Brasil condiciona financiamento de rodovia na Bolívia após conflito do Tipnis

01 November 2011

Carretera Tipnis - Bolivia

Carretera Tipnis - Bolivia

A nação brasileira está disposta a ampliar o financiamento de uma estrada de US$420 milhões na Bolívia cujo traçado criou uma crise política no país vizinho, mas exige garantias de que as obras não vão mais sofrer interrupções.

A construção da rodovia que abrirá uma saída ao Pacífico para as exportações brasileiras foi paralisada há alguns dias pelo presidente Evo Morales.

Segundo o jornal Valor Econômico, o Brasil está disposto a ampliar o financiamento de um desvio para evitar atravessar a reserva indígena Tipnis e que encareceria a obra da construtora brasileira OAS em aproximadamente US$250 milhões. Mas em troca exige algumas condições.

Cerca de 80% do custo da estrada está coberto pelo estatal BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), uma importante fonte de financiamento de obras de construtoras brasileiras por toda a América Latina.

O Brasil quer também que a Bolívia ofereça garantias sobre propriedade da terra aos produtores brasileiros de soja, que plantam cerca de 150 mil hectares no departamento boliviano de Santa Cruz, publicou o Valor.

Também espera que a Bolívia devolva cerca de quatro mil carros roubados e contrabandeados através da porosa fronteira.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL