Evonik inova com tecnologia para produção de asfalto mais sustentável

A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, desenvolveu um processo patenteado para atender a demanda manutenção da qualidade e da durabilidade da pavimentação de ruas.

Trata-se da mistura do aditivo poliolefínico VESTENAMER® ao pó da borracha proveniente de pneus descartados.

Produto funciona ao ser misturado à massa asfáltica e a solução elimina problemas do processo produtivo além de facilitar a aplicação e garantir melhor qualidade do asfalto modificado com borracha.

Mistura elimina problemas do processo produtivo

Falta de manutenção preventiva, espessura de pavimentação inadequada, trincas e deformações com pouco tempo de uso e drenagem insuficiente são algumas das adversidades que aparecem continuamente e que podem então ser trabalhadas.

Além de objetivar reduzir impactos ambientais, novas técnicas e materiais para pavimentação são uma boa saída para problemas comuns das nossas estradas, ruas e demais áreas urbanas.

A inovação beneficia gestores e usuários de vias públicas, bem como o meio ambiente, uma vez que estimula processos de reaproveitamento de materiais. Estima-se que, a cada ano, cerca de 19,3 milhões de toneladas de pneus são descartados no mundo, aproximadamente 450 mil toneladas somente no Brasil. Com o VESTENAMER®, a Evonik contribui para o fechamento do ciclo de uma maneira mais sustentável, reduzindo resíduos, manutenções recorrentes e a emissão de carbono.

APLICAÇÃO NO BRASIL

Os benefícios do VESTENAMER® puderam ser comprovados na prática. Em julho último, o produto foi utilizado para a pavimentação de uma área de aproximadamente 2.500 m² localizada dentro do parque industrial da Evonik em Americana (SP).

VESTENAMER® é produzido na planta da Evonik em Marl, na Alemanha, e esta foi a primeira aplicação no Brasil. O projeto foi desenvolvido em parceria entre o departamento Technology and Infraestructure e as unidades de negócios da Evonik, que têm o objetivo de promover as soluções e tecnologias da empresa em projetos internos, colaborando para o desenvolvimento de novas aplicações em diferentes regiões.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL