Em 2017, a Cemex Ventures, a divisão de capital de risco corporativo da multinacional mexicana de materiais de construção CEMEX, realizou a primeira competição de startups de construção com o objetivo de investir em startups inovadoras que acelerariam a revolução do setor. Para acompanhar a iniciativa, também foi publicada uma lista das 50 principais empresas emergentes de Contech desde 2019.

Gonzalo Galindo, de Cemex Ventures.

Gonzalo Galindo, diretor da Cemex Ventures, conversou com a International Construction sobre o sucesso da competição de startups, tendências da indústria e porque a tecnologia é o futuro da construção.

Pode nos contar sobre a história da competição?

Na Cemex Ventures identificamos as áreas de oportunidade na indústria da construção onde a inovação era necessária e criamos o Construction Startup Competition que é a nossa convocatória anual onde convidamos a participar todos os empreendedores da construção que oferecem soluções inovadoras para os maiores desafios do setor.

Os participantes começam nossa Startup Journey. Após uma avaliação inicial de seu negócio e situação, eles têm a oportunidade de obter suporte personalizado de nossa equipe de especialistas, têm acesso a investimentos de capital, comercializam e expandem seus mercados testando e direccionando suas soluções, além de impulsionar as soluções de Cemex.

Como tem sido o interesse das empresas?

A incrível participação das quatro primeiras edições deste desafio o tornou a maior e mais importante competição de startups do setor de construção.

Desde nossa primeira edição em 2017, vimos um grande aumento na participação. Em 2020 tivemos um aumento de 30% em relação a 2019, com mais de 1.500 empreendedores inscritos desde 2017. Além disso, vimos mais países representados na competição e a qualidade dos projetos desenvolvidos pelas startups que avaliamos também aumentou significativamente.

Nessa viagem a novas tecnologias, onde está a construção?

Percorremos um longo caminho no desenvolvimento e identificação de novas soluções inovadoras para a indústria da construção nos últimos anos, mas ainda há um longo caminho a percorrer. No momento, estamos prestando muita atenção aos novos métodos de construção, soluções sustentáveis ​​e otimização na gestão da cadeia de abastecimento. Por exemplo, em 2020, rastreamos nossos investimentos na GoFor Industries, uma fornecedora de soluções de logística de última milha.

Nosso outro investimento de acompanhamento foi o StructionSite, software que usa câmeras para capturar imagens e vídeos de locais de trabalho de construção, que podem ser interligados para tours remotos do projeto, bem como para acompanhar o progresso da construção e o controle de qualidade. Nem é preciso dizer que uma solução que possibilitou o trabalho remoto no canteiro de obras foi muito útil ao longo de 2020 e continuará ganhando ainda mais relevância em 2021.

Da mesma forma, para atingir a meta da Cemex de oferecer concreto líquido zero até 2050 e responder ao apelo global para reduzir o impacto negativo que a indústria tem sobre o meio ambiente, também estamos procurando estreitamente com startups oferecer soluções sustentáveis. Fizemos parceria com novas empresas e modelos de negócios como Arqlite, Carbon Clean e Carbon Upcycling Technologies, que estão trabalhando para dar ao plástico uma segunda vida criando concreto leve a partir dele, aprimorando a tecnologia de captura de CO2 e desenvolvendo um concreto com baixa pegada de carbono.

Quais tendências são vistas nas Top 50 Contech Startups de 2020?

A lista 2020 Top 50 ConTech Startups nos permite ver centenas de empreendedores revolucionários que estão cientes dos desafios que enfrentamos hoje na indústria e querem impulsionar a inovação no setor, resolvendo o assunto com as próprias mãos e apostando em suas soluções. No mínimo, isso mostra que, embora a inovação na construção demore para dizer “Olá, estou aqui”, o setor tem um futuro promissor pela frente.

Na lista de 2020, adicionamos uma nova categoria: segurança e sustentabilidade. Devido à pandemia global, muitas empresas estão investindo em segurança e soluções que antes estavam nas últimas posições e que agora emergem das sombras e se tornam nos atores principais. A meta de segurança se tornará uma boa aposta em 2021, assim como todos os esforços de sustentabilidade.

No entanto, as outras três categorias são igualmente importantes e permaneceram em nossa lista pelo segundo ano consecutivo: gerenciamento da cadeia de suprimentos, produtividade do projeto de construção e novos materiais e métodos de construção.

A Arqlite produz cascalho artificial produzido Integralmente com plástico reciclado, tornando-o três vezes mais leve e dez vezes mais isolante do que o cascalho convencional. Imagem cortesia de Arqlite

Da mesma forma, o ecossistema de investimentos da Contech floresceu incrivelmente nos últimos anos, sendo o 2020 um ano recorde, com mais de US $ 1,3 bilhão de investimentos em novas empresas de construção. Estamos no jogo desde 2017, onde menos de dez outros capitais de risco corporativos estavam participando conosco. No ano passado, surgiram mais de 30 investidores corporativos e agora também apostam nas startups da Contech, um claro indicador de que o ecossistema está crescendo. Envolver mais empresas na Contech permite que as startups cresçam e comercializem, resolvendo os desafios da indústria, tornando-as ainda mais promissoras para o futuro.

Histórias de sucesso

Alguns participantes proeminentes das edições anteriores:

Modulous (Vencedor do 2020 no Reino Unido) : Software de design generativo e kit padronizado de peças para projetar e entregar casas saudáveis, sustentáveis ​​e acessíveis por meio de uma rede distribuída de parceiros de montagem locais.

Soil Connect (2020 participante dos EUA): Mercado digital que conecta trabalhadores da construção que precisam se livrar da sujeira e agregados de projetos de demolição com aqueles que precisam para novos projetos.

Arqlite (vencedor da Argentina em 2019): cascalho artificial produzido inteiramente com plásticos reciclados, tornando-o três vezes mais leve e dez vezes mais isolante que o cascalho convencional.

Ipsum (vencedor de 2017 do Chile): uma plataforma colaborativa para a gestão de projetos de engenharia e construção baseada em tecnologias BIM.

Prysmex (vencedor de 2017 do México): oferece uma solução capaz de detectar e ajudar a prevenir acidentes de trabalho através da Internet das coisas e coleta de dados em tempo real.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL