Alta de insumos segue sendo um problema

Construction materials Foto: Tomasz Zajda

A última pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria revelou: há quatro trimestres consecutivos o problema mais enfrentado pelos empresários da Construção foi a falta e/ou alto custo da matérias-primas. A dificuldade afetou mais de metade das empresas. Os outros problemas mais mencionados no segundo trimestre pelos empresários são a elevada carga tributária e a burocracia excessiva.

Alto custo da matérias-primas

O percentual de empresas que destacaram o problema caiu de 57,1% no primeiro trimestre para 55,5% no segundo trimestre, um recuo de 1,6 ponto percentual, mas se manteve como problema mais citado pelos empresários. A elevada carga tributária permaneceu na segunda posição, mencionada por 31,5% das empresas. As menções a esse problema cresceram 6,7 pontos percentuais, o que corresponde ao maior aumento em relação ao primeiro trimestre, quando registrou 24,7% das menções. A burocracia excessiva aparece em terceiro lugar, enfrentada por 21,6% das empresas, seguida pela demanda interna insuficiente, na quarta posição, citada por 18,9% dos empresários.

Apesar dos pesares

O Índice de Confiança do Empresário Industrial da Indústria da Construção (ICEIConstrução) registrou, em julho, queda de 1,1 ponto em relação a junho. Apesar da queda, o índice se encontra acima da linha divisória de 50 pontos, em 57,8 pontos, o que indica um ambiente de confiança disseminada entre os empresários

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL