MRV aposta em ‘Lean Construction’ para evitar desperdícios

A MRV está ampliando a aplicação da sua filosofia de “construção enxuta” (lean construction) em seus canteiros de obras para quase toda a totalidade de seus empreendimentos até o final deste ano.

Foto: MRV

Este método racionaliza os processos construtivos de modo a evitar desperdícios, como o retrabalho, a superprodução, o estoque, movimentações desnecessárias, esperas, transportes e processos que não agregam valor.

Ou seja, a simplicidade e a objetividade são alguns aspectos positivos associados à construção enxuta. O lean organiza o planejamento interno das obras, agregando conceitos simples e diretos.

Pelo mundo, prática já é bastante adotada por agregar engajamento e motivação às equipes que conseguiram perceber benefícios imediatos como redução de prazo de obra, padronização dos processos e melhor fluxo de trabalho.

“Em termos de eficiência, notamos um ganho de 15%. E em termos de prazos, verificamos uma redução de 5% a 10%. São dados preliminares e que certamente ficarão mais significativos, com quocientes ainda maiores, conforme ampliarmos adoção desse modelo”, destaca Maria Gabriela Guimaraes, coordenadora de planejamento estratégico de obras da MRV.

Segundo ela, o objetivo é garantir flexibilidade na operação, já que as esteiras de trabalho são divididas por pacotes, e as equipes trabalham com suas atividades já padronizadas e no ritmo adequado para a produção diária. “Dessa forma, com o sequenciamento de obras, elas vão ficando mais produtivas, oferecendo mais qualidade, segurança, gerando menos desperdícios e agregando mais valor ao produto final”, explica a coordenadora.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL