Bolívia instala reator nuclear

Reactor nuclear Bolivia

Na última segunda-feira (26), a Bolívia realizou a cerimônia da primeira concretagem do primeiro Reator de Pesquisa Nuclear (RNI), que ficará localizado no meio do projeto do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Nuclear (CIDTN), na cidade de Alto, em oeste de La Paz.

Nesse sentido, Luis Arce, Presidente da Bolívia, participou do evento junto com alguns ministros e representantes da Corporação Estatal de Energia Atômica Rosatom, que é uma empresa russa, encarregada da construção da CIDTN. “Iniciamos as obras civis do terceiro componente, que é o Reator de Pesquisa Nuclear. Com esta infraestrutura, cientistas bolivianos e estrangeiros poderão realizar estudos nucleares sem precedentes a 4.000 metros acima do nível do mar ”, disse Arce, que também agradeceu a cooperação de“ amigos e parceiros russos por colmatar as lacunas tecnológicas ”.

Franklin Molina, ministro dos Hidrocarbonetos e Energias de Bolvia, disse que este projecto implica um investimento para a sua construção e arranque de cerca de 300 milhões de dólares. “A tecnologia nuclear utilizada com responsabilidade para fins pacíficos, permitirá sem dúvida o aumento das capacidades nacionais e gerará benefícios nas diferentes esferas e áreas do país”, declarou o Secretário de Estado.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL