Entrevista com Alexandre Forjaz, presidente da Alec

Alec Logo

A ALEC é a Associação Brasileira dos Locadores de Equipamentos e Bens Móveis que foi fundada em 1992 com o objetivo de profissionalizar o mercado de locação no Brasil.

As construtoras demandam aluguel de equipamentos e contratação de serviços sempre exigindo melhores preços e condições de pagamento para serem mais competitivas e contam com a Alec nesse processo. Associação se dedica à capacitação dos profissionais do setor e no fortalecimento do segmento rental na economia do país.

O presidente da ALEC – Associação Brasileira de Locadores de Equipamentos e Bens Móveis, o empresário Alexandre Forjaz conversa com a CLA sobre indicadores e a sinuosidade do setor.

Como anda o segmento de locação passados esses 2 anos de Covid e de turbulência e insegurança? Houve mudança de cenário agora que a vacinação finalmente evoluiu?

Alexandre Forjaz, presidente da Alec. (Foto: Alec)

A construção civil registrou em 2021 seu maior crescimento nos 10 últimos anos, mesmo com o aumento dos custos dos materiais de construção como aço, cimento, PVC entre outros. O mercado de locação de equipamentos apresentou excelentes resultados no ano passado e as expectativas para esse ano são promissoras.

Falando em competitividade e rentabilidade, como as locadoras podem e devem encarar essas mudanças?

As locadoras precisam investir em tecnologia e não me refiro a equipamentos, porque a compra de máquinas de última geração já faz parte do dia a dia das empresas. É fundamental que elas invistam em sistemas de gestão que controlem estoques de peças, de máquinas, manutenção preventiva, CRM, marketing, assinatura digital e e-commerce. A locadora que não aderir ao mundo digital está com os dias contados.

O Brasil está com recordes de lançamentos imobiliários e sabemos que mercado é que determina os preços dos imóveis. Será possível abastecer o setor frente à esta demanda?

O mercado vem aquecido desde o ano passado e os locadores estão se organizando para atender à demanda desde então. Os fabricantes, por sua vez, também vêm se preparando para abastecer o setor. É uma questão de estratégia aproveitar o momento para não perder o cliente e reforçar as vantagens da locação.

A ALEC está completando 30 anos. Haverá algum evento comemorativo?

Sim. Para comemorar os 30 anos da ALEC vamos realizar durante todo o ano de 2022 quinze edições do ALUGAR REGIONAL. São encontros entre locadores em várias regiões do país em Cuiabá, Belém, Palmas, Rio Branco, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Mogi das Cruzes, Campinas, Araras, Piracicaba, São José do Rio Preto, São Sebastião, Taubaté, ABC e São Paulo.

Os locadores são carentes de informações e esses encontros são uma oportunidade de network, troca de ideias e estratégias entre eles, lembrando que todos enfrentam os mesmos desafios.

Um dos temas discutidos nos eventos que realizamos em 2021 foi o cálculo do valor de locação com a apresentação de uma planilha interativa. Os locadores puderam perceber o quanto estavam perdendo, às vezes, ganhando com os preços praticados.

Precificar a locação não é uma tarefa fácil. A única coisa que sabemos é que não adianta ver quanto o concorrente está praticando e fazer o mesmo.

El ejecutivo es también gerente general de la empresa de alquiler de equipos de acceso Platafort O executivo também é gerente geral da empresa de aluguel de equipamentos de acesso Platafort (Foto: Alec).

A planilha foi tão útil que a ALEC decidiu desenvolver um APP para facilitar a vida dos locadores também em comemoração aos 30 anos. O aplicativo foi criado com o patrocínio da Vibromak, associada à ALEC e está disponível aos nossos associados na área restrita do Portal e também na PlayStore para Android e na Apple Store para Iphone.

Hoje falamos de aproximadamente 7867 locadoras de equipamentos de linha leve, 4867 de linha amarela e 1997 de gruas/plataformas/guindastes. Acredita que esse número ainda pode crescer?

No Brasil são 19750 locadoras e a maior concentração está no estado de São Paulo com 4500 locadoras. Com o déficit habitacional do país e a necessidade de investimento em saneamento básico, logística e infraestrutura há ainda muito espaço para crescer no segmento de locação.

A cada ano temos novas empresas sendo formadas neste segmento e isso não parece diminuir a cada ano.

Quando uma construtora decide alugar equipamentos, quais são os principais ganhos frente à outras opções?

Ao optar pela locação, são inúmeros os benefícios:

  • - a locação representa apenas 2% do custo total da obra
  • - não há a necessidade de estrutura física como galpão, oficina, estoque ou depósito para guardar os equipamentos.
  • - utilização de máquinas modernas e com tecnologia avançada
  • - troca imediata no caso de mau funcionamento ou quebra
  • - dispensa manutenção preditiva ou corretiva e dos profissionais para realizar o serviço
  • - pagamento pelo período de uso
  • - disponibilidade imediata de equipamentos

Sem falar que a construtora pode se dedicar ao seu core business.

Quais foram as maiores conquistas da Associação nesses últimos anos?

A ALEC completa 30 anos este ano e nos dois últimos anos, tivemos muitas conquistas em nossa gestão. Com um novo Portal interativo, geramos conteúdo útil e relevante diariamente, e-books webinars, lives, cursos, manuais de instrução de equipamentos e assim conquistamos leads qualificados o que fez com que a nossa Associação se tornar-se mais conhecida entre a nova geração de locadores.

Em paralelo, nas edições do Alugar Regional que comentei anteriormente reunimos centenas de locadores para discutir cálculo de locação e como isso pode afetar o resultado para a locadora.

Quais tipos de equipamentos de locação são mais procurados entre os associados da ALEC na atualidade?

La construcción civil registró en 2021 su mayor crecimiento en los últimos 10 años. A construção civil registrou seu crescimento mais forte nos últimos 10 anos em 2021 (Foto: Adobestock / Bannafarsai).

A gama de equipamentos em nosso mercado é bem variada e a cada dia são lançadas mais opções pelos fabricantes para facilitar o dia a dia na obra.

Betoneiras e andaimes sempre têm um mercado garantido, por exemplo. A linha de compactação e concreto é muito procurada pelos locadores com destaque para o compactador de solo.

As plataformas elevatórias, que é o meu ramo de atuação, têm se mostrado um mercado promissor nos últimos anos.

Falando em locador e empresas associadas, em 2022 dá pra traçar um perfil de ambos?

As locadoras, em sua grande maioria, são empresas familiares. As de grande porte vem sendo adquiridas por fundos de investimento ou por locadoras estrangeiras/redes estrangeiras nos últimos anos, o que também trouxe mais profissionalismo para o setor rental.

Os fabricantes associados se preocupam sempre em oferecer equipamentos com mais tecnologia, mas entendem que o relacionamento com os locadores é mais do que compra e venda. Quando o locador está melhor preparado para fazer a gestão da sua empresa, todo o mercado ganha. Muitos fabricantes patrocinam as nossas edições do Alugar Regional por entenderem que levar conhecimento e informação aos locadores é fundamental. Na pandemia vários fabricantes também focaram em fazer treinamentos aos nossos associados, inclusive para as equipes comerciais.

Os desenvolvedores de softwares de gestão associados à ALEC, por exemplo, na sua grande maioria, estão sempre aprimorando seus produtos para atender às demandas crescentes dos locadores e, na pandemia, também realizaram lives e webinars para ajudar nossos associados. A maioria das locadoras vem despertando para a necessidade de automatizar todos os controles e aderir a um sistema de gestão integrado.

Qual a expectativa da Associação e seus associados para o futuro?

De acordo com todas as previsões, o setor da construção civil vai manter o ritmo de crescimento e nossa expectativa e que é o mercado de locação acompanhe essa evolução, mas para isso é preciso investir em capacitação.

Nos dois últimos anos, promovemos lives, webinars, encontros, e-books, mesas redondas, manuais de instrução de equipamentos para os locadores enviarem aos clientes, revista bimestral com artigos e entrevistas, tudo sempre com o objetivo de abastecer os locadores de todo o Brasil com informações que possam colaborar na gestão de suas empresas.

A ALEC vai intensificar todas essas ações com o objetivo de profissionalizar cada vez mais o mercado rental em todo o Brasil, adotando mais estratégias ainda, sempre com a meta de colaborar com o locador para que ele possa crescer com estrutura, valorizando o setor que colabora substancialmente para a economia do país.

Outras conquistas:

  • Prorrogação do prazo de utilização dos elevadores
  • A ALEC negociou a ampliação do prazo de utilização de elevadores de acordo com as novas exigências da NR18 através de um grupo de fabricantes e locadores associados.
  • A ALEC participa da ABNT
  • A ALEC tem um grupo de trabalho de elevadores dentro da ABNT para revisão da norma NBR 16200. O conflito entre as normas gera insegurança para a aplicação desses equipamentos e a fiscalização acaba adotando critérios distintos, cada região tem um entendimento diferente.
  • ALEC participa do CPR - comitê permanente regional
  • A ALEC fornece apoio técnico à CPR, comitê tripartite formado por empregados, empregadores e governo que trabalham no sentido de discutir e negociar assuntos relativos à segurança e saúde na construção, elaborando normas e procedimentos para a NR-18.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL