M&T: um retorno colossal

Foi o lugar certo para se estar e fazer acontecer. Após o cancelamento da última edição, em função da já tão malfadada e rota Covid 19, o que se viu na semana passada foi uma multidão ávida por novos negócios e retomada de grandes eventos como a M&T.

Ao chegar na feira, o sentimento já era de nostalgia e alívio em poder presenciar tanta gente unida, uma vez que o público do evento é formado por profissionais de construtoras, mineradoras, locadores de equipamentos, fabricantes de máquinas, representantes de entidades setoriais e de instituições governamentais. Nos corredores, pulsantes novidades, cores e uma gama infinita de possibilidades para o setor de infraestrutura.

Realizada a cada 3 anos, o evento gerou R$ 2,7 bilhões em negócios em sua última edição.

Desafios futuros, sustentabilidade, compromissos ESG, modernização digital e de inovação (infratech) e retormada da economia foram assuntos debatidos durante os 4 dias de evento.

Magnanimamente, o setor de infraestrutura do Brasil está passando por uma grande transformação, com a viabilidade crescente de participação do setor privado nos principais projetos do país, maior da América Latina, e com grande potencial de desenvolvimento econômico e o mercado de capital.

Na cerimônia de abertura da 11ª edição da M&T Expo – Feira Internacional de Equipamentos para Construção e Mineração, desde 1995 atua impulsionando o mercado da construção e infraestrutura no Brasil e América Latina e o desenvolvimento do setor com foco na realização de negócios, disseminação de conhecimento sobre inovações e a promoção de networking, Afonso Mamede, presidente da Sobratema, Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração, proferiu: “Estamos democratizando investimentos e apostando no setor como um todo. Nosso estudo de mercado mostrou 18 mil máquinas comercializaras, chegando em breve a 35 mil. Um crescimento exponencial. Um ritmo de crescimento que segue em elevação apesar dos desafios atuais. Indícios de uma reação magnífica do mercado. Precisamos considerar a Esg e a tecnologia como essenciais e eventos como esse colocam essas questões em vislumbre e mostram sua força.”, certificou.

Junto a ele, o embaixador Affonso Massot, Secretário Executivo de Relações Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, acrescentou: “Como secretário executivo de Relações Internacionais, agradeço a oportunidade de participar de uma feira tão relevante e tão esperada por todos. São Paulo vem interagindo com grande entusiasmo com outros países e o estado vem produzindo 33% do produto interno do país, muito além de ser o mais populoso. A grandeza do Brasil passa por nós e estamos muito orgulhosos.”

E grandeza foi mesmo a palavra de ordem dos estandes que abrilhantaram a feira. Em gigantismo, em volume de visitantes e compradores e em expectativas de todos os participantes.

Algumas participações tiveram ampla notoriedade e fizeram história na M&T:

XCMG lança nova escavadora

No evento, num estande de 1.500 m², a XCMG Brasil apresentou novidades para o setor de construção e mineração.

A XCMG Brasil lançou na feira, a escavadeira XE80DA, que desempenha um papel fundamental na construção em pequena escala, atendendo a demanda de projetos de infraestrutura, como manutenção municipal, paisagismo, proteção ambiental, usinas hidrelétricas e gestão de propriedades, entre outros. Foram dezenas de máquinas no estande, tais como: caminhões, guindastes, perfuratrizes e pás carregadeiras.

“Além de proporcionar conforto ao operador, devido à cabine panorâmica com amplo espaço interno, a XE80DA confere baixo consumo de energia, resposta rápida, controle preciso e pequeno impacto, mantendo forte força de escavação e excelente eficiência operacional. Consolidando-se na liderança de tendência a construção verde, outro grande destaque é o Caminhão rodoviário 100% elétrico charging – que está sendo apresentado ao mercado brasileiro”, anuncia Renato Torres, Diretor Comercial da XCMG Brasil.

Para ele, poder expor esses equipamentos e reaver clientes e fornecedores, é essencial para o futuro da empresa e do Brasil: “Estamos muito animados com a feira, que nesses 4 dias, excedeu nossos anseios e se revela ainda mais promissora do que imaginávamos. Creio que essa escalada de sucesso será constante.” O executivo frisa, ainda, que a empresa fechou o primeiro semestre com market share de 18%. “É um patamar muito bom para quem instalou fábrica no Brasil há 8 anos e uma satisfação, pois sabemos que estamos competindo com players que estão há muito mais tempo no mercado. A nossa projeção é terminar 2022 entre 20 e 22% de market share. Para 2023, a contar pelos negócios que já estão sendo feitos, será também um ano extraordinário para o nosso setor”, avalia.”

GHT se reformula

GHT aproveitou a M&T Expo para anunciar fase de expansão e divulgar soluções para mineração e construção.

O Grupo Hidrau Torque (GHT), que está reformulando o modelo de negócios, trouxe para a feira a exposição de componentes das marcas Vega Fire, SKF, Donaldson, IPD, Maringá e L&H. No estande, de 270 m², itens como rolamentos, freios, bombas, equipamentos de segurança e de manutenção preditiva, entre outros ficaram expostos.

O gerente de Marketing, Fernando Cassiano Júnior, comentou como a M&T Expo, pela capacidade de mobilizar o setor, representa o momento ideal para anunciar as mudanças nos negócios e divulgar o portifólio de produtos.

“Temos tido sucesso em nossas participações na feira com networking e negócios. Com nosso projeto de expansão, encontramos no evento o ecossistema ideal para as nossas novidades”, detalha Cassiano, ao explicar a motivação para participar do evento.

Zoomlion aumenta a participação e supera expectativas

Com uma receita que continuou a crescer em 2022, a Zoomlion levou para a feira plataformas aéreas articuladas e tesouras, modelos de bombas para concreto e empilhadeiras

Na chinesa Zoomlion, que recentemente anunciou comercialização de empilhadeiras no país, levou para a feira plataformas aéreas articuladas e tesouras, diversos modelos de bombas para concreto, empilhadeiras e um robusto guindaste com capacidade de elevação de 300 toneladas.

Para Ricardo Bertoni, vice-diretor comercial da ZOOMLION, mercado estava demandando esse tipo de equipamento: “São visitantes realmente interessados em prospectar a compra de equipamentos. Sentimos um surpreendente número de clientes assertivos, com poder de compra e ávidos por novidades. São 4 linhas em destaque, nosso guindaste, estrela do nosso estande, trouxe muita visibilidade e foi muito produtiva nossa participação.”, afirmou.

SYX: Um novo jogador na gestão de ativos

Estreante na feira, a paranaense SYX, um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, estreou como expositora e apresentou em primeira mão aos visitantes um aplicativo exclusivo.

Visitantes esmiuçar o App que permite a publicação e gestão de venda de peças de reposição novas excedentes no estoque.

Cerca de 70% dos clientes da SYX atualmente pertencem aos segmentos de construção e mineração e há um grande mercado que também pode ter impactos positivos com uso do sistema.

Foi possível acompanhar em tempo real todas as tratativas relacionadas à venda de seus produtos, como veículos, sucatas, máquinas pesadas e peças. Para o CEO da SYX, Marcio Léo Danielewicz, há um grande mercado que também pode ter impactos positivos com uso do sistema.

“A feira veio a calhar em nosso novo momento da empresa, onde pretendemos conectar com mais rapidez, compradores e vendedores. Pretendemos atender a uma demanda reprimida que existia no mercado, de comercializar itens industriais de reuso a um valor justo para ambas as partes.”, revelou.

Nova tesoura da Dingli

Outra expositora que chamou atenção foi a Dingli. A companhia, que fabrica uma variedade de mais de 80 modelos de equipamentos de acesso e lançou duas novas tesouras elétricas no ano passado, gastou cerca de US$ 125 milhões (CNY 800 milhões) do orçamento de construção somente em equipamentos de acesso dentro da fábrica.

A Dingli levou para o evento equipamentos com altura de trabalho de 32 metros e que possuem o mesmo sistema de tesoura dos modelos elétricos mais estreitos JCPT3214DC, com 1,4 metros de largura e alturas de 26,2 e 30 metros.

Irio Marchetti, Sales Manager do Brasil, explicou que por ser recente no mercado brasileiro – 8 meses – a evidência do evento trouxe resultados bastante animadores: “Há 1 mês fomos listados como das 3 maiores fabricantes mundiais, e a procura por nossa marca já estava acelerada. E esse movimento trouxe ainda mais conhecimento do nosso potencial e de tudo que temos para oferecer.”, afirmou.

Notabilidade da Sany

Sany mostrou ao público máquinário com eficiência de combustão, eletrificação de frota e energias renováveis.

A M&T Expo 2022, que terminou na última sexta-feira (2), no São Paulo Expo, foi uma edição histórica, um marco para o setor de construção civil e mineração no Brasil, reafirmando sua importância para toda a cadeia produtiva no País pelos lançamentos e soluções inéditas apresentadas nos quatro dias de evento. A análise é de Alex Xiao, Presidente da SANY do Brasil, ao destacar a presença do público no stand empresa.

“A feira mostrou ser um importante indutor de desenvolvimento econômico, com novos negócios gerados, além de muitos contatos que irão movimentar as vendas nos próximos meses”, destacou Mauri Zani, representante da linha de elevação de carga.

O destaque no stand foi a apresentação dos equipamentos com eficiência de combustão, eletrificação de frota e energias renováveis.

Realce sustentável da Metso Outotec

A Metso Outotec focou em mostrar plantas de processamento sustentáveis que consomem menos água e menos energia.

Por sua vez, a Metso Outotec focou em mostrar plantas de processamento sustentáveis que consomem menos água e menos energia. Destaque para a produção de areia industrial, atualmente um produto premium das pedreiras, inclusive pela qualidade que confere à produção de concreto, e a de remineralizadores para a agroindústria. Além disso, companhia destacou os ciclos de mudança em equipamentos usados em produtores de agregados, incluindo britadores e peneiras, entre outros, é mais alongado e acontece em anos. De forma geral, para ele, é possível apontar a automação, com redução de custos de energia, entre algumas tendências, além da possibilidade de monitoramento remoto, com vários ganhos.

Everson Cremonese - diretor de Vendas para a área de agregados minerais na Metso Outotec, reiterou: “A M&T Expo foi uma oportunidade de reencontrar pessoalmente os clientes, algo muito importante depois do isolamento da pandemia”. De acordo com ele, o mercado está ativo, e o consumo de peças reflete o que está acontecendo nas plantas de clientes – produtores de agregados minerais para construção civil e infraestrutura.

As linhas de produtos focadas em infraestrutura incluem britadores e peneiras, indicados para produção de brita que atende vários tipos de obras. Também entram nesse rol os equipamentos para produção de areia industrial, com destaque para os rolos de alta pressão (HRC).

Tracbel em muitas frentes

No estande da Tracbel, durante o evento, clientes tiveram à disposição taxas de 0% a 1,33%, conseguidas com a parceria com o Banco Volvo.

Outra empresa muito concorrida foi o Grupo Tracbel. Um dos maiores distribuidores de equipamentos pesados do Brasil, o Grupo Tracbel apresentou um rol de máquinas e soluções e exibiu carregadeiras e escavadeiras das marcas Volvo e SDLG, empilhadeiras da Kalmar, motores Volvo Penta, pacotes de serviço, novos recursos tecnológicos para atendimento aos clientes e ainda oferecendo financiamentos com taxas subsidiadas.

“Temos produtos para todas as necessidades do mercado e uma excelente oferta financeira para os clientes”, declara Cleber Carvalho, CEO da Tracbel S/A. Uma grande novidade desta edição da feira são as novas possibilidades de financiamento. Os clientes tiveram à disposição taxas de 0% a 1,33%, conseguidas com a parceria com o Banco Volvo, instituição financeira que está oferecendo condições e extremamente competitivas de aquisição. Todos os contratos fechados aqui tiveram resultado melhor do que o esperado.”, declarou Cleber.

Diversas soluções da Ipiranga

A Ipiranga contou um espaço voltado para encontros de negócios e relacionamento com revendedores, franqueados e clientes de mercado empresarial.

Companhia ofereceu aos visitantes soluções completas para B2B.

Na Ipiranga, lubrificantes, fluídos, graxas e coolants, para o segmento de mineração e construção civil.

José Vianna, VP de B2B / Mercado Empresarial da marca, abonou: “Estar presente na M&T Expo é o momento ideal para nos aproximar de diversos segmentos e, ao mesmo tempo, a realização do evento evidencia o processo de retomada econômica do país. Nesse cenário, a Ipiranga possui um portfólio que pode contribuir com o negócio de diferentes setores. Possuímos mais de 4 mil clientes em nossa carteira empresarial em mais de 40 segmentos, desde mineração e indústria até transporte ferroviário de cargas, por exemplo.”

Um dos destaques do evento foi o Pró-frotas, solução de abastecimento 100% digital e portfólio de 900 produtos das marcas Ipiranga e Texaco Lubrificantes. Com transações realizadas via aplicativo, o cliente pode otimizar a gestão de abastecimento interno e externo das frotas e ter acesso a informações em tempo real. Já são mais de 120 mil transações, mais de 30 mil downloads do aplicativo e mais de 20 mil motoristas ativos na plataforma.

Vasto portfólio AIZ

Com o mais suntuoso estande da feira, o Grupo AIZ levou ao evento 74 equipamentos.

Grupo AIZ disponibilizou máquinas customizadas na M&T EXPO.

Reconhecida por projetar, fabricar e customizar equipamentos pesados como manipuladores, guindastes, máquinas anfíbias, peças e implementos, para venda e locação em diversos segmentos, numa área com mais de 5 mil metros quadrados, visitantes tiveram acesso ao rico portfólio de máquinas customizadas que já saem de fábrica contendo todas as características e adaptações específicas para as operações dos clientes, a maioria delas já elétricas e remotamente operadas.

Dentre os vários modelos com motorização elétrica 100% a bateria, empresa deixou claro estar em sintonia com a tendência de descarbonização que tem conquistado espaço no mercado mundial.

“Para se ter ideia, veículos de propulsão elétrica reduzem em até 83% a geração de CO₂ quando comparados com a mesma versão a diesel. Essa característica coloca a empresa em linha com as expectativas do tema ESG (governança ambiental, social e corporativa), diminuindo significativamente a pegada de carbono, atraindo a atenção de investidores e incentivando o uso de energia limpa”, destaca Allison Rodrigues, gerente de projetos do Grupo AIZ.

Tendências tecnológicas da Sandvik

Na Sandvik, empresa de engenharia especializada em mineração e escavação de rochas, corte de metal e tecnologia de materiais, interessados puderam conhecer a carreta de perfuração de superfície top hammer Sandvik DP1500i Pantera e o britador cônico Sandvik CH430.

A DP1500i Pantera executa perfurações de produção ou pré-corte em projetos de construção ou em grandes pedreiras ou minas a céu aberto. A carreta tem a maior potência dentro da sua categoria, que proporciona as melhores taxas de penetração e produz uma gama de informações do trabalho (incluindo a condição da perfuração e da atividade efetuada). Parte da nova geração de carretas de perfuração, tem capacidade de realizar furos com diâmetros que vão de 89 mm a 152 mm (3½ a 6 polegadas). Rayner Filomeno, Gerente de Linha de Negócios de Peças e Serviço, Sandvik Mining and Rock Solutions, avaliou a exposição como exponencial para o momento do mercado brasileiro: “Para uma feira pos pandemia, nossa receptividade foi excelente. Nosso público está aqui, trouxemos tendências tecnológicas, opções de pós-venda e desde o primeiro dia, nosso movimento se mostrou formidável.”, aponta ele.

Romanelli pavimenta caminho para o crescimento

Também consagrada e detendo um número expressivo de visitantes, foi a Romanelli. A empresa, especializada em soluções em pavimentação asfáltica, levou para o espaço o Espargidor de Asfalto EHR 800 EFLOW, com a aplicação é programada por um processador eletrônico, o IHM.

Los equipos de Romanelli combinaron tecnología simplificada con costo beneficio compatible..jpg Equipamentos da Romanelli aliaram tecnologia simplificada, com custo benefício compatível.

Foi possível ainda conhecer a - Usina de Micropavimento UHR 900 EFLOW City, a Vibroacabadora de Asfalto VR 300 City, Rolo Compactador RCR 400 C - Rolo Compactador RCR 160 T. Houve ainda o lançamento exclusivo do Compactador Vibratório Autopropulsado VAP 70, do Compactador Vibratório Autopropulsado VAP 55, e do Compactador de Pneus AP 28. Os renomados rolos compactadores da linha VAP e AP estão em nova casa: e agora são Romanelli! Os modelos já reconhecidos no mercado receberam algumas atualizações e estão disponíveis com a tecnologia e desenvolvimento da empresa.

“A M&T Expo representa uma enorme oportunidade para o setor de pavimentação asfáltica, pois é um cenário perfeito para que os clientes possam conhecer e ter acesso às inovações tecnológicas que a indústria de máquinas oferece ao mercado. Estávamos ansiosos para reencontrar com o público do setor depois de 2 anos sem eventos presenciais. As interações digitais são muito positivas, mas os negócios ainda acontecem mais presencialmente.”, reiterou José Carlos Romanelli, Diretor Comercial.

Que venham outras feiras e mais negócios.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL