Como escolher um equipamento de hidrodemolição

10 August 2020

Aquajet_KeyComponents_2

A hidrodemolição oferece uma série de benefícios. Da produtividade à tranquilidade, os profissionais de demolição de estruturas de concreto vêm tendo muito sucesso com este método robotizado. Mas, nem todas as máquinas de hidrodemolição são iguais, e maximizar a segurança significa olhar além das aparências externas.

Aqui, listamos cinco componentes essenciais para selecionar um robô de hidrodemolição:

1. Controle de distância

Manter uma distância de trabalho próxima e constante entre a boquilha e o concreto maximiza a eficiência. Imagine um pêndulo oscilante. O jato da maioria dos robôs de hidrodemolição funciona de maneira similar. Com um sistema padrão, os operadores podem experimentar até 10 polegadas (25,4 cm) de variação à medida que o jato de água se move entre as extremidades esquerda e direita pela superfície de trabalho. Esta variação conduz a uma perda de até 20% da energia antes que a água golpeie o concreto, o que reduz em grande medida a produtividade e aumenta o desperdício.

Os robôs de hidrodemolição de fabricantes líderes na indústria com sistemas avançados podem manter uma distância pré-estabelecida desde a boquilha até a superfície do concreto, independente do ângulo de ataque do jato de água, o que permite uma remoção precisa e controlada do concreto por sobre toda a superfície trabalhada. Isto economiza energia e elimina o concreto de maneira mais eficiente tanto por cima como por baixo da armadura de reforço. Em geral, este sistema permite aos operadores eliminar de maneira efetiva 20% a mais de concreto por hora, em comparação com sistemas padrão, o que acresce à economia de energia e combustível, e aumenta a produtividade.

2. Boquilhas de cerâmica

As boquilhas ineficientes geram perda de tempo e aumentam os custos operacionais. O aço pode ser mais forte do que a cerâmica, mas não quando se trata de boquilhas para aplicação de hidrodemolição. Dependendo da qualidade da água, as boquilhas de cerâmica podem durar mais de 350 horas, em comparação às menos de 50 horas das boquilhas de aço padrão. Com aço, uma empresa precisaria substituir uma só boquilha mais de 10 vezes ao longo do tempo de vida útil de uma só boquilha de cerâmica, incorrendo em horas de inatividade desnecessária.

E mesmo que as boquilhas de aço estejam disponíveis a um menor preço do que as de cerâmica, as trocas frequentes significam que as empresas terminam gastando entre US$ 300 e US$ 1 mil em boquilhas de aço antes de substituir uma só de cerâmica. Isto se traduz em milhares de dólares ao longo da vida útil do equipamento.

Aquajet_KeyComponents_1[1]

3. Gestão robótica informatizada

O controle é necessário para ser eficiente, e a eficiência conduz ao lucro. Os robôs de hidrodemolição com um sistema de controle robótico avançado e intuitivo dão aos operadores níveis futuristas de precisão. Usando tecnologia de ponta, estes sistemas permitem operar em profundidades diferentes numa única passada. Um painel de visualização de última geração usa símbolos claros e simples, combinados com texto em vários idiomas, para facilitar a programação das operações mais avançadas, incluindo figuras geométricas como círculos, triângulos, quadrados e losangos.

4. Versatilidade

Os acessórios são vitais para maximizar o valor de um robô de hidrodemolição. Em todas as aplicações, os acessórios aumentam as capacidades do robô, e ajudam as empresas a completar projetos desafiadores em áreas difíceis de alcançar ou sob condições perigosas.

Procure por equipamentos com um conjunto completo de acessórios para uma versatilidade máxima. Ele pode incluir kit de extensão para ampliar o alcance do robô. Apesar disso, dependendo do caso em questão, pode incluir roto-lanças para a preparação da superfície ou acessórios circulares para a remoção do concreto ao redor de pilares e colunas. Alguns fabricantes também oferecem kits especiais para aplicações em tubulação e túneis.

5. Transporte sem complicações

Aquajet_KeyComponents_3

O rebocamento agrega custos à operação. Alguns fabricantes oferecem uma solução única com um sistema de motor e bomba de alta pressão autônomos. Localizados dentro de um contêiner de 20 pés, estas unidades compactas abrem a possibilidade de transporte do robô e seus acessórios, eliminando por completo a necessidade de um reboque para transportar. Uma vez no local de serviço, estas unidades podem proporcionar uma área de trabalho segura, com comodidades como um banco de trabalho, e dando aos responsáveis um bom espaço para manutenção e armazenagem de peças.

Também existem unidades avançadas de funcionamento silencioso que reduzem ainda mais os custos gerais. Estas unidades podem reduzir o tempo de inatividade em até 50%, enquanto operam a até 3.000 bar (43.511 psi) e entregam grande potência para aplicações de hidrodemolição, como a renovação do concreto e a reparação de rodovias e pontes.

Como com qualquer equipamento, a segurança e a produtividade dos robôs de hidrodemolição dependem das características disponíveis. Para uma máxima eficiência, busque um fabricante inovador para as máquinas mais avançadas.

 

* Richard von Harpe é gerente da Aquajet para América Latina e Caribe.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL