Equipamentos pesados

30 May 2018

Confiabiliade, resposta e preço são os principais fatores de escolha de um equipamento de britagem e peneiramento.

Quando se trabalha com agregados, os equipamentos são submetidos a extremas condições de uso. É necessário poder contar com uma tecnologia adequada que permita realizar as tarefas necessárias para trabalhar com eficiência, obter o produto desejado com qualidade e manter a rentabilidade do negócio.

McCloskey InternationalArgentina 3-11 (165)

Durante os últimos cinco anos, a McCloskey esteve muito focada em aumentar a sua presença na região.

Neste sentido, os clientes privilegiam três critérios fundamentais: confiabilidade do equipamento, resposta rápida para o serviço e bom preço. Com isto em mente, as empresas tratam de assegurar equipamentos robustos, eficientes e com um bom serviço de pós-venda.

Uma das empresas presentes na América Latina é a McCloskey, que “tem estado muito focada em aumentar sua presença na região, especialmente nos últimos cinco anos, designando um representante de distribuidores com sede no México”, comenta Ángel Chávez, gerente de vendas para América Latina da McCloskey International.

“O principal distribuidor no México, a Madisa CAT, está progredindo bem na região, cobrindo a maior parte do território do principal mercado da McCloskey na América Latina. Nosso representante no Equador, Salcedo Motors, está começando a fazer crescer o seu mercado e a cumprir este ano com o seu compromisso de expansão, investindo em um estoque. Por outro lado, a Comreivic, no Peru, está trabalhando com os desafios e as oportunidades de uma economia emergente e confiamos que eles terão sucesso. Os concessionários da McCloskey são capacitados e contam com o respaldo de um técnico da companhia, que fala espanhol e fica baseado no México para atender toda a região”, explica o executivo.

Chávez tem boas expectativas para a América Latina. “Esperamos um crescimento razoável em alguns países muito interessantes como Peru e Argentina, assim como o ressurgimento de um grande mercado como o Brasil, infelizmente estagnado há vários anos. O México seguirá crescendo de 10 a 15%, mesmo sendo um ano de eleições, graças aos grandes projetos em curso, como o novo aeroporto da Cidade do México”.

Vale destacar que recentemente a McCloskey redesenhou os seus britadores de impacto e apresentou sua nova I44V3, que conta com funções de aumento de produção como transmissão direta, rota de fluxo de material melhorada, uma pré-peneira maior e chassi mais aberto. “A eficiência é incrementada pelo novo desenho do britador, particularmente a rota de fluxo do material. Cada componente de seção é mais largo que o anterior para permitir um fluxo sem restrição, eliminando a obstrução de material”, explica Chávez. O rotor triturador de transmissão direta também é uma nova característica do I44V3, que aporta mais potência, aliado a menores custos de combustível. O chassi aberto redesenhado permite um melhor acesso e um ímã hidráulico ajustável contribui para uma operação mais fácil”, complementa.

NOVIDADES

kleeman

O MOBICAT MC 120 Z PRO é o último lançamento da Kleemann, especialmente para pedreiras.

Ao falar de novidades, a feira francesa Intermat tem importante notícias. A Kleemann, marca do Grupo Wirtgen, exibirá no evento três plantas móveis de britagem e peneiramento: o novo britador de mandíbulas móvel MOBICAT MC 120 Z PRO, o britador de impacto móvel MOBIREX MR 110 Z EVO2 e a peneira móvel de classificação MOBISCREEN MS 952 EVO.

O MOBICAT MC 120 Z PRO é o último lançamento da Kleemann especialmente para pedreiras. Robusta e de alto rendimento, chega a processar até 650 toneladas por hora e seu sistema de alimentação contínua garante uma maior produtividade. O modelo está equipado com uma peneira de pré-classificação integrada de dois andares com uma área de detecção extra grande.

Já o britador de impacto móvel MOBIREX MR 110 Z EVO2 está desenhado para a reciclagem e o processamento de pedra natural e produz até 350 toneladas por hora. A unidade de peneiramento secundária opcional tem uma área muito grande, para um produto final já completamente classificado.

Por último, a peneira móvel MOBISCREEN MS 952 EVO se caracteriza pelas suas dimensões compactas, facilidade de transporte e flexibilidade. Apta para pedra natural e aplicações de reciclagem, a planta pode processar até 500 toneladas de material por hora em uma área de aproximadamente 9,5 m² na parte superior. Como as outras plantas EVO da Kleemann, todos os componentes são facilmente acessíveis para uma manutenção conveniente.

A marca também apresentará seu novo conceito de controle operado intuitivamente, o SPECTIVE, um painel táctil de 12 polegadas que por meio de símbolos claros permite identificar visualmente todas as funções da planta. O SPECTIVE estará disponível inicialmente para as plantas de britagem da série PRO e o último britador de impacto da série MOBIREX MR EVO2.

Upgrade

Metso-mining-crusher-MP2500-split-view

A Metso atualizou e remodelou um britador Symons de 1970, da Codelco, no Chile.

Contar com um equipamento adequado não é apenas um argumento de marketing. A realidade pode endossar esta afirmação, e assim aconteceu com a divisão andina da Codelco, que aumentou em 23% a disponibilidade do seu britador Symons graças a um upgrade e remodelação realizados pela Metso.

Instalado em 1970, o equipamento começou a provocar gargalos no processo de mineração. Diante disso, a Codelco buscou uma solução lucrativa para atualizar a máquina e melhorar a sua produtividade. O objetivo foi renovar o britador para uma condição de novo e alcançar as taxas vistas nos modelos da próxima geração da Metso.

Não foi uma coincidência que a maior mineradora de cobre do mundo escolheu a empresa finlandesa para esta missão. A relação entre ambas começou há mais de 90 anos, quando o primeiro moinho Metso entrou em operação em Sewell, no Chile.

Com as metas claramente estabelecidas (entre elas, aumentar a disponibilidade mecânica, a automatização de controle e a segurança), a Metso começou a trabalhar em um plano que envolveu novos componentes estruturais e hidráulicos, um novo controlador lógico programável, capacidade de comunicação Ethernet e sistemas de automatização mais avançados, entre outras coisas.

O britador atualizado passou por extensas provas e uma verificação completa de todos os parâmetros. Uma vez colocado novamente em linha e em produção, o resultado atendeu às expectativas do cliente: a disponibilidade cresceu 23% devido à maior facilidade de manutenção, e a produtividade média aumentou 10%, atingindo 336 toneladas por hora.

O chefe de manutenção da Codelco Andina, Pablo Rivera, destacou que “no passado, quando ocorria uma avaria, o reparo chegava a levar 36 horas. Além disso, a máquina costumava demandar um desmonte completo, expondo os trabalhadores a um risco controlado. Hoje em dia, só precisamos acionar um interruptor e, em menos de cinco minutos, a máquina está desobstruída”.

Transportador

Não só os equipamentos de britagem e peneiramento são relevantes na operação de uma pedreira. Contar com um bom transporte para o material é igualmente importante.

A Superior Industries, fornecedor mundial de sistemas de manejo e processamento de materiais a granel, fabricou o primeiro transportador de empilhamento radial telescópico portátil de 64 metros. Batizado de TeleStacker, ele foi desenhado e construído para uma operação de areia de fracking no Texas, e é o mais longo do seu tipo já fabricado.

Com uma capacidade de 363 mil toneladas métricas, o equipamento oferece 30% mais que qualquer outro transportador telescópico no mercado. De acordo com a Superior, a solução custa menos da metade de um transportador tripper fixo ou estacionário com a mesma capacidade.

 

Mais atividade

Fabricante de equipamentos para as indústrias de agregados e mineração, a Haver & Boecker oferece tecnologias que, segundo a empresa, melhoram a eficiência e otimizam as operações de peneiramento.

Desenhada para uma vibração estrutural mínima, a peneira vibradora Tyler F-Class é ideal para aplicações difíceis, como scalping e classificação de minerais, pedras, areia e cascalho. A companhia assegura que quando se combina a Tyler F-Class com seus últimos lançamentos, como o Tyler Engineered Media e o sistema patenteado de rápida tensão, Ty-Rail, as operações podem experimentar até 50% menos tempo de inatividade.

“Os avanços em tecnologia nos colocaram na vanguarda de tendências para servir melhor nossos clientes. Nossa Classe F é um exemplo perfeito desses esforços”, conta Karen Thompson, presidente da Haver & Boecker Canadá. “Ao combinar nossa revolucionária Classe F com produtos exclusivos, as operações terão um tempo de inatividade reduzido, resultando em um aumento de produtividade e de lucros”.

A Classe F de Haver & Boecker oferece três níveis de telas e apresenta um avançado desenho de eixo duplo excêntrico que tem respaldo de quatro rolamentos de rolos duplos esféricos de alto rendimento. A Classe F ajuda a maximizar a eficiência do peneiramento por ser ideal para situações que requerem um rendimento uniforme, independente da carga, a uma força G constante em todos os modos operativos. Para minimizar o tempo de inatividade das mudanças de telas, a Haver & Boecker equipa as plataformas da Classe F com o seu revolucionário sistema de rápida tensão Ty-Rail, que reduz o tempo de troca em aproximadamente 50%.

 

Novas dimensões

Rockster 1_R1000S-RS100-RB92_crushing-concrete

A Rockster R1000S alcança uma produção máxima de 280 t/h.

“Novas dimensões em tecnologia móvel de britagem”. Assim a empresa austríaca Rockster define o seu equipamento triturador R1000S. A empresa assegura que o modelo atende aos requisitos dos clientes com maior produtividade e conforto. As novidades incluem uma peneira multifuncional em cor, função de arranque e parada automática e ajuste de espaço completamente hidráulico com sistema de medição integrado, entre outras coisas.

A Rockster R1000S, com peso operacional de 30,4 toneladas, alcança uma produção máxima de 280 t/h. Suas dimensões — 10,1m de comprimento, 2,55m de largura e 3,2m de altura — permitem que o transporte seja simples, sem a necessidade de autorização especial. Também, de acordo com a empresa, descarregar o grupo móvel e colocar o maquinário em funcionamento leva apenas 10 minutos. Se o transporte incluir o sistema de peneira opcional, não é necessário a desmontagem da esteira transportadora de retorno e da peneira.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL