Aço com emissão zero

01 September 2021

Em julho passado, a SSAB conseguiu realizar a primeira chapa de aço fabricada com tecnologia Hybrit, reduzida em hidrogênio, sem carbono.

O protótipo do produto teve um bom desempenho em seus primeiros testes e está pronto para ser entregue ao seu primeiro cliente, o Grupo Volvo. “O primeiro aço sem combustível fóssil do mundo não é apenas um avanço para a SSAB, mas representa a prova de que é possível fazer a transição e reduzir significativamente a pegada de carbono global da indústria siderúrgica. Esperamos que isso inspire outras pessoas a quererem acelerar a transição verde também ”, disse Martin Lindqvist, presidente e CEO da SSAB.

Acero Hybrit SSAB

Nessa linha, Ibrahim Baylan, Ministro do Comércio e Indústria da Suécia, disse que “a indústria, e principalmente a siderúrgica, gera grandes emissões, mas também são uma parte importante da solução. Para conduzir a transição e se tornar o primeiro estado de bem-estar social livre de combustíveis fósseis do mundo, a colaboração entre empresas, academia e setor público é crítica. O trabalho realizado pela SSAB, LKAB e Vattenfall em Hybrit impulsiona o desenvolvimento de toda a indústria e é um modelo internacional ”.

“É um marco crucial e um passo importante para a criação de uma cadeia de valor totalmente livre de fósseis, da mina ao aço acabado. Isso é o melhor que podemos fazer juntos pelo clima “, acrescentou Jan Moström, presidente e diretor executivo da LKAB. É importante destacar que a aliança entre SSAB, LKAB e Vattenfall teve início com a criação da Hybrit, Hydrogen Breakthrough Ironmaking Technology, em 2016, onde o objetivo era desenvolver uma tecnologia para a produção de ferro e aço livre de combustíveis fósseis, e eles estão tendo sucesso.

Enquanto isso, em junho de 2021, o conglomerado das três empresas conseguiu produzir a primeira esponja de ferro com redução de hidrogênio em uma planta piloto Hybrit em Lulea, Suécia. Essa conquista foi o impulso inicial para que continuassem trabalhando para iniciar o caminho em direção a um aço mais verde. Os suecos esperam que até 2026 a produção de aço sem combustíveis fósseis possa ser desenvolvida em escala industrial.

Esta iniciativa também reduz as emissões totais de CO2 em 10% na Suécia. “Vamos converter para fornos elétricos a arco em Oxelösund a partir de 2025. Este é o primeiro local de produção dentro da SSAB a fazer a transição e isso significa que já estaremos reduzindo grandes quantidades de emissões de dióxido de carbono”, disse Johnny Sjöström, Diretor de Aços Especiais SSAB Divisão.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL