Indústria mundial de máquinas mostra forte recuperação

23 February 2021

Os lucros e receitas de um grupo de 20 dos mais importantes fabricantes de equipamentos de construção indicam uma recuperação robusta do mercado global, de acordo com a companhia especialista de dados deste mercado, a Off-Highway Research.

Chris Sleight Chris Sleight

As receitas do quarto trimestre do ano passado chegaram a US$ 35,2 bilhões. Isto representou 10% a mais em relação ao terceiro trimestre de 2020, e um aumento de 17% diante do segundo trimestre, que foi o ponto baixo do ano. O dado para o quarto trimestre de 2020 foi apenas 5% menor que no mesmo período de 2019.

O diretor gerente da Off-Highway Research, Chris Sleight, disse que “a recuperação na segunda metade do ano foi significativa. A demanda por equipamentos não apenas voltou com força, mas com US$ 35 bilhões no quarto trimestre as receitas do setor atingem um nível historicamente alto”.

Situação historicamente positiva na indústria de máquinas para construção no quarto trimestre de 2020.

Além de haver crescimento nas receitas, a lucratividade do setor também cresceu no final de 2020. A média de margens operacionais para fabricantes de equipamentos foi de 10% no quarto trimestre, contra 8,5% no terceiro trimestre e 7,4% no segundo.

Sleight comenta que “embora uma ou duas companhias tenham gerado perdas em momentos do ano passado, a lucratividade geral da indústria se manteve bem e se recuperou na segunda metade do ano. Nos melhores momentos do ciclo da indústria, as margens alcançam entre 12% e 14%, enquanto nos momentos de baixa esta situação muda para margens de um dígito, com prejuízos trimestrais ocasionais. Considerando os profundos impactos da covid-19, a indústria de equipamentos se mostrou muito forte”.

Previsão

“São poucas as empresas que revelam dados de sua carteira de pedidos ou sua tomada de pedidos, mas que o fazem mostraram números impressionantes. A entrada de pedidos no quarto trimestre foi a mais alta que vimos em todo o ciclo de alta que já dura sete anos, inclusive mais alta que o bom momento de 2016-2017. Esteve 24% acima do quarto trimestre de 2019”, disse Sleight.

Ele afirma que em geral o primeiro trimestre de um ano supera o resultado do quarto trimestre do ano anterior, e que pelos poucos números de pedidos que se podem analisar, a expectativa é de que este ano esta condição se repetirá.

O relatório sobre o mercado mundial da Off-Highway Research está em offhighwaybriefing.com e será tema de um webinar promovido pela empresa em 30 de março.

As empresas que tiveram dados analisados no citado relatório são: Caterpillar, CNH Industrial (construction), Doosan Infracore, Epiroc, Haulotte, Hitachi Construction Machinery, Hyundai Construction Equipment, JLG, John Deere Construction & Forestry, Kobelco Construction Machinery, Komatsu, Kubota Construction Machinery, Manitou, Manitowoc, Metso Outotec, Sandvik Mining and Rock Technology, Sumitomo Heavy Industries Construction Machinery, Tadano, Takeuchi, Terex e Volvo Construction Equipment.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL