Mais precisão do que nunca

Caterpillar bulldozer D7 A Caterpillar lançou seu D7, que estará disponível globalmente.

A Caterpillar norte-americana é creditada nas décadas de 1920 e 1930 com o desenvolvimento e popularização do coloso crowler dozer ou bulldozer. Este tipo de maquinário continua popular e predominante até hoje.

De acordo com a consultoria Off-Highway Research, entre 2018 e 2019 o mercado mundial atingiu o pico de vendas anuais de cerca de 25.000 tratores, das quais 45% foram vendidas na América do Norte. A China é o segundo maior mercado do mundo, demandando cerca de metade das vendas dos EUA.

“Apesar de ser um mercado relativamente grande e atraente, não há muitos fabricantes dessas máquinas no mundo”, diz Chris Sleight, Diretor de Off Highway Research. Case, Caterpillar e John Deere se destacam como produtores com raízes americanas. Enquanto os principais fabricantes europeus são Liebherr e LiuGong (através da Dressta polonesa). Por sua vez, na Ásia, a Komatsu é o único fabricante japonês, enquanto “o alcance da BEML não se estende muito além do mercado indiano local”, disse o analista.

Cab Caterpillar O Cat D7 por dentro. Dizem que o modelo tem tecnologia que vai multiplicar a produtividade.

Existem vários fabricantes chineses que surgiram nas últimas duas décadas no campo das bulldozers, especialmente a Shantui. Lembre-se de que a maioria deles são produtores de baixo volume.

Mas a Caterpillar certamente ainda é um fabricante importante, então a notícia de que eles estão lançando um novo produto é significativa. De acordo com o fabricante americano, o novo bulldozer CAT D7 de 29,7 toneladas substituirá o D7E, oferecendo um projeto de material rodante de alta tração, maior desempenho e uma ampla variedade de inovações tecnológicas que facilitam a operação. Além disso, estará disponível em todo o mundo com uma transmissão totalmente automática de 4 velocidades, ajudando a otimizar o combustível e a terraplenagem.

John Deere Bulldozer No ano passado, a John Deere lançou o Slope Control em seus bulldozers 700L e 750L e irá expandir para modelos menores em um futuro próximo.

De acordo com Jean-François Villard, especialista em aplicações de produtos da Caterpillar, existem dois tipos de tecnologias que aumentam a produtividade: uma ajuda o operador a ser mais eficiente e outra que automatiza a máquina durante a operação. “Por exemplo, uma função auxiliar, como o monitor de carga da lâmina, fornece informações em tempo real sobre eficiência de nivelação da máquina; o operador pode ver isso por meio de um cursor na tela principal. Outro sistema é o AutoCarry, que gerencia a carga automaticamente sem a necessidade do operador usar a alavanca. A tecnologia de orientação 3D usando o sistema GPS também está disponível ”.

É por esse e outros motivos que o D7 é capaz de movimentar até 8% mais material por hora do que seu predecessor D7E, considerando que tem 6% a mais de peso e 12% a mais de potência. A capacidade de reboque do colosso foi aumentada em 10%; ao mesmo tempo que as melhorias no chassi das esteiras oferecem um melhor manuseio e equilíbrio, além de uma maior força de penetração.

Bulldozer Komatsu A Komatsu afirma que o foco tecnológico neste segmento tem sido o controle da máquina para nivelação de acabamento

Por outro lado, foi anunciado recentemente mais um novo lançamento neste setor. Os poloneses da Dressta estão na fase de lançamento do novo bulldozer TD-15M série-2 da empresa. Diz-se que o TD-15M foi projetado com o conforto do operador em mente, com uma cabine silenciosa e confortável e controles fáceis de operar, com uma interface do operador radicalmente aprimorada, com novos joysticks ergonômicos para controle preciso, display LCD de alta visibilidade ligado a cabine e Bluetooth, entre outros acessórios.

Como a visibilidade é tão importante, a cabine tem 33% mais superfície de vidro do que sua antecessora, um capô que ajuda a eliminar certos pontos cegos, bem como uma câmera retrovisora ​​e iluminação adicional.

Em termos mecânicos, possui um motor turbo Cummins B6.7 com 232 cavalos de potência, que atende aos padrões de emissão EPA Tier 4 / EU Estágio V, dependendo de onde o regulamento for estabelecido. Ele também está disponível sob os padrões EPA Tier 3 / EU Stage IIIA para outros mercados com um motor Cummins QSC8.3.

Com a escolha de dois modos predefinidos, Dressta afirma que é fácil para o operador economizar combustível e manter o foco reduzindo as trocas de marcha repetitivas. O operador simplesmente escolhe o modo que corresponde à tarefa: o modo um é para tempos de ciclo mais rápidos em condições difíceis de aplanação, enquanto o modo dois é considerado ideal para trabalhos mais leves usando a segunda marcha à frente e atrás.

Eficiência é lucro

TD-15M Dressta bulldozer O novo TD-15M série-2 da Dressta.

Quanto maior o maquinário, maior o potencial para empurrar o material e, portanto, deve haver um aumento na produtividade. Se uma máquina empurra toneladas de terra por dia, um aumento na produtividade de apenas, por exemplo, um 5% é igual a muita terra.

Jon Jennings, gerente de marketing da Komatsu America, disse à International Construction o que os clientes exigem das bulldozers da marca. “Eles estão procurando uma combinação de mais produtividade, mais arrasto de material; eficiência e mais movimento de material por galão de combustível; enquanto reduz os custos operacionais. E, claro, eles também querem que seus operadores se sintam confortáveis.”

“Nosso novo D71 é um exemplo de um bulldozer que atende a todas essas demandas. É um tamanho médio com potência suficiente para trabalhos maiores. Ele oferece precisão no local de trabalho, desde a construção de campos de golfe até projetos de rodovias, porque tem um desempenho completo e abrangente “, disse Jennings. O D71 possui controle inteligente que dá aos empreiteiros o potencial de melhorar significativamente o desempenho. Produtividade, especialmente com operadores menos experientes . Em todos os aspectos da indústria da construção, a tecnologia pode fornecer saltos quânticos em eficiência e produtividade, e os bulldozers são um bom exemplo “, disse ele.

A empresa japonesa se orgulha de seus sistemas de controle inteligentes, pois “nossa tecnologia definitivamente tem como foco o controle da máquina para nivelamento e acabamento do terreno. A Komatsu é líder em controle de máquina desde que introduzimos o Controle Inteligente de Máquina em 2013. Tenho orgulho de dizer que acabamos de lançar nosso Control 2.0 para o D71 e toda a nossa linha de buldôzeres de transmissão hidrostática (HST). ” Disse o executivo.

A atualização do Controle Inteligente de Maquinária, conhecido como iMC, por suas siglas em inglés, traz novos recursos, como o controle preciso da elevação. Há também o controle de direção de inclinação, que ajusta o ângulo da pá automaticamente durante o trabalho de nivelação pesado para manter o rumo. Também destaca a nivelação proativa, permitindo que a inteligência da máquina antecipe a quantidade de trabalho desde a remoção do solo até o nivelamento final. “Nosso iMC 2.0 também inclui Quick Surface Creation. Ou seja, os operadores podem criar uma superfície de design temporária do trabalho com o apertar de um botão. Além disso, combinados com outros recursos do iMC 2.0, os grupos de buldôzeres podem iniciar a parte superficial das obras, utilizando a configuração automatizada previamente definida”.

Todos os níveis de tecnologia

Dressta Bulldozer De acordo com Dressta, o conforto do operador é uma prioridade crescente.

“À medida que a tecnologia evolui em um ritmo rápido, ela se torna mais relevante na indústria da construção e os bulldozers não são a exceção. Embora a adoção de sistemas de controle 3D tenha sido significativa nos últimos cinco anos, ainda há um lugar para a tecnologia continuar a simplificar as tarefas em termos de controle de equipamentos”, disse Matt Goedert, gerente de marketing de soluções da John Deere Construction & Forestry.

O executivo destaca os sistemas de automação e gerenciamento que desenvolveram esse tipo de equipamento, pois há tarefas que não envolvem apenas carga, descarga e movimentos direcionais. “No ano passado, na John Deere, lançamos o Slope Control em esteiras de 700L e 750L, em um futuro próximo, iremos expandir para modelos menores. O controle de inclinação atende à necessidade de uma tecnologia menos complexa que não use um modelo 3D ou uma referência externa, como uma estação base ou um laser. “

O sistema de controle de nivelamento John Deere possui dois modos de operação: um objetivo e um manipulador ou joystick. Cada modo permite uma operação simplificada em muitas aplicações; ou seja, se a máquina estiver operando em áreas difíceis ou sem acesso ao GPS, o sistema pode continuar a funcionar.

Mais com menos

A pandemia os forçou a funcionar e ser eficientes com dinheiro e recursos escassos. Tem sido um desafio reinventar muitos procedimentos e processos. Entre eles, por exemplo, máquinas capazes de multitarefa são mais valorizadas do que nunca. “Os clientes muitas vezes procuram versatilidade em equipamentos que podem fazer muitas coisas. Devem ser capazes de cavar sem perder a agilidade necessária para terminar encostas; isso tem um grande impacto sobre os clientes “, disse Goedert, da Deere.

“Isso é especialmente verdadeiro quando se olha para a construção de rodovias e grandes projetos de desenvolvimento de sites. Um exemplo perfeito disso é a esteira 950K com lâmina Power-Angle-Tilt (PAT). A John Deere foi o primeiro fabricante a oferecer um bulldozers PAT maior, como a 950K, que tem a capacidade de equilibrar a brecha entre a escavação massiva e o trabalho de acabamento. A 950K acomoda tantos segmentos de clientes diferentes, fornecendo a capacidade de produção de uma grande bulldozer com a versatilidade de um pequeno acabamento.”

A tecnologia está desempenhando um papel fundamental para tornar os bulldozers mais produtivos e fundamentalmente mais versáteis do que nunca. Este segmento de equipamento pode ser mais específico do que outros no local de trabalho, mas a capacidade de executar uma variedade maior de tarefas com mais precisão do que nunca deve mantê-lo em boa posição no mercado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL