Chile estabelece Plano Nacional de Inverno

18 June 2021

Plan Nacional de Invierno

O Ministério de Obras Públicas do Chile, MOP, divulgou o Plano Nacional de Inverno, que inclui mais de US $ 202 milhões em projetos de infraestrutura de diversos tipos. Este valor representa 78% a mais de dinheiro alocado para este tipo de iniciativa em relação ao ano passado.

Esse aumento é parte do fato de que muitas dessas obras também estão inclusas no plano de recuperação econômica que o governo chileno está executando para fazer frente à crise econômica derivada da pandemia. “Este ano, embora tenhamos um déficit de água caída em relação à média, os especialistas preveem que cairá um pouco mais de água do que no ano passado e, portanto, o investimento que será feito é o maior já feito neste assunto” , explicou o subsecretário de Obras Públicas, Cristóbal Leturia.

Dessa forma, o objetivo é se adaptar aos efeitos do aquecimento global e enfrentar melhor o ataque do inverno. “A mudança climática está nos afetando fortemente. Cada vez os fenômenos climáticos são mais intensos e se repetem com mais frequência, causando, por exemplo, enchentes ou tempestades, e temos que estar preparados para isso. Por isso, ano após ano, o Ministério das Obras Públicas realiza manutenções e investimentos para melhorar a capacidade dos sistemas de águas pluviais, riachos e canais ”, disse Leturia. Alguns projetos Este plano contempla a limpeza da Quebrada de Ramón, a manutenção da rede primária de águas pluviais da Região Metropolitana de Santiago; Zanjón de La Aguada em Maipú e Cerrillos; os estuários de Carén em Pudahuel e Puangue, em Curacaví; além da conservação das defesas fluviais do rio Maipo, do estuário de Alhué e também do parque fluvial La Familia no rio Mapocho.

Também na região da capital chilena ocorrerão obras de canalização, como a construção da terceira etapa do Parque das Inundações Víctor Jara; as defesas do rio na Quebrada de Macul; as obras de controle aluvial em La Hondonada de la Quebrada de Macul, além do projeto de reforço de gabiões no rio Mapocho e a construção do Coletor Trinidad II na zona sul da capital.

Além disso, alguns estudos de engenharia e desenho estão sendo realizados em outros pontos críticos de Santiago, como Estero Las Cruces ou La Florida Rainwater System, entre outros. Longe da capital, evidencia-se a construção das obras de aluvião nos igarapés Seca, Santa Rosa, Esmeralda e Zofri, no extremo norte do país; além dos córregos Riquelme, El Toro, Huáscar, República e Tiro al Blanco, em Antofagasta e Las Pircas, no deserto do sul do Atacama.

Destaca-se também a construção de coletores de águas pluviais e obras fluviais nas cidades de Viña del Mar, Valparaíso, Linares, Chillán, Concepción, Tomé, Temuco, Valdivia, Puerto Aysén e Punta Arenas, segundo nota do MOP. Diversas outras obras de conservação de redes de águas pluviais, redes primárias e canalizações estão sendo realizadas ou terão início em todo o país.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL