Instalação modular de esterilização de instrumentos médicos construída em tempo recorde

O projeto, que levou três meses para ser concluído, consiste em 23 módulos totalizando 450 m2 (Foto: Tecno Fast).

Tecno Fast, uma empresa dedicada ao projeto, fabricação, montagem, aluguel e venda de espaços modulares, construiu em tempo recorde a primeira planta modular para a esterilização de suprimentos médicos no Chile. O projeto foi encomendado pela ISM, uma empresa que oferece serviços de esterilização de material e instrumentos médicos para instituições de saúde. A iniciativa compreendeu 23 módulos, totalizando 450 metros quadrados distribuídos em dois níveis. O primeiro andar tem uma superfície de 360 metros quadrados, enquanto o segundo andar totaliza 90 metros quadrados.

“Até 2020, nossas instalações estavam localizadas em diferentes centros de saúde, mas surgiu a necessidade de integrar nossa rede de centros de esterilização com uma nova que teria uma localização estratégica para reunir, logística e operacionalmente, nossos clientes localizados em diferentes áreas da Região Metropolitana. Assim nasceu a idéia de montar uma fábrica modular no distrito de Macul”, explicou Carlos Rojas Contreras, gerente geral do ISM.

De acordo com o executivo, foi escolhida uma solução modular porque era muito mais rápida de construir do que uma construção tradicional. Na verdade, a Tecno Fast conseguiu ter a nova infra-estrutura pronta em apenas três meses.

A empresa teve que fazer acomodações especiais dentro de seus módulos (Foto: Tecno Fast).

Rodrigo Prado, gerente geral da Tecno Fast, destacou que “a construção obedece a todas as especificações técnicas de um laboratório com estas características”.

O peso das máquinas

A empresa teve que fazer acomodações especiais dentro de seus módulos (Foto: Tecno Fast).

O principal desafio enfrentado pela empresa foi garantir que seus módulos pudessem suportar a autoclave e lavadoras-desinfetadoras, máquinas que podem pesar até 1,5 toneladas. “Para evitar que os módulos cedessem sob a carga das máquinas, tivemos que reforçar as fundações de maneira especial”, explicou o executivo da Tecno Fast.

Outra das inovações implementadas pela empresa foram os acabamentos laváveis. “Trabalhamos com pisos vinílicos devolvidos à parede, o que permite uma fácil lavagem e zonas estéreis nas áreas de produção”, explicou Prado.

A montagem também incluiu a instalação das bombas de água - que são a base do funcionamento da planta de esterilização - conectadas sob os módulos, de modo que a manutenção possa ser realizada sob o piso sem problemas.

“Ficamos agradavelmente surpresos com a proposta da Tecno Fast: todo o processo de montagem e comissionamento levou apenas três meses e a própria construção atendeu a cada uma de nossas exigências. Graças a isto, hoje somos capazes de processar mais de meio milhão de litros de vapor, o que se soma à nossa produção e nos permite fornecer um serviço em larga escala na Região Metropolitana”, disse Rojas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL