Codelco estende uma de suas divisões por quase meio século

17 May 2021

A estatal chilena de cobre Codelco iniciou nesta quarta-feira as obras de construção do projeto Rajo Inca, em sua divisão de Salvador na Região de Atacama (Chile), que terá um investimento de US $ 1.383 milhões, conforme informa a empresa por meio de um comunicado. A iniciativa prolongaria a vida útil do depósito até 2068.

División Salvador, de Codelco

A inauguração das obras do empreendimento contou com a presença do Presidente do Conselho da Codelco, Juan Benavides, e do Presidente Executivo, Octavio Araneda. “Este projeto tem que ser o exemplo mais moderno da Codelco, o mais avançado, as melhores práticas, o mais competitivo. Fico feliz que esta divisão esteja estendendo sua vida útil por mais 47 anos”, disse Benavides.

Araneda, por sua vez, enfatizou que “é realmente muito gratificante que possamos estar lançando este projeto que permitirá que El Salvador seja projetada como uma divisão mais moderna e produtiva que ajudará a região do Atacama”.

A iniciativa estrutural da Codelco envolve, em primeira instância, um período de prestripping, que tem a ver com a extração de rochas sem valor comercial que atualmente cobrem as reservas minerais de interesse. Essas obras devem começar nas próximas semanas com o objetivo de produzir 90 mil toneladas no primeiro semestre de 2023.

A esse respeito, o gerente geral da Codelco Salvador, Christian Toutin, especificou que a primeira etapa de prestripping deve ser capaz de retirar 125 milhões de toneladas de escória em um período de 22 meses.

Deve-se notar que, entre as principais obras do projeto, destaca-se a melhoria das plantas hidrometalúrgicas e concentradoras; além da expansão do depósito de rípios, a melhoria dos canais de rejeitos e do aumento da capacidade do depósito de rejeitos do setor Pampa Austral.

A previsão é de que a fase de construção do projeto demande mais de 2.400 pessoas, aumentando a empregabilidade da região em 9%, gerando também um aumento de 3% do PIB regional assim que entrar em operação.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL