Lubrificantes sintéticos permitem economia de combustível

08 February 2022

Foto: Enex

Para quantificar o impacto do lubrificante sintético de baixa viscosidade no consumo de combustível, a empresa Enex, a Universidade Andrés Bello (UNAB) e a Empresa Chilena de Transporte Intermodal (CCTI) uniram esforços para realizar um estudo sobre o grau de eficiência dos lubrificantes no transporte de mercadorias.

O estudo foi realizado sob a supervisão da Agência de Sustentabilidade Energética (ASE), que graças ao programa Clean Turn ajuda geradores de carga, transportadores e empresas de logística a melhorar a eficiência no consumo de combustível, reduzir emissões e economizar energia. O teste teve como objetivo identificar o potencial de economia de combustível em caminhões e semirreboques Scania R480 com carga de 18 toneladas.

O lubrificante de motor Shell Rimula Ultra 5W-30 foi incorporado ao veículo de teste; Lubrificante de transmissão Shell Spirax S6 AXME 75W-90 e lubrificante de diferencial Shell Spirax S6 AXME 75W-140. A investigação revelou que o uso de lubrificante sintético de baixa viscosidade no motor, transmissão e diferencial permitiria uma economia de 1,88% em combustível no transporte de cargas.

“A substituição de lubrificantes de origem mineral por sintéticos permite melhor desempenho dos componentes do motor, prolongando sua vida útil. Quanto menor a viscosidade, menor a resistência ao atrito, o que faz com que as máquinas trabalhem com menos força, consumindo menos combustível”, afirma Justo Verdejo, vice-gerente de vendas industriais de lubrificantes Enex.

Oportunidades

Dentro do exercício realizado, a Enex detectou que existem várias oportunidades para demonstrar ao mercado que os resultados podem ser muito melhores, devido à falta de conhecimento sobre economia de combustível.

Atualmente, o uso de lubrificantes convencionais prevalece entre os usuários, porém, o uso de produtos sintéticos significaria uma economia de diesel em torno de 5%. A este respeito, Óscar Villegas, gestor comercial da CCTI, acrescenta que: “após três dias de testes, conseguimos verificar uma poupança de combustível na ordem dos 2%.

No entanto, já passou algum tempo desde a aplicação deste plano piloto, e após dois meses testando a mesma máquina, com o mesmo condutor e utilizando o mesmo lubrificante sintético, verificamos que os resultados foram ainda melhores, alcançando uma economia de até 5%”.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL