Maior posto de abastecimento de trens em São Paulo é inaugurado

By Luciana Guimaraes19 October 2021

A Rumo, maior concessionária de ferrovias do país, inaugurou três postos de abastecimentos de trens no Pátio de Tutóia, localizado no município de Araraquara (SP).

Este é o maior investimento feito pela Rumo em infraestrutura ferroviária em São Paulo. Os postos, que fazem parte do maior complexo de abastecimento da Rumo, serão responsáveis por atender a operação de trens na Malha Paulista e na Operação Norte como um todo.

A ampliação da infraestrutura possibilita direcionar parte dos trens para fora da região Central, uma demanda antiga desde o início das obras para retirada dos trilhos.

A infraestrutura tem capacidade para realizar o atendimento simultâneo de até quatro trens ou 14 locomotivas, sem a necessidade de manobras, a infraestrutura tem um investimento estimado em R$140 milhões.

O novo posto de abastecimento faz parte das contrapartidas previstas para o município do interior do estado no caderno de obrigações da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista. “Esse investimento no pátio de Tutóia representa um ganho de 144% na capacidade de armazenamento de diesel, trazendo mais previsibilidade para a operação. Além disso, estamos reduzindo cerca de 1h24 no transit time no trecho entre Rondonópolis (MT) e Santos (SP), que atualmente é de 84 horas”, disse o presidente da concessionária, Beto Abreu.

A ampliação da infraestrutura possibilita direcionar parte dos trens para fora da região Central, uma demanda antiga desde o início das obras para retirada dos trilhos. Ao todo serão três postos que, segundo a empresa, fazem parte do maior complexo de abastecimento e serão responsáveis por atender a operação de trens nas Malhas Paulista, Central e Operação Norte.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL