Como escolher o pneu certo

12 May 2020

Os pneus são um dos elementos de segurança mais importantes em um veículo, e a mesma importância se aplica nos equipamentos de construção. A escolha correta e uma manutenção adequada, além de dar maios segurança na operação, permitem uma maior produtividade.

A Construção Latino-Americana conversou com Eric Matson, global field engineering manager da Goodyear OTR, a respeito do que se deve considerar na hora de escolher um pneu, e as últimas novidades da marca

Quais os principais fatores a considerar ao comprar um pneu?

Action shot RL-4K_HighRes_25315

Carregadeira com pneus Goodyear RL-4K.

Os clientes primeiro devem saber o tipo de trabalho que se demandará do pneu. Se as condições são demandantes de mais tração, então deverão escolher um pneu que tenha um padrão da banda de rodagem mais aberto, que tenha mais ‘mordida’. Por outro lado, se as condições são rochosas e mais severas, o corte pode ser um problema, o que demandaria um pneu com banda de rodagem mais profunda. Nesse caso, também pode ser necessário borracha para proteger a carcaça. Isto se aplica à maioria dos equipamentos de construção, como carregadeiras, caminhões articulados e caminhões rígidos.

Que tipo de testes se realizam com seus pneus antes de sair ao mercado?

Os pneus Goodyear são testados para proporcionar o rendimento ótimo tanto em termos de desgaste como de produtividade para ajudar a maximizar a eficiência dos equipamentos.

Quanto tempo leva entre o pedido e a obtenção do produto?

A entrega de um pedido pode variar segundo o país que produz os pneus. Por exemplo, os pneus Goodyear podem provir de plantas no Brasil, Estados Unidos, Europa ou Ásia Pacífico. A Goodyear utiliza sua capacidade de produção global para fornecer pneus a seus clientes de maneira mais rápida e eficiente.

Como está sua red de distribuidores na América Latina?

A Goodyear tem uma sólida rede de distribuidores que trabalha em estreita colaboração com nossas equipes de vendas regionais, assim como com nossa equipe global de engenharia de campo, para responder eficazmente às necessidades dos clientes.

Como se compõe sua linha de pneus?

A Goodyear OTR ofrece uma ampla linha de pneus diagonais e radiais. Fabricamos os pneus de mineração industriais e subterrâneos menores em 15 e 20 polegadas, assim como os pneus de mineração massiva de classe ultra grande, em 57 e 63 polegadas.

Há planos para tamanhos maiores?

Não há plano hoje para aumentar a linha para além de 63 polegadas. Não obstante, a Goodyear continua monitorando a demanda da indústria e trabalhando para satisfazer as necessidades de seus clientes.

O que pode anunciar em termos de novas tecnologias?

GP-4D

O GP-4D é especialmente indicado para caminhões articulados e pás carregadeiras.

A Goodyear está constantemente buscando novas tecnologias para melhorar a eficiência do veículo no transporte de carga, funcionamento em frio, durabilidade melhorada e mais.

Quais são os produtos mais recentes?

A Goodyear tem uma variedade de produtos e soluções, entre os quais se destacam:

• O AS-3A, para uso durante toda a temporada em motoniveladoras, carregadeiras e caminhões articulados.

• O novo RH-4A + em 49, 57 e 63 polegadas, para grandes caminhões de pedreira e minas.

• O EMTrack da Goodyear é um sistema de monitoramento significativamente melhorado que permite uma compilação mais rápida e precisa dos dados críticos dos pneus, como a profundidade da banda de rodagem, os níveis de inflado e outros indicadores, o que ajuda a otimizar a vida útil dos pneus, além de ajudar com o prognóstico de pneus OTR e orçamentos.

• O Goodyear TPMS Heavy Duty: uma solução que permite controle preciso e em tempo real do rendimento dos pneus. A solução, em combinação com os pneus e serviços premium Goodyear, ajuda as frotas OTR a otimizar o rendimento dos pneus, reduzir o tempo de inatividade e melhorar o custo total de propriedade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL