Dados que impulsionam as máquinas

A medida que más empresas de construcción comienzan a ver los beneficios y los datos telemáticos se vuelven más fácilmente disponibles, los expertos en tecnología dicen que su uso en la construcción se está generalizando. Conforme mais empresas de construção começam a ver os benefícios e os dados telemáticos se tornam mais facilmente disponíveis, os especialistas em tecnologia dizem que seu uso na construção está se tornando mais difundido (Foto: Adbostock / Blue Planet Studio)

Dados de uso de combustível, dados de emissões de carbono, dados de tempo de parada, mesmo quais máquinas uma empresa está contratando e onde estão no momento, poderiam ser usados para fornecer informações valiosas para o funcionamento de uma empresa. Cada vez mais, os empreiteiros estão reconhecendo a importância dos dados e como eles podem fornecer informações relevantes para a tomada de decisões. Em última análise, os dados permitem que eles vejam o “quadro geral”.

Compreender o ambiente operacional de um local de trabalho e, mais importante, quais informações críticas da máquina são necessárias para apoiar as decisões, vem com a experiência. O canteiro de obras é único, pois muitas vezes existem várias marcas e modelos de máquinas, cada um com seu próprio conjunto de parâmetros-chave. Além da localização, todos os tipos de máquinas têm diferentes métricas operacionais que o empreiteiro quer monitorar para um ótimo desempenho e eficiência.

Informações sobre tipo de planta, localização, rotas percorridas, pontos críticos de atividade, revoluções e horas de operação. Todos podem ajudar a monitorar a utilização, a eficácia e o tempo de inatividade sem nenhum esforço manual ou a necessidade de sair do escritório e vê-lo com seus próprios olhos.

A maioria dos OEMs inclui sensores que transmitem informações em tempo real como padrão em novos modelos de máquinas de construção de grande porte. Estes dados telemáticos são disponibilizados para que os proprietários façam o download para rastrear a localização da máquina, velocidade, consumo de combustível e carga do motor, entre outras coisas.

Para empresas de aluguel, a telemática pode fornecer informações vitais sobre a localização exata de suas frotas e informações em tempo real sobre questões de segurança e manutenção, bem como se ela está sendo usada corretamente.

De acuerdo con Trimble, cuando los contratistas seleccionan un socio telemático buscan experiencia, soporte de flota mixta y una plataforma confiable. De acordo com a Trimble, quando os contratantes selecionam um parceiro telemático, eles estão à procura de experiência, suporte de frota mista e uma plataforma confiável (Foto: Trimble).

E para empresas de construção, as informações podem ser usadas para monitorar todo tipo de coisa, incluindo emissões de carbono, consumo de combustível, comportamento do operador e rastreamento por GPS.

Diferentes fontes de dados

Dentro da oferta da Trimble está a WorksIQ, que, de acordo com Michael Granruth, gerente de desenvolvimento comercial, análise de equipamentos da Trimble OEM Solutions, é a principal solução telemática vendida através de OEMs de construção. “A WorksIQ está estruturada para atender às necessidades do OEM, do distribuidor OEM e do cliente final, todos com necessidades únicas. Por exemplo, o OEM precisa de informações sobre as máquinas para apoiar as decisões internas de engenharia, enquanto o revendedor OEM se concentra nas peças da máquina, serviço e manutenção. O usuário final precisa de uma solução que o ajude a monitorar e analisar a produtividade e a utilização de sua frota. Trimble WorksIQ atende a todas essas necessidades”, diz ele.

O Trimble WorksIQ é também um ponto de entrada para as soluções Trimble WorksManager e Trimble WorksOS de produtividade e gerenciamento de dados no local de trabalho, que podem ser facilmente adicionadas à assinatura do WorksIQ, se o cliente assim o exigir.

“Em nossa experiência, quando os empreiteiros selecionam um parceiro telemático para sua frota, eles buscam três coisas fundamentais: experiência no setor, suporte a frotas mistas, plataforma confiável e extensível que permite soluções adicionais de valor agregado”, diz Granruth.

Enquanto a maioria dos OEMs de construção oferecem suas próprias soluções telemáticas instaladas de fábrica para fornecer informações básicas da máquina, suas soluções tendem a focar na máquina e não no canteiro de obras. “O desafio para o usuário final/contratante é que eles querem visualizar e gerenciar os dados com base no desempenho geral do local de trabalho, não no desempenho da máquina. Em um ambiente de frota mista, isto exige que o usuário final faça logon em múltiplos sistemas e, em muitos casos, correlacione manualmente os dados em programas como o Microsoft Excel. Uma única visão agregada das informações, independentemente da marca ou modelo da máquina, é uma obrigação”, adverte ele.

Conectar la oficina con el campo y administrar datos y activos tecnológicos, es uno de los objetivos de Trimble WorksManager. Conectar o escritório ao campo e gerenciar dados e ativos tecnológicos é um dos objetivos do Trimble WorksManager (Foto: Trimble).

Neste sentido, enquanto a telemática no sentido tradicional trata de máquinas, existe um conceito mais amplo que trata de dados centrados no canteiro de obras, algo que a Trimble chama de Construção Conectada: uma série de soluções tecnológicas, conectadas digitalmente através da nuvem, para fornecer visibilidade completa de todos os aspectos do trabalho que está sendo realizado em um canteiro de obras. Isto permite que os usuários tomem decisões de projeto e construção baseadas em dados para melhorar a produtividade, qualidade, transparência, segurança e sustentabilidade”. Isto é particularmente importante quando se trata de monitorar e reduzir as emissões de CO2. Cada vez mais, vemos a necessidade dos clientes de informar sobre as operações no local no contexto das emissões de carbono. Tendo uma visão holística do local de trabalho, ao invés de uma visão de uma única máquina, é possível atender a estes requisitos”.

O que a telemática pode dizer

medida que mais empresas de construção começam a ver os benefícios e os dados telemáticos se tornam mais facilmente disponíveis, os especialistas em tecnologia dizem que seu uso na construção está se tornando mais difundido.

Outro grande participante na indústria de soluções de tecnologia de construção é Topcon, e os serviços da empresa incluem Topcon Tierra, uma solução de gerenciamento remoto de ativos baseada na web projetada para ajudar os proprietários de equipamentos e gerentes de frota a reduzir custos de combustível e emissões, melhorar a segurança das máquinas, otimizar os cronogramas de manutenção e gerenciar a utilização dos equipamentos.

De acuerdo con Diogo Martins, Topcon Tierra ofrece visibilidad y control total de sus activos De acordo com Diogo Martins, Topcon Tierra oferece total visibilidade e controle de seus ativos (Foto: Topcon).

Os empreiteiros devem procurar um sistema telemático que complemente e aprimore seus fluxos de trabalho atuais”, disse Diogo Martins, gerente sênior de negócios para a América Latina do Topcon Positioning Group. Também deve funcionar bem com o resto da tecnologia de sua frota. Se você está considerando atualizar seu equipamento, primeiro você vai querer ter certeza de que os componentes de hardware são compatíveis com sua máquina. Uma das coisas mais importantes é encontrar o plano de assinatura correto”.

“Você vai querer poder tirar proveito dos relatórios de utilização do equipamento, histórico de localização, dados de eficiência operacional e manutenção planejada. O poder analítico desses relatórios lhe dará informações fundamentais para a gestão da frota e, em última análise, melhorará seus resultados”, continua o executivo.

Compreender os dados e o que fazer com eles é essencial. A este respeito, Martins aponta que o Topcon Tierra é uma aplicação web fácil de usar projetada para fornecer informações de forma compreensível, de modo que os gerentes de frota possam se concentrar no que é acionável. Por exemplo, olhando os dados do sensor ou do barramento CAN pode dar ao gerente de frota uma imagem clara das horas ociosas em uma máquina. Isto os ajuda a determinar quais máquinas não estão sendo utilizadas durante certas operações, permitindo-lhes reavaliar a utilização das máquinas nos locais de trabalho em tempo real e redistribuir as máquinas que estão sendo subutilizadas.

“Os dados telemáticos também são úteis quando da elaboração de licitações. A paisagem é mais competitiva do que nunca, portanto, quanto mais informações você tiver à sua disposição, melhor. Com os dados corretos de utilização do equipamento, um empreiteiro pode superar seus concorrentes e ainda maximizar sua lucratividade”, diz ele.

Próximos passos

A tecnologia cresceu exponencialmente em um tempo muito curto, permitindo aos empreiteiros resolver problemas mais rapidamente e de forma mais inteligente do que nunca. Os dados telemáticos afetam todos os aspectos de uma empresa de construção, desde a utilização dos ativos até a satisfação do funcionário/operador. “Em última análise, trata-se de melhorar o ROI e reduzir o custo total de propriedade ao longo da vida útil de uma máquina, mas a verdadeira palavra mágica é tempo de atividade”, diz Martins. “Penso que a tecnologia continuará a evoluir no mesmo ritmo que outras tecnologias emergentes”. Veremos maior conectividade e suporte para a rápida evolução da Internet das Coisas e locais de trabalho conectados do futuro. A tecnologia de IA de ponta e a análise preditiva ajudarão os gerentes de frota a antecipar falhas de componentes antes que elas aconteçam, o que aumentará ainda mais o tempo de atividade do equipamento. Esta é realmente uma nova era de inteligência empresarial na indústria da construção, e estamos sempre ansiosos pelo que vem a seguir”, conclui ele.

Por sua vez, Granruth comenta que com a proliferação de redes sem fio de alta velocidade como a 5G, a capacidade de enviar rapidamente grandes quantidades de dados a um custo relativamente baixo se tornará mais comum. “Relatórios de dados mais freqüentes permitirão aos sistemas back-end tomar melhores decisões com base no simples fato de que mais pontos de dados estarão disponíveis”, diz ele.

Além disso, com o aumento do poder computacional (processadores mais rápidos/memória mais rápida) nos próprios dispositivos telemáticos, a computação de ponta se tornará mais comum. “A computação de borda permite que as decisões sejam tomadas na máquina e não no back office e será fundamental, pois os algoritmos de aprendizagem da máquina e a IA são introduzidos na própria máquina. A adoção de máquinas autônomas também exigirá dispositivos telemáticos mais potentes. Ao processar rapidamente vários fluxos de dados de uma variedade de fontes na máquina em tempo quase real, evitando problemas de latência da rede, é possível operar essas máquinas com segurança sem um operador”, fecha o executivo.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL