650 caminhões betoneira e 1,2 mil basculante são usados para fechar cratera em São Paulo

Após um acidente no canteiro de obras da Linha 6-Laranja do metrô, a pista central da Marginal Tietê, na capital paulista, pode ser liberada em breve. A informação foi confirmada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), pela Secretaria estadual de Transportes Metropolitanos e pela prefeitura. PAinda não há previsão de quando será liberada a pista local.

No dia 1º de fevereiro aconteceu o desmoronamento de parte de uma das principais vias da cidade de São Paulo. As causas ainda estão sendo apuradas, mas há possibilidade de que o acidente tenha sido provocado pelo vazamento de uma adutora — canal para condução de água ou esgoto. Felizmente, não houve feridos.

A aárea é vetada para caminhões de segunda a sexta das 5 às 9h da manhã e das 17h às 21h, mas em caráter excepcional, para conter a erosão e tentar devolver alguma normalidade à via, quase 2 mil caminhões betoneira e basculante foram usados no local para fechar a cratera.

Para tentar liberar a via o mais rapidamente possível e evitar novos desmoronamentos, o governo do Estado de São Paulo em conjunto com a empresa responsável pela obra, a Acciona, decidiram concretar tanto o buraco aberto pelo desmoronamento quanto o poço de ventilação do metrô que estava sendo escavado, e que já tinha consumido alguns milhares de reais na sua construção.

“Foi realizada uma análise no local, que demonstrou que foi bem-sucedido o trabalho de concretagem da abertura causada pelo acidente ao lado do poço de ventilação da Linha-6 Laranja do metrô e pelo rompimento da tubulação de esgoto ao lado das obras. Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê”, informam, em nota conjunta, a Sabesp e a secretaria.

Para fechar o buraco aberto na Marginal Tietê, foram usados 4 mil m3 de concreto e 12 mil m3 de pedras. Se Durante os horários de restrição os caminhões são banidos da região, nessa hora eles foram muito bem-vindos. Para transportar 4 mil m3 de concreto são necessários 650 caminhões betoneira. Além disso, para os 12 mil m3 de pedras, são mais 1.200 caminhões basculantes.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL