Mais um projeto energético para o Panamá

07 June 2021

Na semana passada, o Presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, anunciou a construção de um projeto de geração de gás natural liquefeito com capacidade instalada de 670 MW. Trata-se do Gerador Gatún, que ficará localizado próximo à cidade de Colón e custará cerca de US$ 1 bilhão.

Essa iniciativa, nas palavras do governo, visa baratear o preço da energia para todos no médio prazo. Para isso, o investimento veio do exterior por meio do Group Energy Gas Panama, consórcio formado pelo Grupo InterEnergy (51%) e AES Panama (24%). Além disso, o Estado panamenho terá os 25% restantes das ações da empresa de energia.

Graças a Gatún, a InterEnergy ampliará sua capacidade instalada de energia na América Latina e Caribe, de 1,3 GW para quase 2 GW. Além disso, o governo espera que este projeto contribua para a reativação econômica do país, criando mais de 3.000 empregos. “Este investimento reafirma nosso compromisso com a transição energética para o uso de energia menos poluente em nosso portfólio na América Latina e Caribe”, disseram da empresa.

É importante destacar que o Grupo InterEnergy possui projetos de geração de eletricidade no Panamá, Jamaica, Chile e República Dominicana, que ajudam a descarbonizar cada país. Além disso, no Panamá, a empresa de energia possui o Parque Eólico Laudato Si ‘(215 MW), o maior da América Central e Caribe, localizado em Coclé; e o Parque Solar Ikakos (40 MW), localizado em Chiriquí, ao noroeste, próximo à fronteira com a Costa Rica.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL