Indústria de máquinas apresenta suas demandas ao INMETRO

Após a apresentação das duas instituições, Ivan de Castro Alves Filho e Jackson Murilo Lenzi, vice-presidentes da Câmara Setorial de Bombas e Motobombas (CSBM) da ABIMAQ, fizeram uma apresentação dos reflexos da Portaria Inmetro 455 - Etiquetagem de Bombas e Motobombas; sobre os fabricantes que compõem o setor, questionando inclusive os objetivos pretendidos, o ganho para a sociedade e o resultado após os 10 anos de implantação: “Bombas e Motobombas precisam de Certificação Compulsória?”.

A resposta dada em apresentação feita aos participantes da reunião foi que não há percepção de valor pelo consumidor. O custo do produto final aumentou e o consumidor decide pela compra da bomba por outros critérios que não a classificação, pois esta decisão está intimamente atrelada à aplicação da necessidade requerida.

A Diretoria de Tecnologia da ABIMAQ aproveitou a oportunidade para falar da importância de o Brasil exigir uma Certificação NR-12 (Segurança em Máquinas e Equipamentos) de forma semelhante a outros países.

Por fim, a Diretoria de Comércio Exterior da ABIMAQ solicitou articulação para a questão de barreiras técnicas com outros países.

O Inmetro hoje tem um novo modelo de planejamento estratégico, sempre medido e conversado com a instituição e com o governo, e conta com propostas transparentes que geram ganhos para a sociedade.

“Se há um grande elemento que o Inmetro pretende fazer é a promoção da inovação, pois temos uma clareza em nossa missão dentro da sociedade, que é a promoção das soluções e infraestrutura de qualidade”, explicou Marcos Heleno. João Alfredo Delgado, diretor de tecnologia da ABIMAQ, considera estratégica a parceria e faz um resumo das demandas mais importantes apresentadas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL