Liebherr apresenta método inovador de levantamento de cargas

17 October 2014

Using the LTR 1220 as derrick ballast for erecting tall wind power systems on the LR 1600/2

Using the LTR 1220 as derrick ballast for erecting tall wind power systems on the LR 1600/2

A fabricante alemã Liebherr apresentou num evento de demonstração em sua unidade de Ehingen o que diz ser um novo método de elevação de cargas pesadas, especialmente pensado para turbinas de energia eólica. Trata-se de uma inovação criativa: usar um guindaste telescópico LTR 1220 como contrapeso de um guindaste sobre esteiras LR 1600/2, evitando assim o uso de contrapeso com blocos de concreto.

Uma lança de 153 metros e uma lança secundária de 12 metros foram usados como exemplo prático. Segundo a fabricante, pelo procedimento convencional seriam necessárias 350 toneladas de contrapeso com blocos de concreto para levantar o sistema. Mas com o contrapeso garantido pelo guindaste telescópico isso se reduziu a 70 toneladas. As 280 toneladas de contrapeso adicionais estariam, dessa maneira, dispensadas.

O que de acordo com a Liebherr faz com que esse método seja vantajoso é que em geral os locais de operação de instalação de turbinas eólicas têm um guindaste telescópico como a LTR 1220, dado que é necessário o movimento de peças e componentes pesados para além das maiores partes de uma turbina.

A lança do guindaste telescópico foi acoplada por meio de um adaptador à base de contrapeso do guindaste de esteiras. Além disso, o guindaste auxiliar foi atado tanto ao contrapeso como ao próprio guindaste principal. Depois que o levantamento se completa, o guindaste telescópico se desacopla e as 70 toneladas de blocos de concreto são suficientes, segundo a Liebherr, para completar o movimento da carga. Enquanto isso, o guindaste auxiliar está liberado para realizar outros serviços.

Além de demandar menos transporte e contrapeso de concreto, a proposta da Liebherr traria a vantagem de permitir acoplamento de contrapeso mais rapidamente em caso de necessidade. Se, por exemplo, durante a instalação de uma turbina eólica um vento mais forte desestabiliza o levantamento e tem que se baixar a carga, o contrapeso adicional necessário (as 280 toneladas adicionais às 70 de blocos) poderia ser feito imediatamente, permitindo descer a carga com menos riscos e em menor tempo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL