Estacionar: missão impossível

05 October 2011

Vertical ParkingVertical Parking

Vertical ParkingVertical Parking

Toda grande cidade do mundo apresenta o mesmo problema. O parque automotivo cresce a cada dia e os lugares para estacionamentos são cada vez mais escassos. Apesar disso, aspectos como a segurança do veículo, que pode ser objeto de roubos ou de danos por parte de outros motoristas, fazem com que estacionar em lugares públicos seja cada vez mais complexo e, inclusive, arriscado. Às vezes, uma missão impossível.

Com esse cenário claro, qualquer solução que permita maximizar os espaços e melhorar a segurança dos usuários é bem-vinda. É assim como a Vertical Parking decidiu trazer ao Chile a representação exclusiva da tecnologia alemã da Wöhr GmbH (já presente na América Latina com distribuidores na Argentina e no México), que oferece soluções que permitem aperfeiçoar o uso do espaço e, ao mesmo tempo, provocar um mínimo impacto visual ao setor.

Pablo Riera, gerente geral da Vertical Parking, explica que essa não é uma tecnologia nova. Inclusive, a Wöhr tem mais de 30 anos desenvolvendo estes sistemas e já construiu mais de 360 mil estacionamentos ao redor do mundo.

As alternativas, segundo Riera, são variadas e se adaptam às necessidades dos clientes, abrangendo desde complexos sistemas robotizados com intrincadas estruturas, até simples elevadores com estacionamentos dependentes.

A vantagem destes sistemas de estacionamento "inteligentes" é que podem ser construídos como uma estrutura independente. Sua versatilidade permite que se transforme na solução adequada para muitos projetos, inclusive aqueles que devem conservar o local ou a área intactos, como poderiam ser patrimônios históricos ou lugares turísticos. De fato, algumas das soluções que oferece a Vertical Parking passam totalmente despercebidas com sistemas "invisíveis" que podem permitir a entrada de até três veículos, um encima do outro, graças a uma plataforma que, coberta com os materiais adequados, passa sem ser notada. Entre os modelos que a companhia destaca nesse sentido estão Parklift 461, Parklift 462 e Parklift 463.

Outro dos modelos destacados por Riera são o Parklift 411 e o Parklift 421, uma solução desenhada para o exterior e que pode multiplicar cada vaga individual por dois ou três, sem necessidade de fosso.

Pensando em soluções mais complexas e que podem abranger maior quantidade de carros e com total independência uns de outros, estão os Combilift de Wöhr, que possuem pelo menos uma vaga vazia que é utilizada para deslocar os carros do nível da entrada e saída de forma horizontal, criando os espaços necessários para subir ou descer plataformas a outros níveis, já seja para a saída ou entrada de um carro.

No caso de precisar de um grande número de vagas, Riera recomenda a implantação de um sistema Multiparker, no qual existem unidades de armazenagem e recuperação que deslocam os veículos por três eixos de movimento. A ideia é sempre tentar ganhar a maior quantidade de espaço possível para poder abrir lugar para um maior número de veículos utilizando a técnica de pilhas de automóveis, laterais e verticais.

Equile Parking

O crescimento na densidade urbana da América Latina, sua estabilidade e desenvolvimento econômico e os cada vez mais altos preços por metro quadrado dos terrenos nos centros urbanos, são condições que transformam a implantação destes sistemas inteligentes em algo muito conveniente, apesar de que a região está muito longe de poder ser comparada com realidades como a da China. Segundo Juan Carlos González, presidente de Equile Parking, os sistemas de estacionamento inteligentes foram adotados principalmente na Ásia. Apenas durante 2010, a China produziu mais de 200 mil espaços mecanizados, exclusivamente para o mercado interno.

A empresa atualmente tem escritórios na Costa Rica e Brasil, além de sócios e representantes no México, República Dominicana e Venezuela. Esperamos brevemente entrar no mercado chileno, argentino e peruano, assim que estejam um pouco mais consolidadas as plataformas atuais, o que não elimina a opção de atender negócios específicos ou estudar possíveis alianças com empresas locais dentro desses países", explica.

Com sócios internacionais como o Park Plus, o maior fornecedor de sistemas de estacionamento inteligentes dos Estados Unidos, e Stokes Industries, um dos maiores fornecedores de consultoria e engenharia dentro da indústria, o Equile Parking não só oferece seus produtos e desenho, senão que também, dependendo do projeto e das necessidades do cliente, pode inclusive operar e administrar o sistema de estacionamento.

Entre os mecanismos da companhia, González menciona os sistemas valet, que contam com um baixo nível de automatização e utilizam um operário para estacionar e reorganizar os veículos dentro dos equipamentos. "São os sistemas mais econômicos e normalmente preferidos pelos estacionamentos públicos devido ao baixo custo de investimento", conta o executivo. Estes sistemas incluem Cantilever, Four-Post, Suspended Platform, Underground Lift e Side Slide. A empresa apresenta também modalidades automatizadas, que utilizam sistemas computadorizados para coordenar os movimentos das máquinas e, assim, poder estacionar os veículos e reorganizá-los dentro dos equipamentos de maneira remota. Entre eles estão Puzzle-Park, Auto Park e Vertical Shuttle.

Smart Parking

Entre os sistemas desta empresa mexicana, o destaque fica por conta das séries Carpark T1S-T e T1-L1, particularmente recomendáveis para edifícios de apartamentos ou escritórios medianos assim como usuários particulares (de 15/20 a 40/50 carros).

A instalação subterrânea, por exemplo, em jardins ou em edifícios existentes, é uma de suas mais populares aplicações, apesar de que a construção sobre a superfície também é viável.

A peculiaridade de um único bonde ligado a um elevador por meio de um trilho de cabo permite pré-montar uma parte importante do estacionamento no térreo, reduzindo com isso o tempo de construção no local.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL