Automatizando e inovando o concreto com tecnologia

O cumprimento das metas de sustentabilidade está levando a indústria de concreto a inovar seus processos e a criar tecnologia “inteligente”.

O cumprimento das metas de sustentabilidade está levando a indústria de concreto a inovar seus processos e criar tecnologia ‘inteligente’, relata Catrin Jones.

Como o material fabricado mais utilizado, o concreto pode ser encontrado em projetos de construção em todo o mundo, mas isso tem um preço para o meio ambiente. A cadeia de fornecimento de concreto também traz uma série de efeitos negativos, tais como ruído, poluição e dióxido de carbono.

A produção de concreto contribui significativamente para as emissões globais de dióxido de carbono (CO₂), cerca de 8% no total, de acordo com o think tank da Chatham House.

Mas o concreto é indispensável para a construção moderna. Isto se aplica às estruturas de engenharia de alto desempenho, bem como ao fornecimento de espaço de vida urgentemente necessário.

A indústria de materiais de construção está reagindo às crescentes demandas com concretos de alto desempenho, novos métodos de construção que economizam recursos e tipos de concreto especialmente adaptados às medidas de manutenção, bem como soluções orientadas para o futuro com tecnologias inovadoras, como a impressão de concreto 3D.

Ernst Stöttinger, gerente de vendas de plantas misturadoras de concreto da SBM (Foto: SBM)

“É importante observar os desenvolvimentos no setor”, diz Ernst Stöttinger, diretor de vendas de tecnologia de mistura de concreto da SBM Mineral Processing. “Contribuímos ativamente para o projeto de normas e requisitos técnicos no lado da produção e constantemente adaptamos nossas tecnologias, especialmente no que diz respeito a novos aditivos ou etapas adicionais de processamento”.

O concreto é sustentável?

Para atingir metas ambientais cada vez mais rigorosas, técnicas e equipamentos concretos devem levar em conta seu impacto sobre o meio ambiente. O aumento da adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente corretos é fundamental.

Marco Polastri, diretor de vendas, pós-vendas e marketing da Cifa, sabe que muito trabalho é necessário para atingir estes objetivos. “É necessária uma ação comum e coordenada de todo o setor para atingir as metas de sustentabilidade, desde o projeto e construção até a gestão e demolição de edifícios”, diz ele.

“Portanto, o setor de construção tem o dever de buscar novas alternativas, abrindo-se para soluções mais sustentáveis, que também garantam economia do ponto de vista econômico”, alegou.

Diz-se que a linha híbrida Energya da Cifa combina as vantagens da tecnologia tradicional com as da eletricidade (Foto: Cifa).

Enquanto as betoneiras e bombas misturadoras da Cifa são atualmente montadas em veículos a diesel tradicionais, elas estão se movendo em direção a alternativas totalmente elétricas. Falando dos benefícios de passar de soluções híbridas para soluções mais verdes, Polastri comenta que “as vantagens de usar nossas soluções elétricas são muitas: menos ruído, emissões zero e até mesmo menor consumo, para um ambiente mais limpo”.

Os misturadores Energya da empresa podem operar em modo totalmente elétrico, enquanto a linha híbrida Energya da Cifa é baseada em um sistema de manuseio que se diz combinar as vantagens da tecnologia tradicional com as da eletricidade.

“O movimento do tambor misturador de concreto é assegurado por um motor elétrico de indução que é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que por sua vez pode ser recarregado tanto da rede elétrica quanto de um gerador a bordo. Graças ao Sistema Kinetic Energy Recovery, as máquinas Energya podem recuperar energia durante a fase de desaceleração do veículo, que de outra forma seria perdida”.

Pegada de carbono do concreto

Aquacutter apresenta 750V no Mundo do Concreto (Foto: Aquacutter)

Uma das maneiras pelas quais a indústria pode se tornar mais sustentável é sendo o mais eficiente possível. Isto é algo que Kevin Klein, VP de Engenharia e P&D da GOMACO, retoma. Ele diz que todo o equipamento da empresa “opera de acordo com as mais recentes normas de controle de emissões. Os controles foram projetados para usar e operar os sistemas hidráulicos mais eficientes do mercado, melhorando o consumo de energia durante todo o processo de pavimentação”.

Klein acrescenta que os pavimentos de concreto são o tipo mais sustentável de superfície de estrada porque “eles são duráveis, feitos de matéria-prima de origem local, não à base de petróleo, e na verdade absorvem CO2 da atmosfera”. Os pavimentos de concreto são 100% recicláveis, reduzem o efeito ‘ilha de calor’ e proporcionam maior eficiência de combustível para os veículos”.

Há uma crescente demanda dos clientes por alternativas mais ecológicas; a indústria deve atender a essa demanda. É por isso que Betolar Plc e JA-KO Betoni assinaram um acordo de licenciamento para o conceito de Geoprime de baixo carbono. JA-KO Betoni, uma empresa de concreto, adquiriu o direito de usar a solução tecnológica de material Geoprime na fabricação de seus produtos.

O acordo verá a solução Geoprime da Betolar, que converte subprodutos industriais em um substituto de cimento usando 80% menos emissões de CO2, usado nos produtos de infra-estrutura da JA-KO Betoni.

“O acordo é um grande passo na revolução verde na indústria do concreto e uma resposta à necessidade da indústria da construção civil de trazer produtos de baixo carbono para o mercado”, disse Matti Löppönen, CEO da Betolar.

A parceria visa ajudar os desenvolvedores de infraestrutura global que estão sob pressão para reduzir as emissões de CO2 para projetos e ajudar os países a alcançar metas líquidas de emissões zero.

Inovação digital de concreto

As empresas estão se voltando para soluções digitais para ajudá-las a atingir as metas de sustentabilidade no setor concreto. A construção tem sido tradicionalmente mais lenta na adoção desses processos, mas agora está assistindo a uma implementação crescente das tecnologias digitais.

“Acreditamos que as ferramentas digitais são um fator crucial na construção de um futuro sustentável”, diz Paul O’Hanlon, gerente de projetos de P&D do Centro de Inovação Holcim.

“Estamos realizando estudos sobre como podemos usar soluções digitais como o I-Concrete Maturity, uma ferramenta digital, para fornecer a nossos clientes uma estimativa em tempo real da resistência à compressão in-situ, juntamente com nossa gama de concreto com baixo teor de carbono ECO Pact, para demonstrar os benefícios de usar nosso concreto verde em projetos de construção”.

Holcim diz que eles estão dando grandes passos para implementar iniciativas digitais em seus projetos e fornecer soluções concretas inteligentes. As ferramentas digitais podem melhorar a velocidade da tomada de decisões, melhorar as cargas ambientais e a produtividade, e ajudar a mitigar os riscos.

5700-D da Power Curbers (Foto: Power Curbers)

A feira internacional anual da indústria da construção e alvenaria, World of Concrete (WOC), aconteceu em janeiro em Las Vegas, EUA. O evento destacou que o aumento da produtividade no canteiro de obras é uma tendência crescente e a entrada de novos materiais e sistemas de gestão otimizados estão tornando isso uma realidade.

Na feira, Power Curbers apresentou uma nova solução ConnectSmart Telematics, que oferece uma variedade de ferramentas de gerenciamento de frotas e visibilidade para empreiteiros de slipforming.

As empresas podem monitorar seus Power Curbers e Power Pavers em um painel de controle em tempo real acessível com um navegador da web ou um aplicativo em dispositivos móveis.

Schwing também expôs na WOC, e a empresa lançou recentemente uma nova bomba de concreto S 56 SXF montada em caminhão, projetada com amortecimento e baixo desgaste, que substituiu a S 55 SX no campo da bomba de lança grande.

O peso do S 56 SXF pode ser reduzido em mais de 2,5 toneladas com o mesmo equipamento. Além disso, o projeto do mastro foi otimizado para evitar que a lança superior role e dobre, o que, segundo Schwing, dá aos clientes maior liberdade na escolha do chassi e do motor desejados.

Como no caso do S 65 SXF maior, os estabilizadores de proa “dobráveis” patenteados foram integrados para suportar o kit de bomba de longo curso P2525 da Schwing com uma entrega de 2,5m de comprimento.

Enquanto isso, Aquajet apresentou seu novo robô de hidrodemolição, o Aqua Cutter 750V. O novo modelo lança a oscilação Infinity patenteada da Aquajet que move o jato de água em um padrão infinito, ou figura oito, removendo mais concreto em uma única passagem enquanto reduz as sombras, eliminando o risco de furos nos tubos e fornecendo uma superfície de colagem ideal.

O 750V também apresenta a próxima geração do sistema de controle Evolution 3.0, que inclui a capacidade de calcular automaticamente os ajustes ideais para o movimento da lança.

Suporte remoto e automação

A Wirtgen está há muito tempo na vanguarda do desenvolvimento tecnológico neste setor, e na WOC mostrou seu software que pode apoiar os gerentes de frota remotamente. A WITOS FleetView foi instalada na nova pavimentadora de concreto SP 102i interna, que foi lançada no mercado norte-americano. Ela fornecerá uma solução telemática para aumentar a disponibilidade das máquinas através da identificação precoce, planejamento e execução da manutenção e serviço necessários.

WITOS FleetView também permite o acesso aos dados de posicionamento e máquinas, além de todas as informações de status. Os sistemas de gestão que aumentam a produtividade da mão-de-obra estão em ascensão, e a automação de processos específicos pode ser a chave para isso.

Stöttinger, da SBM Mineral Processing, concorda que um alto grau de automação na indústria está se tornando padrão. “Para mercados ‘desenvolvidos’, onde, além de muitas receitas de concreto padronizadas, a documentação necessária não é mais administrável sem um sistema de controle inteligente”, diz ele. “Mesmo aqueles que fornecem apenas alguns tipos de concreto se beneficiarão de uma qualidade consistente baseada em um processo de produção monitorado de forma abrangente”, acrescenta ele.

Acompanhar as tendências automatizadas é fundamental, e Stöttinger acrescenta que, “dependendo da tarefa em mãos, integramos a pesagem/doseamento de todos os componentes de concreto, desde agregados e ligantes até componentes de fibras e pigmentos de cor. Especialmente na área estacionária, também integramos soluções de transporte totalmente automatizadas para agregados ou produtos finais em nossa arquitetura de controle. Isto se aplica a armazéns de agregados de alta capacidade, bem como a transportadores de baldes de concreto em plantas pré-fabricadas”.

Um futuro mais verde para o concreto será impulsionado pela implementação da automação e da tecnologia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL