Caterpillar supera 3 bilhões de toneladas movimentadas por caminhões autônomos

Cat 789D

A Caterpillar acrescentou 1 bilhão de toneladas de material movimentado por caminhões autônomos usando o Cat MineStar Command for Hauling, ultrapassando assim a marca de 3 bilhões de toneladas. Essa conquista é acompanhada pela expansão na variedade dos tipos de minérios movimentados de forma autônoma bem como a crescente oferta de caminhões de mineração Cat de diversos portes, incluindo caminhões de outros fabricantes equipados com o sistema autônomos da Caterpillar.

“Desde que ultrapassamos a marca de 2 bilhões de toneladas, nossos caminhões autônomos entraram em mais minas e foi o primeiro do mundo a operar em uma mina de ouro”, informa Jim Hawkins, diretor da Cat MineStar Solutions. “Desde que ultrapassamos o primeiro 1 bilhão de toneladas, nossa frota de caminhões autônomos expandiu quase 250%”, conta.

A Caterpillar tem frotas com o sistema de transporte autônomo (Autonomous Haulage System - AHS) operando em três continentes - América do Norte, América do Sul e Austrália - em 17 minas operadas por nove clientes distintos. Os minérios extraídos usando Cat Command for Hauling incluem ferro, areias betuminosas, cobre, carvão e ouro.

Cat 789D

A solução Cat Command for Hauling agora abrange os modelos de 190 a 360 toneladas (210 a 400 toneladas curtas). Os modelos de Caminhões Autônomos oferecidos incluem Cat® 789D, 793D, 793F, 797F e o 794 AC de 297 toneladas métricas com acionamento elétrico. Já os kits de retrofit do Command estão disponíveis tanto para os caminhões de mineração Cat quanto para caminhões de outros fabricantes e outros equipamentos de carregamento. Desde que os primeiros caminhões autônomos Cat foram encomendados em 2013, esses modelos AHS percorreram mais de 110 milhões de quilômetros - o equivalente a uma viagem de ida e volta em linha reta até Marte, sem acidentes com afastamento associados à operação automatizada do caminhão.

Os clientes que usam o Cat Command for hauling relatam ganhos significativos em produtividade e taxas de utilização do caminhão, com custos mais baixos por tonelada. Os clientes notaram uma produtividade até 30% maior.

“Continuamos reduzindo o tempo entre nossos principais marcos porque, desde o contrato inicial até a implantação total, melhoramos constantemente a eficiência de implementação do Cat Command. Considerando a consistência e tendência dos marcos anteriores, prevemos ultrapassar as 4 bilhões de toneladas movimentadas em um ritmo de tempo ainda mais rápido daquele que levamos para alcançar as 3 bilhões de toneladas”, disse Marc Cameron, vice-presidente da Caterpillar Resource Industries. “Olhando para o futuro, estamos planejando a expansão do Command for Hauling para incluir nosso caminhão de mineração Cat® 785 de 140 toneladas”, conclui Cameron.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL