Keestrack: britando a crise

Apesar de importantes restrições nacionais e internacionais devido à pandemia, o Grupo Keestrack viveu um 2020 muito satisfatório. As reações dos distribuidores e os produtos anunciados para 2021 apontam para uma melhora sustentável do negócio para o presente exercício.

Dois em um: novo britador I4e RIC é especialmente eficiente para a britagem de areias artificiais (0-2mm).

“Tal como muitos outros fabricantes internacionais de maquinário e equipamentos para construção, a Keestrack viu-se particularmente afetada pelos efeitos da pandemia”, afirmou Frederik Hoogendoorn, diretor gerente e encarregado das vendas e do marketing global do grupo. “Os desenvolvimentos em nossas plantas de produção internacionais foram muito diversos, não apenas com grandes desafios nos mercados locais mas também ao momento de manter os fluxos de entrega internos e externos, assim como a logística entrante e sainte destinada ao cliente final no que diz respeito às máquinas e peças de reposição”.

Golpe inicial

Já em janeiro, o covid-19 impactou a planta de produção da empresa em Chuzhou, na China, e assim como muitos provedores locais, ela teve que fechar sua atividade até meados de fevereiro. O mesmo ocorreu a partir de meados de março na fábrica da empresa na Itália, o que se manteve por seis semanas. Quase ao mesmo tempo, a planta de montagem da Etrack Crushers, na Índia, que acabara de abrir em 2019, teve que fechar. “Nossa principal fábrica na República Tcheca, e nossa sede central na Bélgica, continuaram ativas. Apesar das restrições pela pandemia, fomos capazes de manter a produção, assim como o fornecimento de peças e prestação de serviços, graças ao compromisso de nosso pessoal e nossos associados externos. Além disso, colhemos os frutos mais importantes dos nossos investimentos realizados nos últimos anos em termos de redes digitais para nossos próprios processos, a conexão global de nossos distribuidores e sócios de serviços, assim com relação ao acesso remoto às frotas existentes e máquinas individuais de nossos clientes finais”, explica o executivo.

Frederik Hoogendoorn não é apenas o Diretor Gerente da sede central belga da Keestrack em Bilzen, mas também é encarregado de vendas e marketing global do Grupo.

Hoogendoorn reconhece que ainda é cedo de mais para fazer um balanço preciso dos negócios para todas as regiões, posto que os efeitos da pandemia foram muito diferentes nos mercados individuais e seus setores econômicos. Além disso, o grupo se mostrou reticente quanto a hora de realizar investimentos de longo prazo, e se adiaram reformas ou ampliações previstas, pelo que a companhia ajustou suas previsões à baixa. Se antes a empresa previa um crescimento de 20% nas vendas (a aproximadamente 116 milhões de euros), o Grupo Keestrack rebaixou estas expectativas para 7% interanuais de faturamento em 2020.

“Baseando-nos nas reações positivas de nossos distribuidores no mundo inteiro, que também estão lutando contra a crise, continuamos otimistas com 2021. Ampliaremos uma vez mais nossa linha, que incluirá importantes soluções de maquinário adicionais e linhas de produto totalmente novas”, confirma Hoogendoorn. Assim, a empresa pode vir a crescer 20% este ano.

Revolução e evolução

Um dos produtos essenciais que a Keestrack apresentará no primeiro semestre do ano é o britador de impacto reversível móvel sobre esteiras Keestrack I4e, que tem um design totalmente novo. Graças a sua tecnologia RIC (Reversible Impact Crusher), esta máquina pode ser usada de maneira flexível na britagem secundária de rochas e na reciclagem de materiais de construção, como asfalto ou escória.

O design específico do britador de impacto horizontal reversível com uma grande câmara de britagem ajustável, um potente rotor (Ø 1100 mm; 4 barras de impacto) e um ajuste de abertura hidráulico eletronicamente controlado permite tamanhos de alimentação de até 250mm e assegura de maneira consistente produtos finais de alta qualidade. O Keestrack I4e tem capacidade de produção de entre 100 e 250 t/h.

Segundo a Keestrack, o sistema também oferece menor desgaste, melhor qualidade dos produtos finais (cubicidade) e importante economia de energia em aplicações típicas graças ao seu acionamento diesel-elétrico, com motor diesel de 447 kW e um gerador de 300 kVa. Os acionamentos elétricos do britador (160 kW), os alimentadores e as correias transportadoras, assim como a hidráulica do sistema, permitem um funcionamento em rede elétrica, muito econômico e sem emissões.

Em sua linha de britadores e peneiras plugáveis diesel-elétricas de baixas emissões, a Keestrack apresenta agora a S5e, uma empilhadora móvel sobre esteiras alimentada por bateria. Como alternativa para as versões S5/S5e diesel-hidráulicas/diesel-elétricas, a empilhadora de 23 metros está dotada de um pacote de baterias íon lítio de 22,8 kWh, que gera a energia para o funcionamento elétrico totalmente autônomo das esteiras e do sistema hidráulico de elevação. Desta maneira, torna-se possível descarregar e carregar, deslocar e posicionar de forma autônoma a máquina com peso de 12,7 toneladas no local de trabalho.

O acionamento elétrico da correia transportadora (máx. 300 t/h a 2,2 m/s) continua estando alimentado através de conexão padrão à rede elétrica, ou através do fornecimento de corrente externa à instalação de britagem ou peneiramento.

Novo mercado

A tecnología de fresagem da Keestrack demonstrou suas capacidades em ensaios práticos de grande escala realizados na China por mais de dois anos.

A Keestrack está pisando em novos terrenos com sua nova linha de fresadoras rodoviárias, cujo primeiro modelo é a Keestrack F6. Ela se baseia na nova unidade de tambor de fresagem com design específico de cinzel destinado a garantir um elevado rendimento, uma rápida evacuação do material, menor desgaste e, por conseguinte, uma vida útil mais longa. A largura de trabalho do modelo de 30 toneladas com motor Cummins de 447 kW é de 2000 mm e a profundidade alcança os 320 mm.

Segundo a Keestrack, otras características importantes são seu design ergonômico, grandes ângulos da correia de descarga basculante e eficientes sistemas de supressão do pó.

Os equipamentos entrarão inicialmente no mercado asiático, mas a empresa já trabalha estratégias para inserção de suas fresadoras em outras regiões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL