Manitou apresenta sua “dama de vermelho”: a retroescavadeira MBL-X 900

By Luciana Guimaraes10 December 2021

Modelo MBL-X 900 possui sistema de tração 4X4, nova cabine desenvolvida pela Manitou Group, potência de 90cv e motor Kirloskar.

Apelidada carinhosamente de “A dama de vermelho”, foi apresentada à imprensa especializada nesta sexta-feira, 10, a retroescavadeira MBL-X 900.

Michel Denis, CEO e Presidente do Grupo Manitou, abriu o evento com um resumo sobre a história da empresa, lançamentos de linhas de produtos e implantação em vários países, e sobre a carteira de pedidos que apesar da crise vem crescendo exponencialmente com a visão de médio e longo prazo do grupo.

“Em 2020 versus 2019, nosso faturamento foi de 1.6 bilhões de euros, já em 2021 a marca doi de 1.8 bilhões de euros. Em nosso segmento, falando de manipuladores, somos líderes e 1 em cada 4 no mundo é nosso. Nossa retroescavadeira, apresentamos ontem para ‘dealers’ e parceiros, e a aceitação foi fantástica, com uma resposta extremamente positiva e nos deixou muito satisfeitos. Inovação está em nosso DNA e investimos abrangentemente nisso. Estamos aqui no Brasil há 10 anos, e nosso intuito é entregar o melhor para nossos clientes todos os dias”, avaliou o CEO.

Laurent Bonnaure, vice-presidente executivo mundial de vendas e marketing do Grupo Manitou, afirma: “O Brasil é o segundo maior mercado de retroescavadeiras e que tende ainda há crescer por seu dinamismo e investimentos no setor, tendo em vista todos os investimentos do governo brasileiro em obras público-privadas. A expectativa para equipamentos é de maior proficiência de combustível, produtividade, conforto e segurança, além de versatilidade com a robustez necessária.”

“O rápido crescimento da população urbana nos países em desenvolvimento e emergentes está levando ao aumento do investimento em serviços subterrâneos, como dutos de água e esgoto. Esses investimentos crescentes continuarão a impulsionar a indústria global de retroescavadeiras.”, complementou.

Para os próximos anos, a estratégia do Grupo Manitou no Brasil é expandir sua participação no mercado local, em parceria com os distribuidores, bem como implementar todas as linhas de produtos, como manipuladores, plataformas minicarregadeiras, e empilhadeiras todo terreno.

Marcelo Bracco, diretor geral da Manitou para Brasil e América Latina, acrescenta: “2022 será com foco em novos distribuidores. Nossas vendas, serviços, peças, financeiro e logística estruturados para atender o mercado brasileiro. E trabalhamos diretamente no atendimento e desenvolvimento de novas máquinas, para toda América Latina, aumentando esquipe de serviços e o conhecimento da marca. Dois países em especial, Brasil e México, que terão maior atenção para essa propagação. Esperamos 200 milhões de euros de faturamento em toda nossa região.”

A retroescavadeira é tradicional no país e os grandes players já estão localizados no Brasil. E com o recente foco em saneamento (puxado pelo Novo Marco Regulatório do Saneamento, Lei 14.026/20), agrícola e empreendimentos da infraestrutura residencial e comercial, equipamento vem para suprir demandas do setor.

Outra facilidade é que basta trocar os acessórios da máquina para obter uma solução para cada necessidade: elevação e transporte de madeira ou tubos, carregamento de materiais a granel (cascalho, areia, terra, grãos, minerais etc.), garra para alimentação e ensilagem, garfos para paletes, bem como acessórios específicos para corte, perfuração, escavação, entre outros.

Empresa afirmou seu compromisso com energia limpa, diminuindo o uso de combustíveis fósseis, como gasolina e diesel e vem investindo em soluções que viabilizem as adaptações.

Modelo tem características como sistema de tração 4X4, cabine da categoria de 15 pés, potência de 90 cv e linha hidráulica para rompedor (opcionais). Além disso, possui estrutura resistente e é capaz de movimentos precisos.

Novo equipamento também conta com diversos tipos de acessórios dedicados que podem ser acoplados para atender os mais variados tipos de trabalho nos canteiros de obras.

Entre os diferenciais da nova MBL – X900:

  • Acesso fácil à parte de bateria,
  • com capô de alta resistência,
  • motor diesel 90 cv,
  • caçamba de 1m2,
  • eixos e transmissão Carraro,
  • 3 discos de freios, bomba dupla casappa,
  • profundidade máxima de escavação de 4,74 m,
  • cabine com ar-condicionado.
REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Investindo no futuro da extração e mineração
O investimento está lentamente transformando o setor de extração e mineração em um setor com tecnologia mais integrada e equipamentos sustentáveis, escreve Andy Brown.
Equippo persegue o status de unicórnio
Michael Rohmeder espera que a última rodada de financiamento da empresa ajude a alcançar o status de unicórnio.
Automatizando e inovando o concreto com tecnologia
O cumprimento das metas de sustentabilidade está levando a indústria de concreto a inovar seus processos e a criar tecnologia “inteligente”.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL