Chile prepara plano para atrair investimentos

26 September 2022

O governo chileno, liderado pelo presidente Gabriel Boric, lançou um plano para atrair investidores para o país. Assim, através de 28 medidas, o país procura aumentar o investimento em 5 pontos percentuais durante 2023.

Logo Ministerio Obras Públicas Chile Concesiones

O Plano Vamos investir no Chile é um pacote de medidas que inclui várias propostas para impulsionar a economia e reativar o investimento através de seis linhas de ação: incentivos fiscais para o investimento privado; melhorias no acesso ao financiamento; melhoria do investimento público; promoção do investimento estrangeiro; melhoria da eficiência dos procedimentos nos regulamentos e autorizações; e parcerias público-privadas para investimento.

Com relação ao aumento do investimento público em 2023, o governo afirma que “os gastos básicos com investimento público crescerão 10% até 2023, em comparação com 2022”. Ao mesmo tempo, será desenvolvido um Programa de Infraestrutura para o Desenvolvimento no valor de US$ 1,84 bilhão. Com isso, o investimento público total acumulará um crescimento de 30% em 2023, em comparação com 2021”.

Concessões 2022-2026

É neste contexto de crescimento e busca de investimento que o Ministério de Obras Públicas promoverá esta semana um programa de concessões para o período 2022-2026 que alcançaria US$13.258 milhões. O programa inclui concursos para estradas, aeroportos, bondes, prisões, fábricas de dessalinização e trens (como a ligação ferroviária de longa duração entre Santiago e Valparaíso).

O ministro da pasta, Juan Carlos García, destacou que estas iniciativas terão como eixos principais o desenvolvimento nas regiões e contribuirão para a redução da desigualdade em nível nacional.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL