IC Tower Index: ganhos de dois dígitos

O artigo com a tabela completa estará na nossa edição de outubro, disponível a partir da próxima semana. Cadastre-se gratuitamente aqui e receba a revista em seu e-mail.

Nesta época no ano passado, esperava-se que se houvesse um impacto negativo no IC Tower Index deste ano, seria pior do que o que está refletido nestas páginas. É que no ano passado a classificação das empresas que possuem as maiores gruas-torre do mundo aumentou quase 14%, enquanto neste ano o aumento é de “apenas” 11,7%. Um crescimento dessa magnitude pode ser visto como uma grande vitória. Todo o resto também aumentou este ano: mais guindastes, mais funcionários e mais depósitos.

As 20 maiores empresas, com um total de 6.313.014 toneladas métricas, adicionaram 661.388 toneladas métricas de capacidade às suas frotas no ano passado. No ano passado, o índice total ultrapassou a marca de cinco milhões pela primeira vez e, neste ano, chegou a seis milhões.

Entre as cinco maiores empresas, o aumento percentual é ainda maior do que nas 20 maiores este ano, de 14,8% (no ano passado foi um aumento de 20% entre as cinco maiores).

Entre os 20 primeiros, o número de guindastes aumentou 13,4%, de 20.205 para 22.903, ou seja, 2.698 guindastes a mais que no ano anterior (no ano passado foram 1.710 guindastes a mais que no ano anterior). Deve-se notar que, de longe, a maioria dos guindastes adicionais foi adicionada pela empresa número um da tabela, a empresa chinesa Shanghai Pangyuan, como foi o caso também no ano anterior. A China, é claro, teve mais um ano de grande expansão no setor de construção como resultado do programa de estímulo do governo para infraestrutura.

Mas voltando aos números, se você pegar o aumento nos 20 primeiros e dividir a capacidade adicional deste ano pelo número de guindastes adicionais, isso dá um número de 245. No ano passado, o mesmo cálculo daria um número de 400, que o que sugere que, se analisado como uma classificação tonelada-metro por guindaste, sugere que muitos mais guindastes foram adicionados no ano passado do que no ano anterior, mas eles são menores.

Mais números

Entre as 20 primeiras, o número de empregados aumentou, em 2,4%, de 18.137 para 18.581. O número de depósitos, por sua vez, aumentou modestos 0,6%. Pode ser uma surpresa ver mais funcionários, além dos depósitos extras.

Uma ótima notícia é ter mais quatro entradas no Índice 2021, algumas retornando e outras totalmente novas. A classificação mais alta das novas contratações este ano foi a Coreia do Sul, Shinwoo Developments, em 13. Logo fora do top 20 está Jaso, uma entrada que retorna da Espanha. Segue-se de perto a entrada da chilena Grúas & Equipos Cruz del Sur, em 28º lugar, empresa chilena de 40 anos que atende Chile, Peru e Colômbia. Por último, mas não menos importante, damos as boas-vindas aos Recursos Soril Infra da Índia.

Em termos de classificação, as 10 maiores empresas são as mesmas do ano passado, com apenas duas vagas de roque. Os oito primeiros permanecem inalterados, enquanto Van der Spek ganha um lugar para o nono lugar, às custas de Neremat cair para o décimo lugar. Ambas as empresas operam na região do Benelux.

Fora dos dez primeiros, a primeira irrupção é do já citado Shinwoo, na posição 13, derrubando Falcon daquela posição. Em seguida, vem a operadora Select Tower Cranes, sediada no Reino Unido, que fez um avanço notável de quatro posições. No final da tabela, é surpreendente que três empresas alemãs tenham perdido lugares, apesar de cada uma ter expandido suas frotas desde o ano passado.

Em vez das 20 empresas usuais, este ano adicionamos as 25 primeiras à lista. Estamos sempre prontos para ampliar o índice da Torre IC, portanto, se você acha que sua empresa deve ter lugar na mesa, fique à vontade para ajudar enviando um formulário de inscrição.

IC Tower Index

Nesse ranking, as empresas são listadas de acordo com um índice calculado pela classificação do momento máximo total de carga, em toneladas, de todos os guindastes de torre de sua frota. Todas as empresas da lista, bem como outras possíveis, têm a oportunidade de disponibilizar informações sobre a frota e outros dados. Quando as empresas fornecem dados completos, são elas que calculam o valor utilizado. Em casos de insolvência ou falta de informação, as empresas são retiradas da mesa.

Embora façamos grandes esforços para garantir a exatidão das informações fornecidas, isso não pode ser garantido, e a International Cranes & Specialized Transport e sua editora, KHL Group, não se responsabilizam por imprecisões ou omissões.

A próxima atualização do IC Tower Crane Index ocorrerá no primeiro semestre de 2022. Se você deseja que seu negócio seja considerado para inclusão, entre em contato com o IC&ST para obter um formulário.

DECLARAÇÃO

O Tower Index, elaborado pela International Cranes & Specialized Transport, não é um artigo que a Construção Latino-Americana publica com frequência, aliás, esta seria a primeira vez. Mas este ano, uma empresa latino-americana, a brasileira Locabens, é acrescentada ao ranking em 22º lugar, e também é citada a chilena Cruz del Sur, empresas que você encontrará justamente nas páginas seguintes deste suplemento.

Assista ao International Tower Cranes

Depois de tanto tempo de confinamento, a possibilidade de comparecer a um evento presencial pode ser uma grande oportunidade para nos encontrarmos novamente após um ano complexo.

De 1 a 2 de dezembro, uma nova versão da Conferência Internacional de Guindastes de Torre será realizada em Nice, França, que se concentrará em informações técnicas enquanto a indústria enfrenta um novo cenário após os desafios da pandemia.

Para obter mais informações, visite: www.khl-itc.com/booking.html

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL