Komatsu reduzindo emissão de carbono

Komatsu Power Agnostic

O fabricante de equipamentos de mineração e construção, Komatsu, pensando em reduzir suas emissões de carbono, formou uma aliança chamada Komatsu Geenhouse Gas (GHG).

Atualmente os membros desta iniciativa são a Rio Tinto, a BHP, a Codelco e a Boliden, embora se espere que no futuro outras mineradoras se juntem a estes planos, visto que o objectivo é fazer com que toda a indústria olhe e migre para a descarbonização.

Desta forma, essas mineradoras em aliança com a fabricante japonesa trabalharão de forma colaborativa para o planejamento do produto, seu desenvolvimento, teste e implantação da próxima geração de equipamentos e infraestrutura de mineração que tenham emissão zero. É importante mencionar que o objetivo central desta aliança é avançar um conceito Komatsu, o Power Agnostic truck, que pode trabalhar com diversas fontes de energia: diesel, elétrica, fiação e até hidrogênio. “Estamos honrados que nossos clientes, várias das maiores empresas de mineração do mundo, concordaram em participar da aliança Komatsu GHG e trabalhar em parceria conosco para desenvolver soluções sustentáveis ​​para mineração”, disse Masayuki Moriyama, presidente da divisão da Komatsu Mining Business .

Além disso, ele acrescentou que “esperamos trabalhar de perto com esses líderes da indústria para acelerar o desenvolvimento e implementação do próximo nível de equipamento projetado para reduzir os gases de efeito estufa das operações de mineração e, por fim, atingir a meta de emissão zero na mineração”. Além do acima exposto, a Komatsu assumiu o compromisso de minimizar seu impacto ambiental. Para isso, pretende reduzir em 50% as emissões de CO2 produzidas pelo uso de seus produtos e equipamentos de produção até 2030, em relação aos níveis de emissão de 2010. Claro, pensando no carbono 0 até 2050.

A expectativa é que um protótipo e avanços do Power Agnostic sejam apresentados na próxima MinExpo 2021 que acontecerá no dia 13 de setembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL