ALEC divulga pesquisa mensal com locadoras

By Fausto Oliveira14 January 2021

A Associação Brasileira das Locadoras de Equipamentos e Bens Móveis (ALEC) divulgou os resultados de sua pesquisa mensal sobre o setor, uma iniciativa que está ajudando a formar uma imagem mais precisa da realidade da locação no país.

Em dezembro, as 37 empresas que responderam o questionário apresentado pela ALEC mostraram um cenário de recuperação da atividade, ainda que o otimismo oriundo da pesquisa deva ser cauteloso, segundo os próprios resultados.

A maioria das empresas afirmou que obtiveram melhores faturamentos em dezembro de 2020 na comparação com o mesmo mês de 2019. Do total, 70,27% tiveram melhor faturamento, 18,92% faturaram o mesmo e apenas 10,81% faturaram menos do que um ano antes.

Mas, ao comparar com o mês anterior, a figura é um pouco diferente. As que afirmaram que seus faturamentos foram melhores em dezembro do que novembro foram 29,73% do total, enquanto as que tiveram receita igual foram 37,84%, e as que faturaram menos que no mês anterior foram 32,43%.

A taxa de utilização dos equipamentos locados se manteve estável em dezembro para 45,95% das empresas pesquisadas. Para 32,43% delas, a taxa cresceu e para 21,62% a taxa esteve em queda em dezembro. No que se refere aos preços de locação, a notícia foi melhor para as empresas, pois 55,56% delas afirmaram que o preço está em alta, e 41,67% disseram que o preço ficou estável. Apenas residuais 2,78% sofreram com baixa de preços.

A maioria das empresas de locação que participam das sondagens mensais da ALEC trabalham com pequenas ferramentas elétricas, andaimes, equipamentos manuais para concretagem e compactação.