ItuBombas bombando forte em Fortaleza

28 September 2021

Um desafio muito comum quando se trabalha na execução de fundações em terrenos acima do lençol freático é a necessidade de eliminar a presença de fluidos que muitas vezes impossibilitam o serviço e tornam mais complexas a escavação e construção de estruturas enterradas abaixo do nível d’água.

Itubombas

Em Fortaleza, por exemplo, uma empresa do setor de construção civil identificou a necessidade de rebaixar o lençol freático durante a execução de uma obra de saneamento em um córrego que corta parte da cidade. Foi necessário descer cerca de 5 metros de profundidade, com vazão suficiente para escoar a água do subsolo, até a beira do córrego, e assim construir a base do canal. Por ser um trecho urbano, a operação exigiria solução confiável e monitoramento constante.

Isso porque, como o procedimento gera movimentação do solo, atenção especial é necessária para evitar anomalias construtivas em prédios e casas vizinhas. Nesse contexto, a alternativa encontrada pela empresa foi a utilização de duas motobombas ITU-44S75-Re, de Itubombas. “Cada unidade é equipada com uma bomba de vácuo dupla integrada ao motor, para permitir uma sucção mais eficiente e, consequentemente, proporcionar uma maior vazão, de acordo com as necessidades da operação”, disse Mateus Holland, consultor técnico comercial de Itubombas.

Detalhes da solução

Holland explica que o equipamento escolhido possui um sistema composto por 120 pontas de filtro, o que permitiu a operação atingir uma profundidade de seis metros e uma vazão estimada de 120m³ / h. Os componentes têm a função de conduzir a água captada para a câmara de vácuo. A solução fornecida pela Ituombas foi utilizada com sucesso, substituindo seis equipamentos de outra marca que operavam no local.

Ao reduzir o número de equipamentos da frota, o cliente obteve reduções significativas de custos de operação, principalmente no que se refere à manutenção e uso dos geradores. Por se tratar de um local de instalação em zona urbana, a escolha das motobombas também trouxe vantagens em termos de conforto operacional. Afinal, os modelos dessa categoria se destacam por serem mais silenciosos e não emitirem CO2.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL