aos nossos clientes um maior conhecimento de seus custos de operação por hora e anuais e aumenta o valor de revenda de seus martelos Sandvik", acrescenta.

Para equipamentos pesados

Outra companhia com interessantes novidades é a Montabert que lançou uma nova linha de martelos hidráulicos Blue Line para aplicações em construção, demolição, pedreiras, construção de rodovias, serviços públicos e abertura de valas. O primeiro modelo da linha é o XL1700, de 1,7 toneladas, que proporciona una energia de impacto de 3400 Joules, uma frequência de 600 golpes/min e um diâmetro de ferramenta de 137 mm. O XL1700 pode ser utilizado com escavadeiras e proporciona um caudal mínimo e máximo de 100 a 150 l/min e uma pressão de 180 bar.

A série Blue Line vem complementar a atual família do martelo da Montabert, e está pensada como um nível de entrada a martelos de alta qualidade, com um desenho simples e rentável oferecendo alto rendimento e eficiência, durabilidade e fácil manutenção.

O rendimento oferecido pela linha está baseado em uma válvula principal patenteada e um sistema de recuperação de energia. A válvula e a câmera de acumulação de nitrogênio controlam os movimentos do pistão, aumentando o rendimento e a eficiência por meio do ajuste da potência de golpe do martelo.

Apesar disso, o sistema de recuperação de energia aumenta o poder de golpe ante o uso da energia gerada pelo rebote do pistão. Esse sistema permite um aumento automático de frequência do martelo quando é utilizado em materiais duros (sem nenhuma intervenção manual).

Martelos Atlas Copco demolem arquibancada do estádio Mineirão no Brasil

Como ganhador do segundo lote, o mais importante no processo de reabilitação do estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, estado de Minas Gerais, a Detronic enfrentou a difícil missão de demolir toda a zona de arquibancadas, na qual serão instaladas cadeiras de acordo aos padrões da FIFA. Para poder cumprir com os prazos e enfrentar o grande desafio, a empresa decidiu utilizar diferentes modelos de martelos hidráulicos da Atlas Copco.

No conjunto de trabalhos da obra civil da empresa está incluído o rebaixamento do campo em 3,9 metros, um trabalho de movimento de terra para a retirada de 70.000 m³ de terra e a demolição dos placares eletrônicos e as salas interiores do estádio.

Ayres de Azevedo Barreto, diretor executivo da Detronic, explicou que "Estamos utilizando os martelos hidráulicos SB 152 de 140 kg, montados em miniescavadeiras de oito toneladas. Apenas equipamentos pequenos como estes poderiam locomover-se na reduzida área onde trabalhamos na primeira etapa das obras".

Após a criação do acesso para equipamentos maiores, a Detronic iniciou a demolição das arquibancadas com martelos de tamanho maior como o SB 452 (441 kg), o MB 750 (750kg) e o HB 3100 (3.100 kg). "Estes implementos foram montados em máquinas de até 50 toneladas para demolir 2.500 m³ de concreto", destaca Barreto.

Tanto a demolição do estádio do Mineirão e o rebaixamento do campo deveriam ser completados em 150 dias. "A alta produtividade do equipamento utilizado permitiu terminar os trabalhos em menos de 120 dias", garante o executivo.

Segundo Barreto, na seleção dos martelos hidráulicos, a versatilidade foi levada em consideração, já que podem ser montados em máquinas portadoras de muitos tamanhos, incluindo a escavadeira de frente estendida de 20 toneladas utilizada para demolir em lugares de difícil acesso.

Doosan lança o DXB170

O Rental Show 2011, realizado em Las Vegas, nos Estados Unidos, de 27 de fevereiro a 2 de março, foi testemunha da exibição do novo martelo hidráulico da Doosan, o DXB170, desenhado para escavadeiras de 18 a 28 toneladas.

Focado em demolição, construção e mineração, o novo modelo oferece muitas características importantes, tais como um design simples e robusto, que proporciona um rendimento econômico e confiável, baixos custos de manutenção, comodidade e proteção para o operador.

A tecnologia DXB garante que o carregador está protegido contra os efeitos da redução nos picos de pressão. O martelo DXB170 inclui um sistema de recuperação de energia e um sistema de válvulas patenteado, o que aumenta o rendimento geral; um pistão e cilindro de alta qualidade fabricados com tolerância muito precisa; e um avançado sistema de amortização para proteger os interruptores contra golpes.

A relação de potência-peso deste martelo proporciona uma redução muito eficiente de rochas, pedras, entulhos, concreto e outros, assim como um grande desempenho em trabalhos de escavação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL