Bureau Veritas: certificação verde para setor de construção civil

By Luciana Guimaraes27 January 2022

O Bureau Veritas, líder mundial em Teste, Inspeção e Certificação (TIC), lança no mercado brasileiro de Construção e Infraestrutura uma nova solução em sustentabilidade, atendendo a crescente demanda por edifícios verdes. A certificação BREEAM atesta o desempenho ambiental, social e econômico de um empreendimento imobiliário, utilizando critérios específicos para diferentes zonas climáticas e com adaptações locais. 

“Sustentabilidade é prioridade no Bureau Veritas e todas as nossas soluções são pensadas para contribuir para um desenvolvimento urbano responsável. A Certificação BREEAM garante a redução dos efeitos adversos de empreendimentos imobiliários ao meio ambiente, em escalas locais e globais, otimizando custos operacionais e promovendo o bem-estar e senso de coletividade dos seus ocupantes”, explica José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas.

Projetos de Green Building podem gerar economia de até 10,5% em despesas já no primeiro ano, alcançando cerca de 17% ao longo de cinco anos. Para reformas e revitalizações verdes, o retorno pode ser ainda maior. Construções BREEAM são reconhecidas como um ambiente mais sustentável, que aumentam o bem-estar das pessoas que vivem ou trabalham neles, ajudam a proteger os recursos naturais e tornam os investimentos imobiliários mais atraentes.

BREEAM, que traduzido do inglês significa Método de Avaliação Ambiental do Estabelecimento de Pesquisa de Edifícios, é uma metodologia reconhecida internacionalmente que distingue e reflete o valor em ativos de alto desempenho em todo o ciclo de vida do ambiente construído.

O processo de certificação inicia com uma análise preliminar para identificar as necessidades do projeto de acordo com os objetivos a serem alcançados. A partir disso, são avaliadas as implicações ambientais de novos edifícios, tanto na fase de concepção quanto na conclusão, considerando fatores como eficiência energética, consumo de água, reaproveitamento de materiais, gestão de resíduos, controle de carbono incorporado e promoção da saúde e bem-estar dos ocupantes. O trabalho resulta ainda no desenvolvimento de padrões de comparação, benchmarking e referência de sustentabilidade para todos os tipos de construção, possibilitando que proprietários, investidores, gestores e ocupantes de uma propriedade possam promover melhorias sustentáveis em intervenções futuras ou novos empreendimentos.

Atualmente, existem 430 mil construções BREEAM no mundo. No Brasil, a tendência é que ela se torne uma prática essencial, já que o conceito de construção sustentável tem se tornado cada vez mais atrativo para o mercado. Com quase 200 anos de atuação, o Bureau Veritas possui um relevante escopo de serviços e soluções verdes, o Green Line. Além do segmento de Construção e Infraestrutura, a empresa promove a sustentabilidade nos setores de recursos e produção, consumo e rastreabilidade, mobilidade e ética e governança.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Investindo no futuro da extração e mineração
O investimento está lentamente transformando o setor de extração e mineração em um setor com tecnologia mais integrada e equipamentos sustentáveis, escreve Andy Brown.
Equippo persegue o status de unicórnio
Michael Rohmeder espera que a última rodada de financiamento da empresa ajude a alcançar o status de unicórnio.
Automatizando e inovando o concreto com tecnologia
O cumprimento das metas de sustentabilidade está levando a indústria de concreto a inovar seus processos e a criar tecnologia “inteligente”.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL