BIM na Colômbia

20 March 2018

A Autodesk quer aumentar taxa de utilização do sistema no país. 

Bim hospital structure 4

A pesar dos enormes e comprovados benefícios que os sistemas de Building Information Modeling (BIM) entregam à indústria da construção, o grande desconhecimento sobre o uso deste software na América Latina se traduz numa baixa taxa de utilização.

É neste contexto que as empresas provedoras destes sistemas buscam educar e informar o mercado para apreciar os reais benefícios dos softwares de modelação das informações, que compreendem o ciclo completo de uma obra, de sua fase inicial de desenho de projeto até terminar a execução.

A Autodesk, empresa norte-americana especialista em desenho 2D e 3D, engenharia e software de entretenimento, está empenhada em potencializar o uso desta ferramenta na indústria latino-americana, e um de seus objetivos é ampliar o mercado colombiano.

A empresa também é criadora do Revit, sistema que se baseia na metodologia BIM e que consiste num programa com motor de alterações paramétricas com uma base de dados que gere e coordena a informação necessária para a modelagem dos projetos de arquitetura, construção e engenhar a de um edifício, incluindo todas as especialidades. Este programa permite criar desenhos baseados em objetos inteligentes e tridimensionais, que são associados para se coordenarem automaticamente quando qualquer alteração for feita.

“A indústria da construção tem um papel essencial na economia dos países da América Latina. A situação atual da Colômbia, especificamente, enfrenta novos desafios nos investimentos desta indústria. A principal vantagem de implementar o BIM nos países latino-americanos nos países latino-americanos é que ele permite o trabalho colaborativo dos diferentes agentes implicados no processo construtivo, através de uma única plataforma nas quais os implicados no processo podem trabalhar com a mesma ferramenta, integrando e compartilhando informações em tempo real. O BIM é sinônimo de eficiência e proporciona uma garantia de se fazer as coisas de melhor forma”, indica Ivana Kermen, Especialista Técnica Sênior da Autodesk LATAM.

Segundo a executiva, já estão sendo criados alguns protocolos BIM que permitirão definir os padrões nacionais.

Universidades

“A visão da Autodesk é ajudar as pessoas a imaginar, desenhar e criar um mundo melhor”, diz Kerman. “Isto inclui o setor universitário, que é o primeiro e necessário pilar para um futuro BIM no país. A Autodesk oferece e põe à disposição do estudante e do docente o uso de licenças sem qualquer custo. Isso significa que todo estudante e/ou professor pode ter acesso gratuito aos softwares e todos os serviços que eles oferecem”, afirma ela.

De fato, a companhia também oferece aulas e webinars online grátis, com o objetivo de gerar um vínculo entre o usuário final e os especialistas em suas soluções. Para o registro gratuito é necessário ingressar à página da empresa.

Este software está se posicionando na indústria da construção colombiana, pois permite empregar com propriedade a modelação 3D e as demais tecnologias BIM, que integram equipes de design, engenharia e desenvolvedores no melhoramento de processos. Uma das vantagens oferecidas pelo Revit é permitir criar desenhos baseados em objetos inteligentes e tridimensionais que se coordenam automaticamente frente qualquer alteração.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL