Como fazer a manutenção adequada do equipamento?

A Construção Latino-Americana conversou com Vladimir Machado, especialista de Produto da Link-Belt Latin America, para saber o que a empresa está fazendo em termos de manutenção

Link-Belt se ha preocupado que los puntos de inspección diarios puedan realizarse desde el nivel del suelo. Link-Belt garantiu que os pontos de inspeção diária pudessem ser realizados a partir do nível do solo (Foto: Link-Belt).

Quais os principais fatores considerados durante a manutenção de um equipamento?

Não existe uma receita pronta, mas podemos considerar alguns fatores, que ajudam na manutenção de um equipamento. Primeiramente, o que deve ser considerado é algo simples, mas muito importante: o conhecimento sobre o equipamento que está sendo operado. Para isso, temos os manuais de operação dentro da cabine, os quais possuem detalhes importantes de segurança, operação e manutenção.

Outro ponto considerado é a relação custo versus qualidade das peças, pois atualmente temos uma grande variedade de fornecedores e preços. No entanto, o que deve ser observado é o tempo de vida útil das peças com relação ao preço. Isso porque a hora de uma máquina parada, em muitas vezes, supera o custo de uma peça original, sendo que esta irá te dar uma disponibilidade mecânica muito maior do que utilizando uma peça de menor qualidade.

Local de manutenção: aqui estamos falando das instalações, ferramentas e dos equipamentos de suporte que vão te dar uma maior eficiência, um menor tempo de intervenção e serão capazes de garantir a segurança dos colaboradores envolvidos e, consequentemente, uma melhor qualidade na manutenção.

Para finalizar, temos também os recursos do próprio equipamento: aqui estamos falando de itens que auxiliam na operação de manutenção, como a chave geral de energia que possibilita o bloqueio, o plugue verde que elimina vazamentos e acidentes com o fluido do equipamento, a medição das diversas pressões da máquina e do motor, como as energias envolvidas no funcionamento. Todos esses recursos estão presentes na linha X3E e são mostradas no painel monitor. Ou seja, sem a necessidade de expor o colaborador ou tomar muito tempo no diagnostico/intervenção.

Quais são os principais indicadores de uma manutenção diária, semanal, trimestral?

As manutenções são um dos pilares mais importantes da indústria e com relação às máquinas da linha amarela não é diferente. Cada fabricante possui pontos específicos de inspeção que são de forma mais eficiente, por meio do horímetro da máquina. Porém podemos dizer que, em geral, temos alguns indicadores gerais:

Nas inspeções diárias, é preciso verificar os níveis de fluido, drenar o pré-filtro de combustível e verificar o filtro de ar, realizar a limpeza do material rodante e a inspeção visual dos roletes, verificar as mangueiras do equipamento e realizar a lubrificação dos pontos, conforme a orientação do fabricante. No caso da Link-Belt, como temos um sistema de lubrificação estendida em pontos importantes como braço e lança, se faz a cada 1000 horas.

A cada 500 horas, deve-se lubrificar a coroa de giro e rolamento da mesa, trocar o óleo do motor e trocar filtros de combustível e do motor. Já a cada 1000 horas, é preciso lubrificar o sistema de braço e lança, trocar o óleo do redutor e da engrenagem de giro, os filtros de ar da cabine, além dos itens diários.

Por fim, a cada 5000 horas, além dos itens a serem verificados e inspecionados anteriormente, deve-se fazer a troca do óleo hidráulico.

Mas lembrando que existem outros pontos que constam em manuais dos diversos fabricantes e que devem ser incluídos e considerados, conforme a recomendação.

O que a Link-Belt está fazendo para facilitar a manutenção de seus equipamentos?

A Link-Belt tem trabalhado para facilitar a manutenção diária e programada dos equipamentos e um dos pontos principais é proporcionar acesso a todos os pontos de serviços de rotina ao nível do solo. Isso inclui fácil acesso a baterias, filtros de combustível, de óleo do motor, de ar de dois elementos e do ar-condicionado da cabine. Não podemos deixar de citar também as telas de proteção do radiador de fácil limpeza e o plugue verde, um dispositivo que facilita a troca de óleo, evitando vazamentos e oferecendo rapidez no processo.

Outra ação promovida pela fabricante para facilitar a manutenção está ligada à identificação e à prevenção de paradas não programadas. Sempre que uma ocorrência é verificada, seja pelos filtros obstruídos ou por água no combustível, por exemplo, o operador é informado, por meio do painel de LCD instalado na cabine do equipamento, assim como através do Remote Care. Para manter a manutenção sempre focada na prevenção e predição, o motor possui um mecanismo que faz com que ele seja desligado, preservando a escavadeira, evitando assim a manutenção corretiva.

O suporte oferecido aos clientes pela equipe técnica da Link-Belt também integra as iniciativas da empresa para otimizar o serviço de manutenção. A companhia conta com um centro de distribuição de peças e um depósito com uma infraestrutura completa e alta capacidade de armazenamento e logística. O local possui uma área útil de 1500 m² e reúne cerca de 60mil peças originas em estoque.

O nosso departamento de Suporte ao Cliente tem como prioridade atender com agilidade o cliente em campo. Detectada a urgência, a equipe interna aciona a logística para que as peças possam ser entregues, o mais rápido possível.

De que maneira, a telemetria contribui para uma manutenção mais adequada?

Posso afirmar que a telemetria se tornou uma tecnologia obrigatória nas escavadeiras. Esse recurso proporciona um profundo conhecimento da equipe de gestão de frota sobre o desempenho da máquina durante a operação e o melhor momento para as paradas programadas e intervenções pontuais.

Desta forma, é possível não só antecipar eventuais ocorrências, como programar as manutenções dentro dos prazos especificados, acompanhar e conhecer o modo de operação de cada colaborador, orientando sobre a operação e os pontos de manutenções e inspeções que devem ser realizados. Sendo assim, a telemetria contribui para que a manutenção seja um processo extremamente assertivo, uma vez que será certeira no diagnóstico irá reduzir o tempo gasto com as revisões.

Além disso, ela integra a iniciativa das grandes fabricantes de equipamentos pesados de potencializar o controle das operações.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL