Argentina aprova lei que financia construção

O Senado argentino aprovou nos últimos dias uma nova lei que prevê fortes incentivos fiscais ao setor da construção. Segundo o presidente da Câmara Argentina da Construção (Camarco), Iván Szczech, este novo programa pode significar fundos de até US$ 5 bilhões.

Senado argentino

A lei cria um regime destinado a promover investimentos na construção de obras privadas novas realizadas através de uma anistia de capitais não declarados em dólar, estejam eles no país ou não. “O projeto aprovado foi trabalhado com o setor privado e o governo, prevendo isenções sobre bens pessoais e lucros. E, por outro lado, uma exteriorização de capitais específica para a indústria da construção”, afirmou o preisdente da Camarco.

Assim, ele afirmou que a nova norma “servirá para criar novo desenvolvimento para o setor, recuperar postos de trabalho perdidos e conseguir aumentar a oferta de moradias”, e que estes incentivos “são o que o setor precisa para se fortalecer, gerando maior investimento e maior atividade econômica, tendo como consequência mais empresas e mais empregos formais”.

“Este ano foi especialmente difícil, vínhamos de mais de dois anos de queda ininterrupta, tanto nas obras públicas como nas obras privadas, perdemos 180 mil postos de trabalho e a pandemia agravou muito esta situação”, afirmou Szczech.

O executivo afirmou que “temos como grandes motores para 2021 uma maior designação de fundos no orçamento nacional, e o retorno do investimento privado, e a partir das leis sancionadas agora, somado ao baixo custo em dólares da construção, o setor privado pode voltar a ser uma força que mobiliza o setor”.

O presidente da Camarco também afirmou que “existe atualmente um plano de moradia muito ambicioso e positivo por parte do Estado, que busca federalizar o movimento das economias. A infraestrutura e a moradia serão as grandes apostas do investimento público, com o acesso aos serviços básicos. E junto a tudo isso, se preveem os investimentos privados”

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL