Costa Rica: relatório pré-engenharia mostra grande retrocesso

Estudo anual realizado pela Câmara Costarriquenha de Construção (CCC), que analisou o estado de 29 infraestruturas viárias relevantes projetos para o país, revela um grande retrocesso na pré-engenharia ou etapas anteriores à construção das obras públicas.

Os projetos incluídos no estudo mostram um avanço geral de apenas 3,03%, enquanto para maio de 2020 foi de 11,9%. De acordo com o documento, “parece que o efeito da pandemia Covid 19 e o teletrabalho afetaram muito o desenvolvimento da pré-engenharia dos projetos analisados”.

“Os resultados da Matriz de Infraestrutura nos mostram a necessidade de o tema ser levado a sério pelo próximo governo. Os atrasos nas obras de infraestrutura viária se traduzem em altos custos que todos os costarriquenhos assumem, em um momento em que precisamos do uso eficiente e responsável dos recursos públicos ”, disse Carlos Trejos, presidente do CCC.

A matriz, elaborada pelo Comitê de Infraestrutura do CCC, a partir de uma lista de 14 etapas anteriores à construção de um empreendimento, reflete o estado atual da pré-engenharia dos principais projetos para o país.

Foram avaliadas cada uma das etapas que os projetos devem cumprir antes de receber uma ordem de início e avalia a gestão das administrações calculando as percentagens de evolução etapa a etapa.

Estudo:

As etapas em análise compreendem, entre outras: anteprojeto, viabilidade financeira, projetos e estudos, viabilidade ambiental, alvarás, realocação de serviços públicos, desapropriações, elaboração de pôster, licitações e recursos, adjudicação, elaboração do contrato, endosso e ordem de início.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL