A América do Sul atinge quase 20% das vendas mundiais da Metso Outotec

22 April 2022

Com presença em mais de 50 países, a Metso Outotec é uma das empresas líderes em soluções integradas para o setor de mineração. Em 2021, a empresa tinha 5.421 milhões de euros em vendas globais, dos quais a América do Sul respondia por quase 20%. A região abriga os principais atores da indústria de mineração, com uma participação significativa de mercados como cobre e minério de ferro, assim como um número crescente de projetos de lítio e cobalto, minerais estratégicos para a produção de produtos tecnológicos.

(Foto: Metso Outotec)

Os dados para a região foram apresentados por Eduardo Nilo, presidente da Metso Outotec para a América do Sul, que visitou as instalações da empresa no Brasil. “Esperamos que a América do Sul aumente esta participação nos próximos anos, dadas as boas perspectivas para a indústria de mineração e o início de novas operações na região onde a Metso Outotec tem uma participação significativa; por esta razão, buscaremos o máximo desenvolvimento de nossa parte para apoiar equipamentos e tecnologias em nossa região, o que incluirá uma pegada adicional”, disse o executivo.

Metso Outotec tem tecnologia patenteada para a produção de lítio

Além das reservas, a mineração de lítio na região é caracterizada pela alta rentabilidade. A produção do mineral permanece em alta demanda devido à exigência de produtos mais sustentáveis focados em energia limpa, além de uma tendência crescente na produção de baterias de armazenamento e na fabricação de veículos híbridos ou totalmente elétricos, que estão se tornando cada vez mais massivos na América Latina. “A Metso Outotec já está presente neste mercado e temos a capacidade de acompanhar o crescimento da região. Na verdade, temos um processo patenteado para a produção de hidróxido de lítio para baterias elétricas, que combina aspectos de engenharia e o uso de equipamentos exclusivos fabricados pela Metso Outotec”, explicou o executivo.

O executivo visitou as instalações da empresa no Brasil. (Foto: Metso Outotec)

Em relação ao Brasil, o presidente da Metso Outotec América do Sul enfatizou que ela é uma das potências mundiais da mineração, principalmente por sua produção de ferro, bauxita, nióbio, manganês, tantalita, grafite e amianto: “a diversidade de sua produção e o volume de seu mercado, juntamente com os desafios ambientais que o país enfrenta, fazem da Metso Outotec uma parceira estratégica para a indústria de mineração local, que requer soluções, equipamentos e serviços de classe mundial para garantir a produtividade e confiabilidade de suas fábricas de processamento”. Durante a visita, os executivos revisaram vários aspectos da produção, destacando a adaptação e modernização positivas das instalações da Metso Outotec no Brasil, que possuem mais de 100.000 m2 em oficinas e escritórios. Uma fundição está localizada lá, que está implementando vários projetos de melhoria e uma nova planta de montagem de bombas foi instalada; além disso, vários módulos de produção adicionais estão sendo preparados para sustentar o aumento do suporte em telas e HRC para o Brasil.

Economia circular com reformas e uso sustentável da água e da energia

Para Nilo, a digitalização é o futuro a longo prazo da mineração e ele deixou isso claro durante sua visita ao Brasil, comentando que “se fornecedores de tecnologia como a Metso Outotec querem permanecer competitivos na mineração regional, eles devem trabalhar lado a lado com empresas de mineração, fornecedores, o setor público e até mesmo universidades para multiplicar capacidades. Os desafios em sustentabilidade, produtividade e segurança o exigem”.

O cuidado ambiental é um dos principais eixos da agenda ESG da Metso Outotec (acrônimo para sustentabilidade, responsabilidade social e políticas de governança corporativa). Um dos objetivos do grupo multinacional é reduzir a pegada de carbono das operações de seus clientes, através de soluções sustentáveis que a empresa chamou de “Planeta Positivo”, que possuem atributos ecológicos, como menor consumo de energia ou uso mais eficiente de energia.

Neste portfólio sustentável, a Nilo deu exemplos concretos de soluções, tais como equipamentos redesenhados para aumentar a eficiência energética e reduzir o consumo de água, incluindo os novos modelos de rolos de alta pressão HRCe, moinhos Vertimill VTM 4500 e células de flotação Concorde Cell.

Outra solução que vale a pena mencionar são as plantas de britagem primária semi-móveis e móveis em operação e em projetos na região, que reduzem a distância para o transporte de minério por caminhões e movimentam o minério em esteiras transportadoras, com um consumo de energia muito mais eficiente; por outro lado, durante este ano, vários projetos de reciclagem de produtos se materializarão, o que permitirá à Metso Outotec adaptar-se para ajudar seus clientes a cumprir com as normas vigentes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL