Inti Punku construirá um novo terminal em Lima

A operadora do Aeroporto Internacional Jorge Chávez, Lima Airport Partners (LAP), adjudicou ao Consórcio Inti Punku as obras de projeto e construção do novo terminal de passageiros que entrará em operação em 2025.

“Devemos entender a grande importância que Jorge Chávez tem para o país, pois ele é a principal porta de entrada do Peru e nos últimos tempos uma peça fundamental na reativação econômica e no combate à pandemia. Esta expansão posicionará o país como um dos principais pólos logísticos e turísticos da região, permitindo a chegada de mais turistas e de mais companhias aéreas ”, afirmou o presidente.

Inti Punku consorcio en Perú

Processo de seleção Inti Punku O processo de seleção do consórcio teve início em agosto de 2019, com uma primeira abordagem a algumas empresas do setor da construção; Em abril de 2020, foi realizada uma chamada internacional que reuniu o interesse de mais de 26 empresas, e somente em janeiro deste ano foi selecionada uma short list, que participou de um competitivo processo de design, que culminou em julho com a entrega de propostas técnicas e econômicas.

Durante o processo seletivo foram considerados critérios de avaliação rigorosos, tais como: experiência no setor, capacidade técnica e construtiva, solidez financeira das empresas, sólidas políticas de compliance e medidas anticorrupção, amplo conhecimento do meio social, gestão de estratégias de mitigação ambiental sob rígidos padrões de saúde e segurança em face da covid-19, entre outros. “Este é o marco mais importante para o LAP. A expansão do Novo Jorge Chávez é um elemento chave para a reativação econômica, pois valoriza o investimento privado e o compromisso do Governo de avançar com uma infraestrutura de primeira linha para o desenvolvimento do país ”, disse Juan José Salmón, CEO da LAP.

“Em 2025, entregaremos ao Peru um novo aeroporto Jorge Chávez que se posicionará entre os melhores da América do Sul”, disse Anton Aramayo, diretor do projeto de expansão. Com a premiação, o LAP culmina os processos licitatórios dos pacotes de obras para a ampliação do Jorge Chávez, iniciativa que em sua totalidade envolve investimentos da ordem de US$ 1.200 milhões e que permitirá ao local dobrar sua capacidade aeroportuária.

Consórcio Inti Punku

O Consórcio Inti Punku é formado por uma aliança estratégica entre a Sacyr Ingeniería e Infraestructuras (SII), uma empresa global de desenvolvimento de infraestrutura com ampla experiência no setor aeroportuário com mais de 21 projetos concluídos e em operação; e Cumbra, uma das principais construtoras peruanas. Ressalta-se que este consórcio está atualmente executando a construção do novo aeródromo e da segunda pista de pouso e decolagem.

O escopo dessas obras inclui o desenvolvimento de infraestrutura complementar que maximizará a existente, como novas vias de acesso, mais plataformas para aeronaves, pistas de taxiamento, novas áreas de serviço e apoio logístico que colocarão Lima e a província constitucional de El Callao, em uma posição privilegiada na região.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL