7 maneiras pelas quais a construção está abordando a sustentabilidade

05 October 2021

À medida que o impacto das mudanças climáticas e a necessidade de sustentabilidade se tornam mais evidentes em todo o mundo, muitas empresas estão lançando novas propostas para atender a essas demandas crescentes.

Embora existam diferentes desafios e objetivos para diferentes setores da indústria, a corrida começou. Mas para que a construção leve à sustentabilidade, todos os setores precisam estar envolvidos, desde empreiteiros até OEMs.

Demos uma olhada nas iniciativas-chave da indústria recentes ...

O caminho da Volvo para um futuro mais verde

Volvo FM truck

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) está comprometida em atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa na cadeia de valor até 2040. O desenvolvimento de veículos elétricos a bateria e tecnologia elétrica de célula de combustível percorrerá um longo caminho para atender a essa ambição. Mas a empresa reconheceu isso há muito mais a fazer para impulsionar a mudança do setor.

A empresa estabeleceu quatro estratégias principais: envolver todos na jornada de redução de carbono, agir ao longo da cadeia de abastecimento com uma abordagem circular, aproveitar o poder das parcerias e usar dados para cumprir as metas de sustentabilidade.

Jacobs Engineering Group intensifica a educação

Junto com sua estratégia abrangente PlanBeyond 2.0, a empresa sediada nos Estados Unidos oferece a toda sua força de trabalho a oportunidade de fazer o curso Climate Solutions Accelerator, um programa online de 90 minutos que se concentra nas informações necessárias e, ao mesmo tempo, descreve as principais soluções para responder às mudanças climáticas.

O curso ajuda a explicar como cada organização pode desempenhar um papel na redução de emissões e informa empresas e organizações sobre como elas podem planejar e prever melhor as tendências e legislações futuras. “Responder de forma eficaz à ameaça das mudanças climáticas exige que todos trabalhemos juntos - empresas, governos e comunidades em todo o mundo”, disse o presidente e CEO da Jacobs, Steve Demetriou.

“Nossos acionistas estão cada vez mais focados na transparência ambiental, social e de governança (ESG). Os nossos clientes nos falam todos os dias sobre como descarbonizar os seus negócios e avançar no cumprimento dos objectivos da indústria nacional ”, acrescentou.

Skanska define novos objetivos

A gigante sueca da construção agora também tem como meta uma redução de 70% nas emissões de carbono até 2030. Anteriormente, ela havia definido uma meta de redução de 50%, em comparação com seus próprios níveis de 2015. Skanska disse que a atualização ambiciosa foi em parte uma resposta a um relatório recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que disse que um aumento no ritmo de redução das emissões de carbono era urgentemente necessário.

A empresa acrescentou que também está em condições de avançar com a nova meta, tendo já alcançado com sucesso uma redução de 40% nas suas próprias operações, ao mesmo tempo que observa um aumento da receita em todo o grupo.

Meta de emissões zero da Caterpillar

O maior fabricante mundial de equipamentos originais de construção e mineração, a Caterpillar, assinou um Memorando de Entendimento com o grupo de mineração global Rio Tinto para o desenvolvimento de caminhões autônomos e de emissão zero.

A Rio Tinto e a Caterpillar avançarão em uma série de marcos para incluir um programa piloto de protótipos de 793, incluindo testes e testes de pré-produção. A primeira implantação operacional do mundo de 35 novos caminhões de transporte autônomos Caterpillar 793 de emissão zero está prevista para acontecer em Gudai-Darri assim que o desenvolvimento for concluído.

Gudai-Darri é a mina de minério de ferro mais tecnicamente avançada da Rio Tinto, localizada na Austrália Ocidental. A empresa também anunciou um acordo de parceria com a BHP para desenvolver e implantar caminhões de mineração de emissão zero em locais de mineração para reduzir as emissões operacionais de gases de efeito estufa (GEE).

Plano de redução da Metso Outotec

A empresa finlandesa Metso Outotec também revelou seu trabalho para aumentar a eficiência e reduzir o desperdício. A Metso Outotec fornece tecnologia e serviços para as indústrias de mineração, agregados, reciclagem e refino de metais e o objetivo principal é reduzir o desperdício, encontrar novas maneiras de usar o desperdício que se acumulou ao longo de muitos anos e reutilizar o que está disponível no presente.

A empresa também está procurando limitar o transporte, fazendo entregas diretas ponto a ponto, em vez de transportar para centros de armazenamento.

Objetivo líquido zero de Balfour Beatty

O grupo de infraestrutura global Balfour Beatty lançou a primeira de uma série de soluções e aprendizados inovadores no final de setembro para ajudar a indústria de construção e infraestrutura a atingir emissões líquidas zero de carbono. Com base em sua redução de 55% nas emissões de carbono desde 2010 e seu recente compromisso com a campanha Race To Zero das Nações Unidas, a empresa também está se preparando para sua apresentação oficial à Science Based Target Initiative.

Para iniciar sua contagem regressiva para a COP26, a empresa fez parceria com a Escola de Sustentabilidade da Cadeia de Abastecimento para realizar uma pesquisa conjunta visando cerca de 40.000 dos parceiros da cadeia de suprimentos da indústria de infraestrutura e construção.

Para entender as barreiras, problemas e oportunidades que o setor enfrenta para alcançar Zero líquido. Nas próximas semanas, Balfour Beatty demonstrará uma ampla gama de atividades que apóiam as ambições e metas internacionais arrojadas estabelecidas em sua estratégia de sustentabilidade, “Construindo Novos Futuros”.

Objetivos da Aecom

Em abril, a empresa anunciou o lançamento do Sustainable Legacies, sua estratégia para atingir metas ambientais, sociais e de governança (ESG) ambiciosas.

Aecom logo

A estratégia integra quatro pilares principais que irão incorporar o desenvolvimento sustentável e a resiliência em todo o trabalho da empresa, melhorar os resultados sociais para as comunidades, alcançar emissões líquidas zero de carbono e melhorar a governança. O plano espera atingir emissões líquidas de carbono zero, enquanto desenvolve e implementa as melhores práticas e metas alcançáveis ​​para seus clientes.

A Aecom fez progressos em suas próprias metas de emissões de carbono, garantindo que a empresa será operacionalmente zero até o final deste ano. Também se comprometeu a alcançar emissões líquidas de carbono zero com base científica até 2030 por meio das seguintes ações:

  • Estabelecer novas metas de redução de emissões alinhadas a 1,5 ° C.
  • Descarbonizar os veículos da frota e mude para tarifas de energia renovável.
  • Faça parceria com seus fornecedores para descarbonizar e incluir considerações de carbono em seus processos de aquisição.
  • Implemente uma redução de 50% nas viagens de negócios.
  • Criação de projetos com foco no uso de soluções baseadas na natureza para compensação de carbono residual.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL